Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
Cinepop
por Pablo R. Bazarello
"O Duelo" é um filme convencional, um filme à moda antiga. Parece feito em outra época, longe de qualquer modernidade, o que inclui a narrativa. Sua amenidade, o que será um trunfo na visão de muitos [...], também poderá ser considerada seu calcanhar de Aquiles para tantos outros.
A crítica completa está disponível no site Cinepop
Cineweb
por Nayara Reynaud
A produção tem como mérito inovar em gênero e tecnologia, já que aposta na fantasia, mais escassa no realismo que domina o cinema nacional [...] A direção [de Marcos Jorge] acaba se tornando burocrática em alguns momentos.
A crítica completa está disponível no site Cineweb
Gazeta do Povo
por Isadora Rupp
No geral, o elenco é competente (há problemas com alguns personagens, que se desenvolvem pouco e, em alguns casos, parecem irrelevantes), mas é José Wilker quem rouba a cena.
A crítica completa está disponível no site Gazeta do Povo
CineClick
por Pedro Tritto
Apesar de existir uma clara disputa entre os dois para ver quem é o mais popular, há poucas cenas em que Vasco e Chico se confrontam. [...] O fato é que isso compromete o andamento da trama e acaba frustrando o espectador...
A crítica completa está disponível no site CineClick
A Tarde
por Bruno Porciuncula
O terceiro ato do filme perde ritmo e só melhora após o apoteótico final – quando acontece um dos poucos momentos realmente engraçados. "O Duelo" tem como grande mérito instigar a correr até uma livraria e conhecer a obra original. E isso já é muito.
A crítica completa está disponível no site A Tarde
Diário de Pernambuco
por Luiz Prisco
"O Duelo", apesar do ótimo texto, dá uma sensação de que algo saiu do eixo. Falhas de montagem prejudicam os bons diálogos e a empolgante "despedida" (o ator morreu em 2014) de [José] Wilker.
A crítica completa está disponível no site Diário de Pernambuco
O Globo
por Ruy Gardnier
Para um filme que elogia o fascínio pela narração, seja ela verdadeira ou não, “O duelo” peca por uma flagrante falta de domínio narrativo. O filme é dividido em partes demasiado estanques, e a mão pesada transparece na ausência de ritmo das cenas e nas tentativas poéticas, sempre óbvias.
A crítica completa está disponível no site O Globo
Omelete
por Marcelo Hessel
Um filme comportado sobre o poder redentor da ficção [...] "Estômago" andava no fio da navalha entre o ridículo e o sublime, enquanto a "O Duelo" - que afinal hoje ganha contornos de homenagem ao falecido Wilker - resta a solenidade.
A crítica completa está disponível no site Omelete
Papo de Cinema
por Edu Fernandes
Na recepção de Aragão em Periperi, ouvem-se acalorados solos de guitarra, uma música que destoa do tom esperado para "O Duelo". Se logo na primeira cena há um descompasso, não é no decorrer do filme que a coerência é encontrada.
A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema
Rubens Ewald
por Rubens Ewald Filho
Embora seja irregular em tudo, mesmo em efeitos especiais [...], o filme para mim teve certos prazeres. [...] Muito desigual, o filme poderia ter melhor destino se fosse melhor lançado e customizado.
A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald
Zero Hora
por Daniel Feix
[...] o artificialismo de alguns diálogos e a falta de timing de certas piadas comprometem a empatia do público. Sobrou ambição, faltou mão firme a Marcos Jorge. E olha que o elenco de apoio, que inclui, entre outros, Márcio Garcia e Tainá Müller, não está mal.
A crítica completa está disponível no site Zero Hora
Quer ver mais críticas?
As últimas críticas do AdoroCinema
Melhores filmes
Melhores filmes de acordo a imprensa
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade
Cinepop
"O Duelo" é um filme convencional, um filme à moda antiga. Parece feito em outra época, longe de qualquer modernidade, o que inclui a narrativa. Sua amenidade, o que será um trunfo na visão de muitos [...], também poderá ser considerada seu calcanhar de Aquiles para tantos outros.
Cineweb
A produção tem como mérito inovar em gênero e tecnologia, já que aposta na fantasia, mais escassa no realismo que domina o cinema nacional [...] A direção [de Marcos Jorge] acaba se tornando burocrática em alguns momentos.
Gazeta do Povo
No geral, o elenco é competente (há problemas com alguns personagens, que se desenvolvem pouco e, em alguns casos, parecem irrelevantes), mas é José Wilker quem rouba a cena.
CineClick
Apesar de existir uma clara disputa entre os dois para ver quem é o mais popular, há poucas cenas em que Vasco e Chico se confrontam. [...] O fato é que isso compromete o andamento da trama e acaba frustrando o espectador...
A Tarde
O terceiro ato do filme perde ritmo e só melhora após o apoteótico final – quando acontece um dos poucos momentos realmente engraçados. "O Duelo" tem como grande mérito instigar a correr até uma livraria e conhecer a obra original. E isso já é muito.
Diário de Pernambuco
"O Duelo", apesar do ótimo texto, dá uma sensação de que algo saiu do eixo. Falhas de montagem prejudicam os bons diálogos e a empolgante "despedida" (o ator morreu em 2014) de [José] Wilker.
O Globo
Para um filme que elogia o fascínio pela narração, seja ela verdadeira ou não, “O duelo” peca por uma flagrante falta de domínio narrativo. O filme é dividido em partes demasiado estanques, e a mão pesada transparece na ausência de ritmo das cenas e nas tentativas poéticas, sempre óbvias.
Omelete
Um filme comportado sobre o poder redentor da ficção [...] "Estômago" andava no fio da navalha entre o ridículo e o sublime, enquanto a "O Duelo" - que afinal hoje ganha contornos de homenagem ao falecido Wilker - resta a solenidade.
Papo de Cinema
Na recepção de Aragão em Periperi, ouvem-se acalorados solos de guitarra, uma música que destoa do tom esperado para "O Duelo". Se logo na primeira cena há um descompasso, não é no decorrer do filme que a coerência é encontrada.
Rubens Ewald
Embora seja irregular em tudo, mesmo em efeitos especiais [...], o filme para mim teve certos prazeres. [...] Muito desigual, o filme poderia ter melhor destino se fosse melhor lançado e customizado.
Zero Hora
[...] o artificialismo de alguns diálogos e a falta de timing de certas piadas comprometem a empatia do público. Sobrou ambição, faltou mão firme a Marcos Jorge. E olha que o elenco de apoio, que inclui, entre outros, Márcio Garcia e Tainá Müller, não está mal.