Trata-se do primeiro filme de animação em stop motion produzido na América Latina.
O diretor Arthur Nunes teve a ideia do filme ao ver um livro infantil cuja história trazia uma família de minhocas. Foi quando ele percebeu que não havia ainda um filme que tivesse explorado as minhocas como personagens nem este universo.
Os diretores Paolo Conti e Arthur Nunes optaram por usar a técnica de stop motion ao fazer um filme de animação por acreditar que não teriam condições de competir com os filmes estrangeiros caso usassem animação computadorizada. Além disto, o filme demoraria de 5 a 6 anos até ser concluído, o que faria com que ele nascesse já ultrapassado.
Como existe pouca mão de obra especializada para trabalhar em filmes de animação em stop motion no Brasil, os próprios diretores Paolo Conti e Arthur Nunes tiveram que formar boa parte dos integrantes das 10 equipes que trabalharam no filme.
A equipe de produção criou um robô especialmente para o filme, de forma que pudesse fazer diversos movimentos de câmera para um filme em stop motion. Além disto, ele oferecia milhares de alternativas para os olhos e rostos dos personagens, de forma que eles pudessem transmitir emoções durante o filme.
Mais de 100 bonecos articulados foram confeccionados para os 40 personagens do filme.
Durante as filmagens foram usados bonecos em duas escalas diferentes. Para os planos abertos, quando os personagens aparecem por inteiro, os modelos mediam aproximadamente 15 cm. Já para as cenas em close foram criados bonecos que mediam 60 cm.
Minhocas levou três anos até ser concluído.
Pensando no mercado internacional, o áudio original de Minhocas é em inglês.
As expressões faciais dos personagens foram criadas a partir de olhos e bocas encaixadas manualmente nos bonecos, feitas em impressoras 3D. Ao todo foram feitas mais de 1,5 mil bocas e milhares de olhos e sobrancelhas. Todas estas peças, muitas delas milimétricas, recebiam um código e eram listadas em planilhas, onde estava estipulada sua descrição e também a ordem em que seria usada no filme.