Continuação de Star Trek e Além da Escuridão - Star Trek.
J.J. Abrams nunca garantiu que dirigiria Star Trek 3, mas os fãs não esperavam que migrasse para Star Wars: Episódio VII.
Durante uma entervista, o ator Idris Elba declarou que o olho roxo que Chris Pine apresenta, durante a cena final de luta entre os dois no filme, não é maquiagem e sim fruto do contato mais intenso na preparação da cena.
O ator Anton Yelchin faleceu um mês antes da estreia do longa nos Estados Unidos. Deu tempo para enviar aos cinemas uma cópia com uma homenagem ao ator nos créditos.
A personagem Jaylah foi inspirada na atuação forte e marcante de Jennifer Lawrence em O Inverno da Alma, revelou o roteirista Simon Pegg. Segundo ele, a personagem não tinha nome e ficava sendo chamada de J-Law. Como virou um costume, ela foi batizada de Jaylah.
O contrato da maioria dos atores principais fo renovado para este novo filme. Alguns, como Zachary Quinto e Chris Pine adicionaram a opção de um quarto filme.
Em uma entrevista, o ator Karl Urban confidenciou que por pouco não ficou fora do novo filme. A situação só mudou após uma conversa com o diretor Justin Lin.
Alice Eve não retorna ao papel da Doutora Carol Marcus. Ao final do filme anterior, ela era incorporada a Interprise, mas sua ausência no filme não é explicada.
O primeiro filme de Star Trek a ser filmado inteiramente com câmeras digitais.
O lançamento do filme foi antecipado para que coincidisse com as comemorações dos 50 anos da estreia da série de televisão original.
Primeiro filme a ser filmado em estúdios em Vancouver, British Columbia. Todos os outros filmes foram filmados em Hollywood.
O filme se passa dois anos e meio após os acontecimento de Além da Escuridão: Star Trek.
O filho de Justin Lin faz uma participação especial em uma cena. Isso já é quase uma tradição do diretor, que também o escalou para figurações nos filmes da série Velozes e Furiosos.
É o primeiro filme que não leva créditos de comédia a ser escrito por Simon Pegg.
O filme se passa em Março de 2263.
Edgar Wright, Rupert Wyatt, Morten Tyldum, Daniel Espinosa e Duncan Jones foram considerados para comandar o filme.
Você sabe o nome do diretor de efeitos especiais do filme? James Kirk!
É a primeira vez que um filme da série é dirigido por um realizador mais novo do que a série original (1966).
Um dos primeiros trailers do filme foram acusados de ser muito distantes do tom dos filmes de Star Trek - e muito parecidos com uma pegada urbana/pop de filmes como Velozes e Furiosos, curiosamente a série que Justin Lin abandonou.