Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
Cinema com Rapadura
por David Arrais
O roteiro, escrito a seis mãos (normalmente um mau sinal) por Don McPherson, Pete Travis e pelo próprio Sean Penn, constrói uma trama genérica, baseada em vingança, com algumas pequenas reviravoltas previsíveis, que leva a um terceiro ato igualmente inócuo.
A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura
Omelete
por Thiago Romariz
"O Franco-Atirador" tem diversas facetas, mas explora somente uma com esmero: a ação. Especialidade de Morel, esse estilo é mostrado com tanta tranquildade em diversas cenas que parece ser fácil gravar uma sequência de luta...
A crítica completa está disponível no site Omelete
CineClick
por Pedro Tritto
"O Franco-Atirador", além de divertir quem curte muita ação, desperta a adrenalina e a tensão necessária para um bom filme do gênero. Além disso, Sean Penn apresenta uma liderança forte, que reforça a experiência de seu personagem.
A crítica completa está disponível no site CineClick
Almanaque Virtual
por Celso Rodrigues Ferreira Junior
O roteiro de “O Franco-Atirador”, que tem como um dos responsáveis o próprio Penn, é certamente o ponto mais problemático da obra. Tentando aliar a trama de ação às preocupações ambientais de seu protagonista, o filme estabelece um drama de consciência absolutamente inverossímil...
A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual
Chicago Sun-Times
por Peter Sobczynski
O filme cambaleia em uma cena banal atrás da outra, antes de se estabelecer em um terceiro ato que obriga Penn a aparecer em algumas das cenas mais idiotas de sua carreira - e quando digo isso, tenha em mente que uma vez eu paguei para ver "Surpresa de Shanghai" no início de sua carreira.
A crítica completa está disponível no site Chicago Sun-Times
Cinema em Cena
por Pablo Villaça
[...] o erro mais grave no trabalho de Morel é ignorar o próprio virtuosismo demonstrado em sua estreia, "B13 – 13º. Distrito", e construir as sequências de ação como recortes caóticos que transformam as lutas em combates desinteressantes e retratam os tiroteios como momentos burocráticos...
A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena
Cinepop
por Pablo R. Bazarello
Existem filmes de ação que não ressoam conosco após o termino da exibição, mas que enquanto assistimos nos entretém. Nem este fato é verdade com "O Franco-Atirador". A falta de energia é sentida. [...] Vale mencionar novamente a participação refrescante da italiana Trinca.
A crítica completa está disponível no site Cinepop
Cineweb
por Alysson Oliveira
"O Franco-Atirador" é só mais um filme de ação que segue os protocolos das produções globalizadas, pulando de um país europeu para outro, com elenco e técnicos de vários deles.
A crítica completa está disponível no site Cineweb
Críticos.Com.Br
por Octavio Caruso
É interessante ver Sean Penn arriscando, [...], porém, o roteiro se limita a satisfazer minimamente o público que consumia as fitas B do gênero nas locadoras de vídeo da década de oitenta. [...] Nivelado pelos excessos e pela incoerência, até mesmo os alívios cômicos soam datados.
A crítica completa está disponível no site Críticos.Com.Br
Folha de São Paulo
por Sérgio Alpendre
Javier Bardem rouba a cena. Não sabemos se ele é um vilão inescrupuloso, um bêbado desleixado ou apenas um homem apaixonado por Annie. A ambiguidade no desempenho do ator de certo modo funciona no longa. O problema é que há um acúmulo de situações já vistas em muitos filmes.
A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo
O Globo
por Mario Abbade
Depois de transformar Liam Neeson em ator de filme de ação com “Busca implacável” (2008), o diretor francês Pierre Morel achou que poderia fazer o mesmo com Sean Penn. Ele só se esqueceu de que um dos responsáveis pelo sucesso de “Busca” foi o roteiro azeitado de Luc Besson.
A crítica completa está disponível no site O Globo
Screen International
por Fionnuala Halligan
"O Franco-Atirador" preenche todos os requisitos dos filmes durões, violentos e liderados por homens fortes [...] Mas ele também é lento, sem foco e muito indulgente com seu astro principal.
A crítica completa está disponível no site Screen International
The Guardian
por Peter Bradshaw
O físico trabalhado de Sean Penn é a parte mais atraente deste filme. Todo o resto é totalmente dispensável. O roteiro é frouxo, e a direção se esgota rapidamente.
A crítica completa está disponível no site The Guardian
The Hollywood Reporter
por Leslie Felperin
O carisma e o talento naturais do elenco são suficientes para manter o interesse no precário material escrito. [...] A sequência final remete o filme ao camp, e termina com um festival de risadas, o que certamente não era o objetivo dos cineastas.
A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter
Variety
por Guy Lodge
Infelizmente, os bíceps torneados de Sean Penn são a única coisa impressionante neste suspense banal e sem humor. Uma tentativa pouco convincente de transformar o astro em um herói de meia idade no estilo Liam Neeson.
A crítica completa está disponível no site Variety
Zero Hora
por Roger Lerina
O caráter dos personagens, esboçado no princípio com determinados traços, é grosseiramente alterado depois do primeiro ato. Abrindo mão da possibilidade inicial de unir bom suspense com crítica à rapinagem do capital globalizado, o filme apequena-se ao optar pelos lugares-comuns...
A crítica completa está disponível no site Zero Hora
Gazeta do Povo
por Anderson Gonçalves
Criatividade é artigo de luxo em "O Franco-Atirador". Tudo é previsível, os personagens são caricatos e mesmo as cenas de ação, que poderiam ser um último atrativo, ficam longe de empolgar.
A crítica completa está disponível no site Gazeta do Povo
New York Times
por A. O. Scott
Não é uma regra de ouro, mas em geral quando o protagonista declara no terceiro ato "Fiz coisas ruins...", o fim implícito da fala é "...este filme, por exemplo". É este o caso de "O Franco-Atirador"...
A crítica completa está disponível no site New York Times
Rubens Ewald
por Rubens Ewald Filho
1) Sean Penn, nesta sua primeira investida europeia, está longe de ter a figura cheia de credibilidade e firmeza de Neeson. Sua aparência esta mais para uma presença amarga e desiludida [...] 2) A história está longe de ser original e surpreendente.
A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald
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Cinema com Rapadura
O roteiro, escrito a seis mãos (normalmente um mau sinal) por Don McPherson, Pete Travis e pelo próprio Sean Penn, constrói uma trama genérica, baseada em vingança, com algumas pequenas reviravoltas previsíveis, que leva a um terceiro ato igualmente inócuo.
Omelete
"O Franco-Atirador" tem diversas facetas, mas explora somente uma com esmero: a ação. Especialidade de Morel, esse estilo é mostrado com tanta tranquildade em diversas cenas que parece ser fácil gravar uma sequência de luta...
CineClick
"O Franco-Atirador", além de divertir quem curte muita ação, desperta a adrenalina e a tensão necessária para um bom filme do gênero. Além disso, Sean Penn apresenta uma liderança forte, que reforça a experiência de seu personagem.
Almanaque Virtual
O roteiro de “O Franco-Atirador”, que tem como um dos responsáveis o próprio Penn, é certamente o ponto mais problemático da obra. Tentando aliar a trama de ação às preocupações ambientais de seu protagonista, o filme estabelece um drama de consciência absolutamente inverossímil...
Chicago Sun-Times
O filme cambaleia em uma cena banal atrás da outra, antes de se estabelecer em um terceiro ato que obriga Penn a aparecer em algumas das cenas mais idiotas de sua carreira - e quando digo isso, tenha em mente que uma vez eu paguei para ver "Surpresa de Shanghai" no início de sua carreira.
Cinema em Cena
[...] o erro mais grave no trabalho de Morel é ignorar o próprio virtuosismo demonstrado em sua estreia, "B13 – 13º. Distrito", e construir as sequências de ação como recortes caóticos que transformam as lutas em combates desinteressantes e retratam os tiroteios como momentos burocráticos...
Cinepop
Existem filmes de ação que não ressoam conosco após o termino da exibição, mas que enquanto assistimos nos entretém. Nem este fato é verdade com "O Franco-Atirador". A falta de energia é sentida. [...] Vale mencionar novamente a participação refrescante da italiana Trinca.
Cineweb
"O Franco-Atirador" é só mais um filme de ação que segue os protocolos das produções globalizadas, pulando de um país europeu para outro, com elenco e técnicos de vários deles.
Críticos.Com.Br
É interessante ver Sean Penn arriscando, [...], porém, o roteiro se limita a satisfazer minimamente o público que consumia as fitas B do gênero nas locadoras de vídeo da década de oitenta. [...] Nivelado pelos excessos e pela incoerência, até mesmo os alívios cômicos soam datados.
Folha de São Paulo
Javier Bardem rouba a cena. Não sabemos se ele é um vilão inescrupuloso, um bêbado desleixado ou apenas um homem apaixonado por Annie. A ambiguidade no desempenho do ator de certo modo funciona no longa. O problema é que há um acúmulo de situações já vistas em muitos filmes.
O Globo
Depois de transformar Liam Neeson em ator de filme de ação com “Busca implacável” (2008), o diretor francês Pierre Morel achou que poderia fazer o mesmo com Sean Penn. Ele só se esqueceu de que um dos responsáveis pelo sucesso de “Busca” foi o roteiro azeitado de Luc Besson.
Screen International
"O Franco-Atirador" preenche todos os requisitos dos filmes durões, violentos e liderados por homens fortes [...] Mas ele também é lento, sem foco e muito indulgente com seu astro principal.
The Guardian
O físico trabalhado de Sean Penn é a parte mais atraente deste filme. Todo o resto é totalmente dispensável. O roteiro é frouxo, e a direção se esgota rapidamente.
The Hollywood Reporter
O carisma e o talento naturais do elenco são suficientes para manter o interesse no precário material escrito. [...] A sequência final remete o filme ao camp, e termina com um festival de risadas, o que certamente não era o objetivo dos cineastas.
Variety
Infelizmente, os bíceps torneados de Sean Penn são a única coisa impressionante neste suspense banal e sem humor. Uma tentativa pouco convincente de transformar o astro em um herói de meia idade no estilo Liam Neeson.
Zero Hora
O caráter dos personagens, esboçado no princípio com determinados traços, é grosseiramente alterado depois do primeiro ato. Abrindo mão da possibilidade inicial de unir bom suspense com crítica à rapinagem do capital globalizado, o filme apequena-se ao optar pelos lugares-comuns...
Gazeta do Povo
Criatividade é artigo de luxo em "O Franco-Atirador". Tudo é previsível, os personagens são caricatos e mesmo as cenas de ação, que poderiam ser um último atrativo, ficam longe de empolgar.
New York Times
Não é uma regra de ouro, mas em geral quando o protagonista declara no terceiro ato "Fiz coisas ruins...", o fim implícito da fala é "...este filme, por exemplo". É este o caso de "O Franco-Atirador"...
Rubens Ewald
1) Sean Penn, nesta sua primeira investida europeia, está longe de ter a figura cheia de credibilidade e firmeza de Neeson. Sua aparência esta mais para uma presença amarga e desiludida [...] 2) A história está longe de ser original e surpreendente.