Embaixadores informais
por Francisco RussoDentre as várias características que tornaram a cultura francesa mundialmente conhecida, talvez a mais importante venha da culinária. Afinal de contas, os franceses têm a fama de ter um cardápio requintado que, em qualquer parte do planeta, é sinônimo de sofisticação. O documentário Por Que Você Partiu? parte da proposta do “exílio” dos cozinheiros que deixaram a França para abordar outro aspecto interessante: a forma como eles se tornaram embaixadores informais da cultura de seu país-natal, mesmo sem ter recebido qualquer apoio oficial. É através de seus cardápios e cozinhas que a culinária francesa segue viva mundo afora.
Diante desta proposta, o diretor Eric Belhassen selecionou cinco chefs que migraram para o Brasil e aqui fizeram carreira, todos com sucesso. A intimidade deles é revelada a partir de entrevistas esclarecedoras, não apenas sobre a personalidade de cada um mas sobre o modo de trabalho deles. Para tanto em certos momentos o próprio diretor vai a campo com seus entrevistados, como acontece quando acompanha o chef Erick Jacquin a uma feira, tornando-se também personagem do filme. Além disto, Belhassen também tem sua vida analisada em um espaço considerável do longa-metragem, tornando-se tão protagonista quanto os chefs entrevistados.
Apesar de trazer aspectos interessantes, Por Que Você Partiu? peca exatamente na falta de foco junto aos seus entrevistados. O tema central do título, uma análise sobre o porquê do “exílio” para outro país, busca mais os problemas de família decorrentes da mudança do que propriamente os motivos dela ter ocorrido e suas inevitáveis implicações ao iniciar uma vida nova em outro país. Até surge um ou outro comentário neste sentido, mas é bem pouco dentro do filme como um todo. Além disto, a inexistência de exemplos que não deram certo nesta migração entre Brasil e França acaba fazendo com que o filme não ofereça ao espectador o olhar de quem fracassou nesta travessia, o que seria interessante até mesmo para estudo de caso sobre a questão do exílio.
Apesar da questão do foco e de certos problemas técnicos, especialmente em relação à fotografia, Por Que Você Partiu? pode atrair a atenção daqueles que acompanham o mundo da culinária e desejam conhecer melhor seus bastidores. Neste caminho o grande destaque fica por conta da explosão do chef Erick Jacquin com uma cozinheira, que mostra como pode ser tenso o trabalho diário na cozinha de um restaurante renomado.