Os Amantes Passageiros pode ser percebido como uma metáfora do estado da sociedade espanhola nos dias de hoje. O avião, que corre o risco de um acidente enquanto espera no espaço aéreo, faz um paralelo com a situação da Espanha.
Para escrever o roteiro de Os Amantes Passageiros, Pedro Almodóvar se inspirou nas "comédias malucas", gênero de filmes populares durante a Grande Depressão.
O diretor Pedro Almodóvar reuniu, mais uma vez, diversos atores parceiros: Javier Cámara, Lola Dueñas, Cecilia Roth e muitos outros.
Antonio Banderas e Penélope Cruz também aparecem em pequenas participações.
Filmar em um aeroporto em atividade era realmente impossível, por isso, a equipe de produção encontrou uma pista desocupada, que possibilitou o desenvolvimento do espaço necessário para o filme.
Para a decoração dos cenários, Almodóvar se inspirou no tratamento de cores dos filmes de Alfred Hitchcock. Segundo o cineasta, além de um mestre do suspense, Hitchcock era também um mestre das cores.
O compositor responsável pela trilha de Os Amantes Passageiros é Alberto Iglesias, parceiro de Almodovar há mais de vinte anos.
Apesar dos seus trabalhos com Almodovar, Penélope Cruz e Antonio Banderas contracenam pela primeira vez em Os Amantes Passageiros.
Esta é a primeira vez que o diretor Pedro Almodovar grava com câmeras digitais.