Este drama é uma adaptação do livro "Une Jeune Fille aux Cheveux Blancs" ("Uma garotinha de cabelos brancos", em tradução literal), escrito por Fanny Chesnel. A própria escritora contribuiu com o roteiro do filme. Coincidentemente, a diretora Marion Vernoux já pretendia fazer um filme sobre uma mulher de sessenta anos de idade, quando os produtores vieram lhe oferecer a história do livro para adaptar ao cinema.
Os Belos Dias marca o retorno da diretora Marion Vernoux aos cinemas, quase dez anos após A Boire.
Marion Vernoux trabalhou em parceria com Fanny Chesnel para escrever o roteiro de Os Belos Dias.
Para seguir o título original do livro, a diretora pediu a Fanny Ardant que pintasse os cabelos de branco, mas não gostou do resultado, e preferiu deixá-los loiros. A atriz também teve que usar uma calça jeans - algo que nunca faz, por medo de "parecer um lenhador". No final das filmagens, Ardant guardou as calças como lembrança.
Tanto a diretora Marion Verdoux quanto a atriz Fanny Ardant queriam evitar o estereótipo da mulher da terceira idade sedutora, que ataca jovens rapazes. Ardant ainda explicou: "Eu nunca compreendi o termo 'cougar'. É uma palavra americana que quer dizer pantera, é isso? Eu não gosto nem um pouco desse lado 'mulher sexy e poderosa' que ele evoca. Que bobagem! Caroline não tem nada a ver com esse tipo de mulher."