O filme foi proibido no Egito.
O filme foi inspirado em uma produção teatral popular de mesmo nome. De modo que a maioria dos atores reprisou seus papéis no filme.
O departamento do set lutou para encontrar papel de parede e carpetes autênticos dos anos 1970 e teve que pagar uma quantidade substancial de dinheiro para tê-lo feito especialmente para a produção.
Todos os atores que interpretaram os filhos de George nasceram na Inglaterra e dizem que se identificaram com os conflitos dos personagens em relação às diferenças culturais que enfrentam no filme.
Os trajes que os filhos de Khan usam são deliberadamente desatualizados para significar que eles são roupas de segunda mão, passadas entre todos eles.
O escritor Ayub Khan-Din baseou a história sobre várias de suas próprias experiências de vida crescendo com uma família multi-cultural.
As cenas onde as crianças estão correndo atrás dos carros no bairro é fiel à vida. Nos distritos de aluguel baixo e nos bairros residenciais do conselho até o final dos anos setenta, os carros raramente eram de propriedade dos moradores e eram considerados uma novidade pelas crianças do bairro.
Uma cena cortada apresentava uma discussão onde os filhos de George tentaram debater entre eles qual era a sua nacionalidade depois que Peggy chamou Meenah de "Paki" como uma ofensa. A cena inicialmente pretendia falar muito sobre os pontos de vista mistos que cada criança tinha em relação à nacionalidade; Só Maneer se via como um paquistanês, enquanto os outros determinaram a ser anglo-indiano ou Inglês.
Om Puri achava que George era um personagem fascinante por causa de sua personalidade contraditória.
As idades das crianças são as seguintes: Nazir - 25, Abdul - 23, Tariq - 21, Maneer - 19, Saleem - 17, Meenah - 14 e Sajid - 11.
A canção que Meenah dança é "Inhi Logon Ne" de A Pura (1972).
Ruth Jones e Emma Rydal ambas participaram da série de TV, Stella (2012), em que Jones interpreta o personagem principal. Coincidentemente, no filme a personagem de Rydal se chamava Stella.
O título original do filme (“East is East”, leste é leste, em tradução livre) deriva do poema de Rudyard Kipling "A Balada do Oriente e do Ocidente", com seu refrão "Oh, Oriente é Oriente, e Ocidente é Oeste, e nunca os dois se encontrarão".
Apesar de interpretar Meenah de 14 anos, Archie Panjabi tinha 26 anos na época das filmagens.
Emma Rydal teve que usar uma peruca como ela tinha cortado seu cabelo curto meses antes de para participar de "Playing the Field" (1998).
O cinema que a família visita em Bradford foi filmado no anitigo The Metro em Ashton-Under-Lyne, Manchester.
O filme acontece em 1971.