É a sequência do sucesso Procurando Nemo (2003).
O ator, apresentador e vice-presidente de comunicações do maior time de futebol do Brasil, o Flamengo, Antonio Tabet (também conhecido como Kibe Loco), que dubla o personagem Hank em Procurando Dory, vai estrear o longa Porta dos Fundos: Contrato Vitalício no mesmo dia 30/06 em que o desenho chega nos cinemas brasileiros.
O filme estava originalmente escalado para estrear nos cinemas em novembro de 2015, mas foi adiado após o adiamento de outra estreia da Pixar, que viria ateriormente: O Bom Dinossauro.
Procurando Dory foi anunciado pela apresentadora Ellen DeGeneres, que dubla a Dory, em seu programa na televisão aberta nos Estados Unidos, ao vivo.
Um dos cenários do longa seria um parque de diversões como o Sea World, mas ele foi modificado para um Instituto de Biologia Marinha após uma exibição do filme Blackfish: Fúria Animal para funcionários da Pixar.
O ator Alexandre Gould, que dulou Nemo no primeiro filme não retorna neste novo longa, porque sua voz saiu dos padrões para a idade do personagem. Ele tem uma participação como Carl.
Embora a sequência estreie 13 anos após o primeiro filme, no longa este tempo é de apenas um ano.
O filme apresenta uma personagem que é constantemente citada pelos personagens: Sigourney Weaver, que é a porta voz nas caixas do Instituto de Biologia Marinha. Em WALL·E a atriz desempenhava a mesma função na nave Axiom.
Esta personagem é variável e diversas personalidades foram convidadas em seus países para assumirem esta função. No Brasil, a atriz e apresentadora Marília Gabriela é a voz oficial - e detentora das melhores piadas do longa.
A placa que aparece em um caminhão no fim do longa é um easter egg de longa data da Pixar. O número da placa é CALA113. "A113" aparece em todos os filmes do estúdio e é uma referência à uma das dependências de um instituto de artes que foi casa de muitos artistas do estúdio.
Dory é a personagem mais popular da Disney na internet - sua página no Facebook tem mais de 25 milhões de fãs.
O filme marca a terceira participação, EM 2016, de Idris Elba em filmes da Disney. Anteriormente ele estrelou Zootopia e Mogli: O Menino Lobo.
É possível ver a foto da menina Darla, de Procurando Nemo, na parede do setor de quarentena do Instituto de Biologia.
É o primeiro filme da Pixar a ser exibido em Imax desde Carros 2.
É possível ver alguns personagens antigos de outros filmes da Pixar aparecendo como visitantes do Instituto de Biologia, como por exemplo: as crianças da creche de Toy Story 3; alguns adultos e adolescentes vistos previamente em Divertida Mente; e a mãe com seu filho que estão esperando no consultório do dentista quando Darla chega, em Procurando Nemo.
Procurando Dory é o décimo-sétimo filme da Pixar.
O polvo Hank é o terceiro personagem da Pixar a apresentar habilidade de se camuflar. Anteriormente, é possível citar Randall, de Monstros S.A e Violeta, de Os Incríveis.
O filme possui uma (imperdível) cena pós-créditos.