"Uma imagem vale mais do que mil palavras". Esse é o tipo de aforismos que ouvimos tantas vezes que nem nos questionamos mais sobre seu conteúdo. Porém por a prova tal afirmação é o objetivo audaz de Pictures & Words. Primeiramente, é preciso falar que este é um filme de baixo orçamento. Não há atores do momento (só o canastrão do Clive Owen), nem paisagens primorosas ao som de trilhas sonoras de presença. Nada disso, só um bom e velho filme que se apoia em seu conceito e roteiro pra agradar o espectador. A trama gira em torno de dois professores, de literatura e outra de desenho, que "disputam" entre si qual de seus respectivos campos artísticos é superior. Ou seja, Palavra vs Imagem. Para tal embate de ideias eles contam com o apoio de seus alunos que, motivados por essa competição passam a estudar mais afim de apresentar argumentos pró ou contra determinada posição. Em meio a esse cenário típico de filmes sobre educação temos um romance igualmente comum entre os dois professores. Adultos frustados e com uma série de problemas pessoais e que veem um no outro um apoio é uma oportunidade de recomeçar. É tudo muito blasé, burocrático, mas essa situação é suportável devido ao excelente humor ácido e inteligente dos personagens. O roteiro também aborda temas comuns da adolescência e vida acadêmica hoje em dia, como o bullyng, tudo com muito fato e sem meias palavras. Mas não é apenas pra fazer pose de filme engajado, pois tudo se encaixa no desfecho do filme, tudo muito condizente com o propósito da narrativa. Dentre as comédias românticas ou os filmes acadêmicos este aqui não se destaca pois falta força em suas cenas e apelo popular pra sua temática, mas cumpre aquilo que nos promete, sendo um bom entretenimento para os amantes da Arte de forma geral.
Eu gostei muito dessa coisa de palavras/imagens. juntou tudo o que eu mais amo. imagens, palavras e professores ahahah não teve como não gostar. Foi até melhor do que eu esperava ser. bacana mesmo
PALAVRAS E IMAGENS - Um instigante ambiente escolar, Jack Marcus (Clive Owen), escritor de sucesso e professor de literatura, e Dina Delsanto (Juliette Binoche), pintora e professora de artes plásticas. Nesta época de indolência, com muitas pressões sobre os jovens freando o entusiasmo da fase sonhadora da adolescência. Vida vazia que leva à fuga no alcoolismo. Sem desafios, sem objetivos as pessoas se entregam, prostrando-se inertes como mortos vivos, limitando-se unicamente a buscar respostas para as questões sem aprofundar suas reflexões. Faltam professores que provoquem os alunos exigindo maior esforço. Falta a visão correta da vida, o que acarreta incompreensões e sofrimentos. Ao entregar-se ao vício de beber, se não usar de enérgica reação, o ser humano vai descendo de degrau em degrau até ao fundo da fossa, donde só com grande sofrimento e tenacidade poderá se libertar para reconstruir a vida entre pessoas amigas com mutua consideração.
Comédia romântica leve, apesar de um pouco clichê, aborda o nascimento de um amor a partir de pontos divergentes! A ironia que se tratam as personagens principais dá o tom delicioso desse filme! Vale a pensa conferir!
Conheci Juliette Binoche no fiime a Insustentável Leveza do Ser e no não tão conhecido O Cavaleiro do Telhado e a Dama das Sombras.. a atriz teve um dos seus mais brilhantes desempenhos na Liberdade é Azul, da trilogia de Kiesloowki! Clive Owen é o ator de Closer, e estão impecáveis juntos...Binoche, a mais densa das atrizes francesas da atualidade consegue me comover mesmo num filme americano...O último filme que vi foi Camille Claudel, na segunda fase da vida, confinada num manicômio! Words & Pictures é a prova de que uma imagem vale mais do que mil palavras e uma imagem pode se transformar num belo poema! mesmo com seu inglês impecável e sua interpretação magnífica na língua inglesa prefiro agradecer em francês! Magnifique! #loucaporcinema!
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade