Alexander Skarsgård teve de fazer uma intensa preparação física para o personagem. Ele chegou a brincar, em uma entrevista, dizendo que se pudesse escolher, Tarzan não teria cabelo longo ou uma barriga de tanquinho.
Alexander Skarsgård revelou que um dos maiores incentivos para que ele aceitasse o papel de Tarzan, foi impressionar o seu pai - um grande fã do personagem.
Alexander Skarsgård, logo após aceitar o papel, confessou seu medo, em entrevista, de não conseguir atingir os requisitos físicos e emocionais do personagem. Ele disse que jamais havia realizado nada tão intenso em sua carreira.
Dez dias antes de começar as filmagens, o ator Alexander Skarsgård foi para os estúdios realizar testes de câmera - e tirou a camisa pela primeira vez no set. O resultado foi decepcionante para o diretor David Yates e para o próprio ator. Embora seguisse a dieta de maneira responsável, ele não estava seco e com os músculo proeminentes como a equipe queria. Apenas dez dias depois, no início das filmagens, o ator surpreendeu todos, graças à uma nova dieta, e apareceu ostentando seus músculos de maneira ostensiva.
Margot Robbie contou, em entrevista, que o diretor David Yates, enquanto dirigia uma cena de sexo de seu personagem com o Tarzan de Alexander Skarsgård, pediu para que ela socasse o ator. Tudo para conseguir um ar mais animalesco ao ato sexual dos dois.
Em 2012, uma comitiva da Warner e do diretor David Yates visitou a África para coletar dados que ajudariam na composição das locações digitais e em estúdio.
Emma Stone recusou o papel de Jane, que acabou ficando com Margot Robbie.
David Yates revelou que Alexander Skarsgård sempre fui sua primeira escolha para o papel por aliar "sua brilhante capacidade performática e ser fantástico sem roupas".
Henry Cavill, Tom Hardy e Charlie Hunan foram considerados para interpretar Tarzan.
Jessica Chastain foi contratada para viver Jane. Entretanto, com os atrasos nas filmagens, a atriz teve de sair do projeto.
O filme se passa o Congo e em Londres.
Antes de David Yates, os diretores Guillermo del Toro, Stephen Sommers e Craig Brewer estiveram ligados ao projeto.
O nadador e medalhista olímpico Michael Phelps chegou a negociar com o estúdio para ser o protagonista.
Margot Robbie recusou um papel em A Bigger Splash (2015) para atuar no filme.
O filme marca a segunda vez em que Samuel L. Jackson e Christoph Waltz atuam juntos. A primeira vez foi em Django Livre (2012).