Star Wars: Episódio 1 - A Ameaça-Fantasma é o 1º filme da nova trilogia baseada na saga Star Wars, tendo sido seguido por Star Wars: Episódio 2 - Ataque dos Clones (2002) e Star Wars: Episódio 3 - A Vingança dos Sith (2005). Já os filmes da primeira trilogia são Guerra nas Estrelas (1977), O Império Contra-Ataca (1980) e O Retorno de Jedi (1983), cujos acontecimentos são cronologicamente posteriores aos mostrados na nova trilogia.
A Ameaça-Fantasma é, na verdade, o primeiro episódio da saga Star Wars, com os fatos mostrados neste filme tendo ocorrido cerca de três décadas antes de Guerra nas Estrelas, que é o episódio 4.
George Lucas apenas resolveu levar adiante a idéia da nova trilogia em 1994, quando considerou que a tecnologia de realização de filmes já havia se desenvolvido o bastante para poder fazer o filme exatamente como queria. Para se ter uma idéia de o quanto a tecnologia foi importante neste filme: das mais de 2 mil tomadas, apenas 300 não tiveram algum retoque digital.
O personagem Jar Jar Binks foi totalmente criado por computação gráfica, tendo por base os movimentos do ator Ashmed Best. Entretanto, o personagem foi muito criticado por sua fala enrolada e seu modo de andar, tendo sido criadas várias páginas no estilo "I hate Jar Jar Binks" na internet e tendo existido o apelo de vários fãs de que o personagem fosse eliminado nos demais filmes da nova trilogia.
A Ameaça-Fantasma conta com uma participação especialíssima: o E.T., do filme E.T. - O Extraterrestre. Na verdade, três seres da mesma raça aparecem na cena da convenção realizada na Federação Comercial.
OSCAR
Indicações
Melhor Som
Melhores Efeitos Sonoros
Melhores Efeitos Especiais
FRAMBOESA DE OURO
Indicações
Pior Filme
Pior Diretor - George Lucas
Pior Ator Coadjuvante - Jar Jar Binks (Ahmed Best)
Pior Atriz Coadjuvante - Sofia Coppola
Pior Dupla - Natalie Portman e Jake Lloyd
Pior Roteiro
GRAMMY
Indicação
Melhor Composição Instrumental - Cinema