Baseado em série literária voltada para o público infantil escrita por Michael Bond.
Colin Firth foi originalmente escalado como a voz de Paddington. Mas, seis meses antes do lançamento filme, Firth e o diretor divulgaram um comunicado dizendo que, em uma decisão mútua, Firth não integraria mais o elenco.
Nicole Kidman aprendeu a jogar e torcer facas para seu papel como Milicent. Ela observou que, durante a filmagem, os produtores disseram a ela para suavizar seus truques de arremesso de facas, por ter sido considerado muito intenso para um filme infantil. Em última análise, as cenas que caracterizam suas habilidades foram cortadas do longa.
Apesar de ser uma amante dos animais com afinco, Nicole Kidman fez um curso de taxidermia para se preparar para o papel.
A agente de Nicole Kidman considerou rejeitar o papel de Millicent, antes de passá-lo para a própria Kidman. A agente mencionou casualmente a oferta, pensando que Kidman iria rejeitá-lo imediatamente. No entanto, para sua surpresa, ela foi surpreendida por uma reação entusiástica da atriz, que estava ansiosa para fazer parte do filme já que, ela é fã desde a infância dos livros de Michael Bond.
O personagem do Urso Paddington é baseado em um urso de pelúcia solitário, notado pelo autor Michael Bond em uma prateleira de uma loja em Londres, perto da Estação Paddington, na véspera do Natal de 1956. Bond o comprou como um presente para sua esposa, e acabou por inspirá-lo a escrever uma história. O esboço do urso exibido na estação de Paddington foi inspirado em antigos cinejornais mostrando trem-cargas com crianças deixando Londres durante a guerra, com rótulos em torno de seus pescoços e seus bens em pequenas malas.
Inicialmente, o autor Michael Bond estava nervoso sobre o projeto de transformar seu personagem em um filme de ação. No entanto, ele se convenceu depois de ver trinta segundos da filmagem de teste.
Emma Thompson auxiliou na edição do roteiro sem ser creditada.
O urso Paddington origina-se do "Peru sombrio". Isso significa que ele é um urso de óculos, que é a única espécie de urso do Peru e a única sobrevivente dos nativo da América do Sul.
O desejo de infância de Nicole Kidman era ter Paddington vivendo em sua casa. Ela diz que ao participar deste filme é o mais próximo que chegará de realizar o sonho.
De acordo com o diretor Paul King, Colin Firth foi substituído como a voz de Paddington, porque, "Aos poucos, ficou claro que Paddington não tem a voz de um estonteante homem mais velho, que tem a voz mais bonita do planeta". Firth tinha visitado o set e trabalhou com seus live-action e co-estrelas muito antes de começar a gravar suas falas, a fim de ajudar seus companheiros e melhorar o seu desempenho vocal.
Esta é a primeira vez que Nicole Kidman fez um filme para a família após o nascimento de suas duas filhas com Keith Urban, o que significa que esta será a primeira vez que as meninas serão capazes de ver a mãe em ação. De acordo com Kidman, suas filhas ficaram muito animadas com o projeto no início, pois pensaram que ela interpretaria a "mamãe urso". No entanto, quando descobriram que ela seria a vilã, ficaram mortificadas.
Os livros de Michael Bond sobre o urso Paddington foram traduzidos para 30 idiomas em cerca de 70 títulos, e vendeu mais de 30 milhões de cópias em todo o mundo.
"O Paddington Trail" é uma parte da campanha promocional do filme. O evento é criado em colaboração com Visit London e dispõe de 50 estátuas de Paddington Bear, colocados em toda a cidade de Londres. As estátuas são projetadas por membros do elenco e da equipe técnica e várias outras personalidades britânicas, incluindo Emma Watson, Benedict Cumberbatch, Michael Sheen, David Beckham e do prefeito de Londres, Boris Johnson. As estátuas serão vendidos em um leilão quando a divulgação terminar em dezembro, e o dinheiro arrecadado será doado a NSPCC, a Sociedade Nacional para a Prevenção da Crueldade contra Crianças.
Esta é a segunda vez que Nicole Kidman interpreta uma vilã em adaptação de livro infantil britânico, que segue um urso falante como um dos personagens principais. O anterior foi A Bússola de Ouro (2007).
O filme conta com o icônico casaco de lona azul de Paddington e seu chapéu peruano vermelho. No entanto, David Heyman dispensou suas Wellington botas vermelhas, porque elas não faziam parte do projeto original do personagem. Mas, foram adicionadas por fábricas de brinquedos ao longo dos anos, a fim de tornar os "verdadeiros" ursinhos Paddington capazes de ficar sobre seus pés.
Disseram por aí que Hugh Laurie faria a voz de Paddington, porém no fim a ideia não procedeu.
Nicole Kidman fez algumas de suas próprias cenas de ação no filme. Em seu perfil no Facebook, ela compartilhou uma foto de si mesma por trás dos bastidores, em que está pendurada de cabeça para baixo em fios, ficando a vários metros acima do solo.
O longa marca o primeiro lançamento para TWC-Dimension, um selo dos produtores Harvey Weinstein e Bob Weinstein, que trata de filmes para os quais eles compartilham uma paixão comum.
O projeto foi originalmente anunciado em setembro de 2007 e concebido como uma outra colaboração entre a Warner Bros e David Heyman, enquanto Hamish McColl foi contratado como roteirista. Quando o projeto avançou em 2012, Heyman era o único ainda ligado ao filme.
Karen Jankel, filha do criador de Paddington, Michael Bond, quase foi às lágrimas após a primeira exibição do longa. "Para mim, foi trazer a vida ao urso que era tão real para mim. E eu acho que eles conseguiram perfeitamente".
Imelda Staunton e Michael Gambon foram adicionados ao elenco 10 meses após o ínicio das filmagens e apenas seis semanas antes da estréia do filme.
Hugh Bonneville considera o personagem de Paddington como "uma parte do DNA do Reino Unido" e, portanto, ele estava nervoso sobre a adesão ao projeto: "Eu estava muito nervoso quando fui selecionado, porque eu pensei 'Eu não quero que minha infância seja perturbada'. Ele é um personagem tão vívido para tantas pessoas, especialmente na Grã-Bretanha. Então, eu estava muito nervoso quando eu comecei a ler, mas na primeira página eu estava rindo alto e lembrando de toda inocência e afeição que Michael Bond colocou na página."
Para o papel do proprietário da loja de antiguidades,Dr. Gruber, o autor Michael Bond originalmente desejou um ator estrangeiro, uma vez que o personagem foi baseado no primeiro agente de Bond, um judeu alemão, que, de acordo com Bond, estava "na fila para ser o juiz mais jovem da Alemanha, quando foi avisado que seu nome estava em uma lista, então ele partiu e veio para a Inglaterra com apenas uma mala e £25 em seu nome". No entanto, Bond aprecia a contratação de Jim Broadbent.
"Peru sombrio" foi gravado na Costa Rica, e os primeiros dias de filmagem foram lá. Muitos membros da equipe britânica voaram para a Costa Rica e muitos moradores locais foram contratados.
Os primeiros cinco minutos do filme foram exibidos ao público no Festival de Cannes 2014.
Paddington foi homenageado como "Personagem de Animação Britânico Favorito" no British Animated Awards 2012.
O filme contém 700 cenas de efeito.
Sally Hawkins retrata uma autora de livros infantis. Na vida real, ambos os pais de Hawkins são autores e ilustradores de livros infantis.
O guepardo Chester de um comercial da Cheetos faz uma breve aparição durante os erros de gravação da cena de Paddington.
Houveram vários desenhos do urso ao longo dos anos. O favorito do diretor Paul King é o feito pelo ilustrador Peggy Fortnum.
A fim de chamar atenção prévia ao filme, a empresa de produção Studiocanal, pôs o urso Paddington de pelúcia em Sem Escalas (2014). Enquanto isso, Hugh Bonneville levou um ursinho para a estréia mundial de Caçadores de Obras-Primas (2014), onde George Clooney, Matt Damon e Bill Murray posaram com ele.
Estreia cinematográfica da atriz Madeline Harris.
Julie Walters tomou como base o maquiador do longa para desenvolver seu excêntrico desempenho.
Paddington é feito inteiramente de CGI no filme. No entanto, no set foi usado um fantoche do rosto do urso fixado a uma vareta, enquanto vários ursos de pelúcia de Paddington decoravam o local.
David Heyman anteriormente produziu a franquia "Harry Potter" e, neste longa, ele volta a trabalhar com quatro membros do elenco de série; Julie Walters, Jim Broadbent, Imelda Staunton e Michael Gambon. Staunton e Gambon anteriormente eram adversários, neste eles são casados. Heyman também convidou a estrela e ex-colega de Harry Potter, Emma Watson a participar do "Paddington Trail", qual ela aceitou.
Paul King, disse que o filme será uma mistura de "terna comédia de O Garoto (1921) e da anarquia "peixe fora d'água" de Um Duende em Nova York (2003)".
Além de Paddington, nenhum CGI foi usado para a cena em que a casa é inundada pelo incidente do urso no banheiro.
Para promover o filme e a série de livros, Nicole Kidman organizou um evento "Hora da história" em sua loja local da Barnes & Nobles, no qual ela leu contos clássicos de Michael Bond. Cerca de 100 pessoas fizeram fila uma hora antes, a fim de participar.
Embora a estação ferroviária de Paddington tenha sido utilizada para fotos internas, o plano exterior da estação 'Paddington' é Marylebone, a poucos quilômetros da estrada. Provavelmente foi escolhida pois, é esteticamente mais agradável.
Em dezembro de 2014, Nicole Kidman realizou uma exibição beneficente do filme para as crianças doentes do Sydney Children's Hospital, em Randwick.
O diretor Paul King trabalhou no filme por cinco anos. Sua esposa disse que, na noite após a estréia, foi a primeira vez que ele dormiu tranquilamente em três anos.
Hugh Bonneville e Sally Hawkins interpretam o marido e mulher neste filme. Seguindo esta colaboração, eles trabalharam juntos novamente retratando outro casal em um episódio de "The Hollow Crown" (2012).
A canção 'London is the Place for Me' foi originalmente composta e interpretada pelo artista Calypso, Lord Kitchener (nome real Aldwyn Roberts), que emigrou para o Reino Unido a partir de Trinidad, no West Indies no Empire Windrush em 1948. Sua música sintetizou os sentimentos de migrantes das Índias Ocidentais para a Grã-Bretanha na década de 1950.
Hugh Bonneville dirige uma Triumph Bonneville para o hospital.
Hugh Bonneville e Jim Broadbent ambos interpretam John Bayley no filme de 2001, Iris.
Este teria sido a terceira colaboração de Colin Firth e Nicole Kidman. A primeiro foi Uma Longa Viagem (2013) e a segunda foi Antes de Dormir (2014). Firth desistiu devido a não conseguir encontrar a voz certa para Paddington.
Ben Whishaw assinou para dar voz a Paddington, cinco meses antes de o filme ser lançado no Reino Unido, em novembro.
O autor Michael Bond faz uma aparição como um homem na estação Paddington.
A sequência da trama, Paddington 2, foi lançada em janeiro de 2018.