Críticas mais úteisCríticas mais recentesPor usuários que mais publicaram críticasPor usuários com mais seguidores
Filtrar por:
Tudo
Neto S.
29.087 seguidores
773 críticas
Seguir usuário
3,5
Enviada em 28 de fevereiro de 2016
Após dez anos, a Guerra de Tróia chega ao fim e o herói Odysseus (Armand Assante) faz uma viagem de volta para casa. Ele enfrenta criaturas mitológicas, deuses e outros inimigos poderosos. Essa adaptação do poema épico de Homero revela a força e bravura do herói e a sua luta para voltar ao lar, onde é aguardado pela amada Penélope (Greta Scacchi). Bom filme, bons efeitos para epoca, um excelente historia, boas atuaçoes, recomendo. Nota 8.0
Um filme que me marcou muito! Elenco muito que conta com o ótimo Armand Assante como Odisseu e está muito bem , numa atuação segura e eficiente, ainda temos Christopher Lee como profeta Tirésias e Eric Roberts como Eurímaco. Roteiro é excelente, não cansa e tem uma bonita direção de arte. A Odisséia marcou na ótima década de 90.
O filme é quase perfeito, mesmo com atores pouco conhecidos, exceção à Isabella Rosselline. Alguém com mais perspicácia poderá perceber alguns valores do ser humano, ao analisar os personagens; Paciência, determinação, coragem, espiritualidade e senso de justiça. Bons efeitos visuais, não melhores que os de hoje em dia, visto que a produção é de 1997. Mas a história mesmo longa, cativa, sobretudo os cinéfilos que como eu, que aprecia todos os gêneros com exceção da comédia moderna que se resume a um amontoado de besteirol. Como já disse adoro comédia antiga, principalmente do cinema mudo e alguns filmes não tão antigos como "Quanto mais quente melhor", " O Incrível Exército de Brancaleone" e o melhor dos comediantes: Buster Keaton, logo a seguir Harold LLoyd.
Sem dúvida, o melhor filme que trata sobre a mitologia grega já feito. Não apenas pela fidelidade à obra de Homero, mas principalmente por retratar mais fielmente a concepção que os gregos tinham de seus deuses na Antiguidade. A questão da híbris (o orgulho desmedido), um dos maiores "pecados" da religião grega, é mostrada fielmente pela relação entre Odisseu e Poseidon. Vale a olhada para se quebrar uma série de ideias erradas acerca da antiga religião grega promovida por filmes como Fúria de Titãs (o mais recente), Imortais e similares.
O filme é muito bom por ter sido fiel à fábula já há muito conhecida e consagrada. Muito bem realizado com algums falhas nos efeitos, mas nada que prejudique a excelência do filme. Gostei muito de assistir. Um leitor (ou sei lá o que), titulado "Santista iratiense", fez um bom comentário mas enganou-se redondamente ao dizer que só tinha a Isabella Rossellini como artista conhecida. Naturalmente não conhece filmes, pois além da Isabella temos, no mínimo mais 5 artistas super-conhecidos: Geraldine Chaplin, Christopher Lee, Irene Papas, Vanessa Williams e Eric Roberts, este último irmão da Julia Roberts.
Assisti muitas vezes no cinema em casa anos atrás sem conhecer muito de mitologia grega. Quer dizer o que conhecia era através de séries e filmes do SBT como Jovem Hércules, Hércules (desenho da Disney), Xena, etc. Aí já achava esse filme bem fiel ao livro e gostei. Agora anos depois após ter tido contato com as histórias do livro e sabendo mais de mitologia continuo gostando do filme. Infelizmente em 3 horas de filme não dá tempo de ter tudo. Faltou a cena das sereias por exemplo. A Guerra de Tróia não é o foco então isso nem se fala já era esperado que resumem bem.
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade