Sonhar é preciso
por Francisco RussoNa vida é preciso sonhar, e lutar para alcançar o objetivo. É esta simples ideia o foco do documentário Romance de Formação, que aborda justamente o sonho da profissão, de se tornar alguém que faça diferença na sociedade. Um sonho digno para todos, que requer também certos sacrifícios. É o que acontece com Caetano Altafin, Fabio Martino, Victoria Saramago e Wilian Cortopassi, os quatro protagonistas escolhidos pela diretora Julia De Simone.
A grande semelhança entre os personagens principais é que todos ousaram ao deixar o aconchego do lar e da família para, longe de casa, correr atrás do sonho. Um foi para a Alemanha, dois para os Estados Unidos e outro permaneceu no Brasil, mas mudou de estado. Todos passaram a morar sozinho e enfrentar o peso da saudade, amenizada pela esperança de um futuro melhor. Histórias idênticas a tantas outras, espalhadas mundo afora, que não os tornam mais especiais do que tantos outros. Se por um lado isto traz ao filme uma certa homogeneidade na sensação de quem viaja para longe com o objetivo de estudar, por outro decepciona em relação aos escolhidos. Por que falar deste assunto tendo estes quatro como foco principal, sem buscar qualquer tipo de embasamento teórico, apresentando apenas depoimentos sobre seu dia a dia e a história pessoal de cada um? Pergunta sem resposta.
O único caso de maior relevância é o de Fabio Martino, pela sua história pessoal. Ainda criança ele foi entrevistado por Jô Soares, sendo apresentado como um prodígio no piano. Agora, já na casa dos 20 anos, estuda piano em uma conceituada escola na Alemanha. Revendo a entrevista por ele concedida, o jovem vaticina: "Ainda bem que não toco mais assim". São dele também as melhores cenas do longa-metragem, seja em sua apresentação no Theatro Municipal do Rio de Janeiro ou no close dado em seus dedos ao tocar, ressaltando sua habilidade e precisão com o instrumento.
Romance de Formação é um documentário bem intencionado, mas banal em sua proposta. Com exceção do caso de Fábio, os demais poderiam ser transferidos para diversas outras pessoas que tiveram trajetória semelhante, sem grandes mudanças. Fraco.