A Walt Disney Pictures desenvolveu uma nova tecnologia, chamada "Deep Canvas", que permitiu que desenhos realizados em duas dimensões possam ser inseridos em um contexto tridimensional. Esta tecnologia foi desenvolvida especialmente para ser utilizada em Tarzan.
Phil Collins cantou todas as canções do filme em alemão, para serem incluídas na versão exibida nos cinemas da Alemanha. No Brasil, as canções de Phil Collins foram adaptadas para o português e cantadas por Ed Motta.
Esta é a segunda vez em que a atriz Glenn Close dublou a voz de algum personagem da história de Tarzan. A primeira vez fora em Greystoke - A Lenda de Tarzan, o Rei da Selva, em que dublou a personagem Jane Porter.
No livro escrito por Edgar Rice Burroughs foi o gorila Kerchak quem matou os pais de Tarzan. No filme Kerchak foi substituído por um leopardo, para fazer com que o personagem parecesse mais simpático para o público e também porque é cientificamente provado que os gorilas não são tão agressivos como foi apresentado no livro que inspirou Tarzan.
Tarzan arrecadou mais de US$ 220 milhões nas bilheterias de todo o planeta.
OSCAR
Ganhou
Melhor Canção Original - "You'll Be in My Heart"
GLOBO DE OURO
Ganhou
Melhor Canção Original - "You'll Be in My Heart'
GRAMMY
Ganhou
Melhor Trilha Sonora
Indicação
Melhor Canção Original - Cinema - "You'll Be in My Heart"