Em 2007, Renaud Souhami, o produtor do filme, estava trabalhando como diretor financeiro da Copa do Mundo de Rugby que aconteceu na França. Neste mesmo ano, um evento o permitiu visualizar a história que se tornaria o filme "A Grande Volta". A última etapa do Tour saía do centro de treinamento de Marcoussis. A equipe organizadora do Tour convidou alguma lendas do rugby para participar do trajeto de bicicleta com um dia de vantagem dos atletas concorrentes. Souhami jamais se esqueceu daquela situação e resolveu escrever o roteiro, com algumas modificações posteriores de Laurent Tuel - realizador do projeto.
Não houve dúvidas quanto à escolha do ator principal do filme. Clovis Cornillac foi o primeiro nome que surgiu. Segundo os realizadores, o ator ama desafios físicos e é bem esportivo, além disso tem um forte apelo popular que corresponde ao personagem "comum" que transcende sua própria vida ordinária.
Duas estrelas do ciclismo francês, Bernard Hinault e Laurent Jalabert, são creditados no final do filme. Foi uma homenagem feita pelo realizador Laurent Tuel.