Minha conta
    A Mulher de Todos
    Média
    3,0
    2 notas
    Você assistiu A Mulher de Todos ?

    1 Crítica do usuário

    5
    0 crítica
    4
    0 crítica
    3
    1 crítica
    2
    0 crítica
    1
    0 crítica
    0
    0 crítica
    Organizar por
    Críticas mais úteis Críticas mais recentes Por usuários que mais publicaram críticas Por usuários com mais seguidores
    Fernando M.
    Fernando M.

    31 seguidores 51 críticas Seguir usuário

    3,5
    Enviada em 10 de abril de 2016
    Rogério Sganzerla (1946-2004) talvez seja o mais inventivo diretor que o cinema brasileiro já conheceu. Situado entre o hermetismo de Glauber Rocha (1939-1981) e a comunicabilidade de Mazzaropi (1912-1981), Sganzerla fazia cinema para debochar dos próprios cânones do cinema e, por extensão, da crítica cinematográfica da época.

    A história parece simples. Ângela Carne-e-Osso (Helena Ignez) é uma jovem ninfomaníaca, casada com o magnata Doktor Plirtz (Jô Soares), mas que vive rodeada de homens, dos mais diversos tipos. Despreocupada, querendo viver do modo mais intenso e prazeroso possível, ela exerce um fascínio muito grande sobre eles, dominando-os, como uma vampira sexual. Ela morde, lambe, beija, transa, agride, chora, maltrata, corre atrás e abandona, sempre dona da situação.

    A grande originalidade está, justamente, na força da personagem feminina, incrível para a época e até mesmo para os dias de hoje.

    Agressivo, caótico, alucinante, folhetinesco, anárquico, o grande trunfo do filme é defender apaixonadamente elementos considerados “cafonas” e de “mau-gosto”. Transportando para as telonas o ideário tropicalista que, na mesma época, bagunçava os contornos que separavam a “alta” da “baixa” cultura, o gosto elitista do gosto popularesco na música popular, Sganzerla criou uma “pornochanchada cult”, fragmentada, um exercício de criatividade e inventividade.

    À imprensa, na época de seu lançamento no final do ano de 1969, Sganzerla falou a frase que não só ajudaria a entender a proposta do filme, mas serviria de chave para o entendimento de toda a sua obra como cineasta: “Estou buscando aquilo que o povo brasileiro espera de nós desde a chanchada: fazer do cinema brasileiro o pior do mundo”.
    Quer ver mais críticas?
    • As últimas críticas do AdoroCinema
    • Melhores filmes
    • Melhores filmes de acordo a imprensa
    Back to Top