O título do filme refere-se aos bailes realizados na base militar, onde costumavam comparecer astros e estrelas americanos. Ao contrário dos bailes de sábado, que eram privativos dos estrangeiros, os de domingo eram abertos para todos, ou seja, “for all”.
Na etimologia popular é costume dizer que o termo que foi adaptado por nós e chamado de forró, caracterizando os bailes populares. Mas estudiosos da língua contestam essa crença e afirmam que "forró" é uma variação de "forróbodó", que por sua vez deriva de "farbodão", do francês "faux-bourdon".
A direção de arte e os figurinos basearam-se em cuidadosa pesquisa iconográfica feita no Brasil e nos EUA. Fardas, adereços, objetos, produtos, posters, publicações e anúncios de época foram reproduzidos a partir de modelos legítimos trazidos dos EUA.
Na direção musical está David Tygel, que não se conteve em utilizar recursos para uma trilha marcante, com regravações de clássicos e composições novas que exprimem o encontro das culturas brasileira e norte-americana.
Resquícios da base de Parnamirim Field serviram de locação para diversas cenas, como a sessão de cinema que abre o filme e as aulas do professor João Marreco. A capela da base virou quartel-general no filme. Também marcam presença na tela algumas das melhores atrações turísticas de Natal, como as dunas de Genipabu, o Forte dos Reis Magos, a Barra de Tapatinga e o maior cajueiro do mundo.
O filme conta com a participação da cantora-atriz Claudia Netto e Baby do Brasil e dos grupos Água de Moringa e Os Cariocas.
O diretor de arte Alexandre Meyer reconstituiu a cidade de Natal, utilizando não apenas a base de Parnamirim Field, como diversas locações no Rio de Janeiro. A produção fez uma pesquisa minuciosa de figurinos, objetos e iconografia de cenas, além do uso de computação gráfica em cenas com os aviões de base.
Paralelamente a toda a pesquisa histórica e documental, os realizadores desencavaram um mar de histórias entre os próprios habitantes de Natal. Veteranos advogados, intelectuais, militares e até um ex-professor de português da base forneceram subsídios inestimáveis para a composição dos personagens e episódios que acabariam fazendo parte do roteiro.
Sonia Braga colaborou na produção em New York.
Antes de seu lançamento no Brasil, For All - O Trampolim da Vitória foi exibido nos festivais de Trieste (Itália), Huelva (Espanha), Havana (Cuba) e Figueira da Foz (Portugal).
Festival de Gramado
Ganhou
Melhor Filme Brasileiro
Melhor Filme do Júri Popular
Melhor roteiro
Melhor direção de arte
Melhor Trilha Sonora de Filme Brasileiro.
Festival de Miami
Ganhou
Melhor Filme