O Tempo e o Vento
Média
4,1
359 notas

36 Críticas do usuário

5
10 críticas
4
7 críticas
3
12 críticas
2
4 críticas
1
3 críticas
0
0 crítica
Organizar por
Críticas mais úteis Críticas mais recentes Por usuários que mais publicaram críticas Por usuários com mais seguidores
Bianca A.
Bianca A.

2 seguidores 1 crítica Seguir usuário

4,0
Enviada em 29 de setembro de 2013
Não vou comentar nenhuma cena, nem nada que possa revelar algo a aqueles que nao conhecem a historia deste filme, mas quero ressaltar a maestria de interpretação da Fernanda Montenegro, que me emocionou em todas as cenas que participou, a ternura com que ela olha para o seu Capitão Rodrigo trasmite todo o amor que Bibiana sentiu por este homem, Fernanda mostrou porque é uma atriz de primeira linha.Já o Thiago Lacerda simplesmente tirou o Capitão Rodrigo da minha imaginação e colocou nas telas. Era exatamente assim que eu imaginava Rodrigo durante todas as tantas vezes que lia o livro. O Tempo e O Vento foi o primeiro livro madulto que li,Rodrigo o primeiro homem por quem me apaixonei, a miniserie é lebrança mais antiga que tenho, e hoje revivi todas estas emoções no cinema. Enfim, gostaria apenas de dizer que este é um dos maiores lançamentos do ano, e quem nao assistiu, não deve perder tempo, porque vale muito a pena! Fotografia linda, paisagens maravilhosas de deixar qualquer gaúcho orgulhoso do seu pampa, também compõe este trabalho maravilhoso!
Danilo J.
Danilo J.

12 seguidores 5 críticas Seguir usuário

5,0
Enviada em 28 de setembro de 2013
Uma obra adaptada de uma grande clássico da literatura brasileira merece carinho na hora de ir para as telonas e nesse ponto, "O tempo e o vento" não me decepcionou. Por se tratar de uma obra vasta e extensa, as mais de duas horas de filme parecerão arrastadas. Mas a belíssima fotografia e as grandes atuações valem o ingresso. Fernanda Montenegro esteve magistral nesse filme, conduzindo muito bem a narrativa e ela prova mais uma vez por que ela é uma das grandes atrizes do Brasil. Thiago Lacerda esteve perfeito como o capitão Rodrigo, não deixando a desejar no papel que já foi de Tarcísio Meira. Marjorie Estiano merece - E MUITO - ser elogiada pela ascensão como atriz: a sua Bibiana na juventude teve toda a doçura e delicadeza que a personagem pedia. Também foi ótimo ver grandes atores como Luiz Carlos Vasconcelos, Cyria Coentro - que também esteve excelente na novela das seis e no filme do Gonzaga - Cléo Pires, que foi uma surpresa positiva como Ana Terra, Leonardo Medeiros, César Trancoso, entre outros. Saí do cinema emocionado e isso me bastou.
anônimo
Um visitante
3,0
Enviada em 11 de julho de 2014
O cinema nacional,é mesmo ao mesmo tempo que traz,péssimas comédias sem nenhum tipo de roteiro,consegue trazer boas histórias,que são bem trabalhadas.O Tempo e o Vento,é uma mistura agradável de boas atuações,com uma história bacana.Típica fotografia e figurino de novela das 6,a trama que no começo parece bem parada,consegue despertar interesse do meio para o fim.
Fernando M.
Fernando M.

33 seguidores 51 críticas Seguir usuário

3,5
Enviada em 14 de fevereiro de 2015
"O Tempo e o Vento" é mais televisão que cinema. Mas, e daí?

"O Tempo e o Vento" tem excesso de trilha sonora. Mas, e daí?

"O Tempo e o Vento" foi um dos mais emocionantes filmes brasileiros que eu já vi até hoje. Gostei muito de Bibiana. Fernanda Montenegro está sempre excelente, e eu confesso que sou fã dessa atriz de invejável talento, que vai se tornando cada vez mais incrível com o passar da idade....

Com tons bem convincentes está Thiago Lacerda fazendo o bonachão Capitão Rodrigo Cambará. No mais, o filme excede em certos maneirismos (como colocar lua, pôr-do-sol, amanhecer, várias vezes) e passa rápido demais os fatos e as personagens de quase 150 anos de história, desenvolvendo quase nada algumas personagens secundárias...

Mas a história respira emoção, respira poesia, denuncia entrega dos atores aos personagens. Nas imagens, nas músicas, nos olhares, nos gestos. É difícil segurar a lágrima diante de tanta poesia visual.

"O Tempo e o Vento", do jeito que está, tinha tudo para ser uma excepcional minissérie da Globo. Dá a sensação que o filme poderia ser mais longo, poderia ter mais gás, virar até mesmo uma trilogia, ter se desenvolvido mais. Mas não.

Jayme Monjardim prova que, fazendo cinema, ele continua sendo um grande diretor de telenovelas. E fez muito bem.
Pati Lima
Pati Lima

43 seguidores 84 críticas Seguir usuário

3,5
Enviada em 5 de outubro de 2013
Gostei do filme. Já pelo trailer e pela história se entende que tem estilo antigo; imagens, situações, então não vá esperando tecnologia nem um filme muito agitado. Mas é uma bela história e não só para mulheres. Pra mim pelo menos o cinema brasileiro tem surpreendido muito, mas ainda existe muito preconceito. Se fosse um filme estrangeiro narrando a mesma história da mesma forma, mas com atores famosos poderia ser melhor "visto". O TEMPO E O VENTO: ótimas atuações, como é bom falar de amor...
isabellaroga
isabellaroga

10 seguidores 24 críticas Seguir usuário

3,5
Enviada em 4 de outubro de 2013
Belíssima fotografia e excelente direção! Fernanda Montenegro está magistral e Tiago Lacerda trouxe de volta o capitão Rodrigo! Para que leu o livro ou assistiu a série, fica a impressão de que tudo ficou muito corrido. Porém o conteúdo e as performances superaram estes obstáculos! Vale a pena!
Mr. Hendrickson
Mr. Hendrickson

39 seguidores 9 críticas Seguir usuário

5,0
Enviada em 1 de outubro de 2013
Um épico impecável, orgulho para o cinema nacional!

...

Ainda me encontro estupefato ao lembrar de "O Tempo e o Vento" que assisti na pré-estreia . Entre fotos e entrevistas com o diretor e alguns atores, cheguei a sala do cinema meio eufórico, ao me sentar a poltrona fui impactado com imagens lindas de uma fotografia impecável combinado com excelente som, completado com os dialogos perfeitos dos atores. Esta combinação toda me fez gritar, em pensamento, adjetivos nada apropriados, para descrever o que estava sentindo. Ahh meus amigos, uma experiência inacreditável, a cada cena meu olhos não acreditavam no que via na fotografia do filme, nos diálogos a admiração era espantosamente deliciosa, quando entrava a trilha sonora o golpe era fatal, as lágrimas corriam por meus olhos. Esta emoção toda era inexplicável, apesar da historia ser linda não foi ela a responsável por me impactar e sim toda a competência do diretor Jayme Monjardim em conseguir extrair de mim um sentimento tão difícil que poucos filmes conseguiram, arrisco dizer que neste conjunto, fotografia/som, foi o mais perfeito que já vi.

"O Tempo e o Vento" é repleto de imagens lindas com tomadas fechadas ambientalizado no sul do Brasil, adaptado do romance de Érico Veríssimo tem no cinema praticamente os mesmos diálogos da mini-serie que a globo exibiu da década de 80 e eles ainda permanecem atuais, lindos e cômicos. Os personagens sao interpretados magnificamente por todos os atores, inclusive os secundários, completando a magia deste épico.

Para mim um dos melhores filmes de minha vida. Tive a satisfação de conversar com Monjardim após a sessão de pré-estreia em Curitiba, afinal eu não poderia ir embora sem dar honra e agradecimento a quem contribuiu para aqueles momentos incríveis de sensações inexplicáveis. Nesta pequena conversa falei a respeito do que senti e o agradeci por contribuir para nosso cinema, me agradeceu atenciosamente comentando a respeito do receio de competir com as comédias nacionais desta nova leva, neste aspecto minha satisfação foi positiva segundo ele.

Há muito o que se falar sobre este filme, mas para isto temos que sentar em uma roda de chopp com bastante tempo disponível.

"O Tempo e o Vento", O épico nacional, uma obra de arte do cinema digno de Oscar.

...

Só sei que foi assim!
Ricardo L.
Ricardo L.

63.219 seguidores 3.205 críticas Seguir usuário

2,5
Enviada em 4 de março de 2016
Nota 2,5 graças a nossa maior atriz brasileira Fernanda Montenegro que tem uma boa atuação e a bela fotografia e só, pois o roteiro é muito ruim, sem beira e e sem neira, desenvolvimento da história é triste em todos os sentidos, ou seja o filme é fraquinho, fraquinho!
Almir S.
Almir S.

305 seguidores 214 críticas Seguir usuário

1,5
Enviada em 4 de janeiro de 2014
RUIM. A primeira parte realmente são boas, até Cleo Pires conseguiu atuar bem, mas daí em diante o filme fica chato pra caramba, com cenas cortadas, corridas, a personagem da marjorie fala só uma duzia de palavras no filme todo, O Thiago Lacerda continua um ator muito chato. Um final muito do sem graça.
Perdi meu tempo com a esperança de ver um filme brasileiro emocionante.
Diogo Codiceira
Diogo Codiceira

22 seguidores 801 críticas Seguir usuário

2,5
Enviada em 13 de maio de 2025
O tempo e O vento contou com a direção de Jayme Monjardim e contou com roteiro de Letícia Wierzchowski, Marcelo Ruas e Tabajara Ruas. O filme foi baseado no primeiro volume da série O tempo e o Vento de Érico Veríssimo. O filme procura conta a história da família Terra-Cambará durante dois séculos. Rodrigo Cambará (Thiago Lacerda) aparece para a Dona Bibiana (Fernanda Montenegro) e juntos se recordam dos seus antepassados. Monjardim reata a parceria com Letícia e Ruas após ter trabalhado junto “A casa das setes mulheres”. A tentativa da direção foi de evocar algo épico para o filme, e muito se viu parecido com a obra anterior citada: uma interessante trilha sonora e paisagem deslumbrante, mas uma dramaturgia que deixa muito a desejar (especialmente porque estamos tratando de uma das obras mais importantes da literatura brasileira). O primeiro ato foi algo pavoroso, pois faltou a devida profundidade em todos os personagens envolvidos na trama. O filme melhora um pouco com o seu segundo ato na qual os personagens são tratados de uma melhor forma e tendo mais tempo de tela. Vale lembrar que a trama não é linear, e basicamente começa com o final, e Bibiana relembra em seu leito de morte toda a trajetória de sua família. O destaque do filme são as atuações de Fernanda Montenegro (mesmo tendo a impressão que a personagem não foi tão bem aproveitada e tivemos ainda a sua divisão com Marjorie Estiano interpretando ela mais jovem) e de Paulo Goulart na pele do coronel (inclusive uma das suas últimas aparições em tela). De resto, a Cléo Pires e Thiago Lacerda não consegue convencer em seus papeis. No mais, o filme ainda demostrar a cultura gaúcha nos pampas e seus valores culturais e históricos, sem a devida profundidade.
Quer ver mais críticas?
  • As últimas críticas do AdoroCinema
  • Melhores filmes
  • Melhores filmes de acordo a imprensa