Feito durante o período de liberalismo após a morte de Joseph Stalin, o filme foi restaurado por Mosfilm sob a liderança da diretora general Karen Shakhnazarov. A versão digital em definição 2K, com base no negativo original, foi supervisionada pelo chefe de restauração Igor Bogdasarov. Essa versão foi lançada no Festival de Berlim 2018.
Palma de Ouro no Festival de Cannes de 1958. A atriz Tatiana Samoilova recebeu uma menção especial.
Indicado ao Bafta de melhor filme estrangeiro e melhor atriz estrangeira - Tatiana Samoilova - em 1959.
Primeira produção russa a receber a Palma de Ouro de melhor filme.
Com a morte de Stalin em 1953, o "culto de personalidade" que fazia parte de muitos filmes soviéticos durante seu reinado passou a relaxar. Quando Voam as Cegonhas causou um alvorço quando foi lançado por desviar desse conceito.
Uma das características mais notáveis do filme é o então revolucionário uso da câmera de mão pelo cineasta Sergey Urusevskiy. Ele tinha aprendido a filmar assim quando era cinegrafista militar durante a guerra.
Esse é um dos filmes favoritos de Francis Ford Coppola e Martin Scorsese.
Quando o filme foi lançado na União Soviética, causou uma sensação nova no público afastado do papel da propaganda. Pela primeira vez, o público podia desabar pela dor de perder milhões do seu povo na guerra. Também foi a primeira vez que temas como o mercado negro e especulações de guerra apareceram no cinema.
Até dezembro de 2013, era o único filme russo a vencer o prêmio de Melhor Fotografia de Golden Palm no Festival de Cannes.
A obra é o marco de uma nova era do cinema soviético. Enquanto Stalin comandava o país, os filmes de guerra eram limitados a mostrar apenas vitórias e celebrar a URSS.
Mikhail Kalatozov passou muitos anos em Los Angeles com uma tarefa diplomática, onde ele passou a admirar o trabalho de Frank Borzage, King Vidor e Vincente Minnelli
Incluído entre os "1001 Filmes Que Você Tem Que Assistir Antes de Morrer", editado por Steven Schneider em 2003.