Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
Estado de Minas
por Walter Sebastião
É uma história envolvente, com reviravoltas, sem apelo ao emocionalismo, com tom e ritmo narrativos que crescem até a última cena. E, aspecto que dá sabor especial ao filme, nenhum dos personagens é reduzido a caricatura, pré-julgado ou desumanizado.
A crítica completa está disponível no site Estado de Minas
Estado de São Paulo
por Luiz Zanin
Um filme de uma força extraordinária. Constrói com sabedoria e paciência o clima para o que virá de chocante mais tarde.
A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo
Instituto Moreira Salles
por José Geraldo Couto
O acerto fundamental de Mungiu está em centrar no corpo de Alina, e não no terreno abstrato das ideias, o embate entre desejo e opressão. É a nudez da moça que desestabiliza a fé ...
A crítica completa está disponível no site Instituto Moreira Salles
Cineweb
por Neusa Barbosa
Sempre muito rigoroso na elaboração de suas histórias e na composição de seus planos, Mungiu construiu um relato consistente e assustador.
A crítica completa está disponível no site Cineweb
Folha de São Paulo
por Cássio Starling Carlos
O imobilismo moral desse universo ganha peso com a câmera quase sempre fixa, que capta a tensão nos diálogos e um erotismo latente que, bloqueado, ressurge na forma de uma estranha histeria que consome o corpo e a alma da jovem Alina.
A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo
New York Times
por Manohla Dargis
A história é surpreendente, e mesmo que Mungiu tenha clara simpatia por Alina, ela não torna sua história sentimental, nem a condena.
A crítica completa está disponível no site New York Times
O Globo
por Carlos Helí de Almeida
Com a sutileza que é característica de seu cinema, Mungiu confronta conceitos de fé, ciência e fanatismo religioso contra as regras sociais de uma Romênia ainda arcaica, tentando encontrar seu lugar no mundo contemporâneo ...
A crítica completa está disponível no site O Globo
Omelete
por Marcelo Hessel
Seco e desafetado, particularmente puxado para um humor bastante negro, cruel mesmo, que usa o absurdo de situações rotineiras para fins tragicômicos.
A crítica completa está disponível no site Omelete
Screen International
por Dan Fainaru
Uma interpretação incomum de um caso de exorcismo na Romênia, que deve dividir tanto a crítica quanto o público, alguns considerando uma obra prima, e outros reclamando da duração e pretensão excessivas. Mas ele não vai passar despercebido.
A crítica completa está disponível no site Screen International
The Guardian
por Peter Bradshaw
Cativante, misterioso e intimamente inquietante - uma demonstração terrível de como a pobreza cria um espaço que o medo irracional acaba preenchendo.
A crítica completa está disponível no site The Guardian
The Hollywood Reporter
por Stephen Dalton
Felizmente, Mungiu evita julgar seus personagens durante todo o filme [...] Mungiu reúne um elenco interessante, com rostos que retém nossa atenção.
A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter
Télérama
por Pierre Murat
Com sua câmera que lhe serve de bisturi, o cineasta disseca, em cenas austeras e intensas, e com uma espécie de raiva fria, a hipocrisia de um poder (religioso, político) ...
A crítica completa está disponível no site Télérama
Preview
por Mariane Morisawa
Aqui e ali, fica fácil que a vida na Romênia não é fácil, ainda que o diretor não pretenda fazer denúncia. Apesar de tudo isso, "Além das Montanhas" se ressente de uma certa repetição e falta de vigor.
A crítica completa está disponível no site Preview
Revista Interlúdio
por Sérgio Alpendre
Há rigor na encenação, mas esse rigor é submetido à liberdade das atrizes, o que não impede que o registro seja frio, quase científico.
A crítica completa está disponível no site Revista Interlúdio
Variety
por Justin Chang
As tensões entre o espiritual e o secular, o coletivo e o individual são examinadas de modo inteligente, muito sugestivo, mas não inteiramente satisfatório em "Além das Montanhas".
A crítica completa está disponível no site Variety
Zero Hora
por Marcelo Perrone
No decorrer de quase duas horas e meia, Mungiu mantém o espectador à distância, para o bem (a proposta do olhar observador é representada na bela fotografia captada entre sombras e emoldurada em composições que remetem a pinturas) e para o mal (não permite maior empatia pelos personagens, sobre os quais pouco é revelado).
A crítica completa está disponível no site Zero Hora
Quer ver mais críticas?
As últimas críticas do AdoroCinema
Melhores filmes
Melhores filmes de acordo a imprensa
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade
Estado de Minas
É uma história envolvente, com reviravoltas, sem apelo ao emocionalismo, com tom e ritmo narrativos que crescem até a última cena. E, aspecto que dá sabor especial ao filme, nenhum dos personagens é reduzido a caricatura, pré-julgado ou desumanizado.
Estado de São Paulo
Um filme de uma força extraordinária. Constrói com sabedoria e paciência o clima para o que virá de chocante mais tarde.
Instituto Moreira Salles
O acerto fundamental de Mungiu está em centrar no corpo de Alina, e não no terreno abstrato das ideias, o embate entre desejo e opressão. É a nudez da moça que desestabiliza a fé ...
Cineweb
Sempre muito rigoroso na elaboração de suas histórias e na composição de seus planos, Mungiu construiu um relato consistente e assustador.
Folha de São Paulo
O imobilismo moral desse universo ganha peso com a câmera quase sempre fixa, que capta a tensão nos diálogos e um erotismo latente que, bloqueado, ressurge na forma de uma estranha histeria que consome o corpo e a alma da jovem Alina.
New York Times
A história é surpreendente, e mesmo que Mungiu tenha clara simpatia por Alina, ela não torna sua história sentimental, nem a condena.
O Globo
Com a sutileza que é característica de seu cinema, Mungiu confronta conceitos de fé, ciência e fanatismo religioso contra as regras sociais de uma Romênia ainda arcaica, tentando encontrar seu lugar no mundo contemporâneo ...
Omelete
Seco e desafetado, particularmente puxado para um humor bastante negro, cruel mesmo, que usa o absurdo de situações rotineiras para fins tragicômicos.
Screen International
Uma interpretação incomum de um caso de exorcismo na Romênia, que deve dividir tanto a crítica quanto o público, alguns considerando uma obra prima, e outros reclamando da duração e pretensão excessivas. Mas ele não vai passar despercebido.
The Guardian
Cativante, misterioso e intimamente inquietante - uma demonstração terrível de como a pobreza cria um espaço que o medo irracional acaba preenchendo.
The Hollywood Reporter
Felizmente, Mungiu evita julgar seus personagens durante todo o filme [...] Mungiu reúne um elenco interessante, com rostos que retém nossa atenção.
Télérama
Com sua câmera que lhe serve de bisturi, o cineasta disseca, em cenas austeras e intensas, e com uma espécie de raiva fria, a hipocrisia de um poder (religioso, político) ...
Preview
Aqui e ali, fica fácil que a vida na Romênia não é fácil, ainda que o diretor não pretenda fazer denúncia. Apesar de tudo isso, "Além das Montanhas" se ressente de uma certa repetição e falta de vigor.
Revista Interlúdio
Há rigor na encenação, mas esse rigor é submetido à liberdade das atrizes, o que não impede que o registro seja frio, quase científico.
Variety
As tensões entre o espiritual e o secular, o coletivo e o individual são examinadas de modo inteligente, muito sugestivo, mas não inteiramente satisfatório em "Além das Montanhas".
Zero Hora
No decorrer de quase duas horas e meia, Mungiu mantém o espectador à distância, para o bem (a proposta do olhar observador é representada na bela fotografia captada entre sombras e emoldurada em composições que remetem a pinturas) e para o mal (não permite maior empatia pelos personagens, sobre os quais pouco é revelado).