Minha conta
    Além das Montanhas
    Média
    3,9
    36 notas
    Você assistiu Além das Montanhas ?

    6 Críticas do usuário

    5
    1 crítica
    4
    3 críticas
    3
    2 críticas
    2
    0 crítica
    1
    0 crítica
    0
    0 crítica
    Organizar por
    Críticas mais úteis Críticas mais recentes Por usuários que mais publicaram críticas Por usuários com mais seguidores
    Adriano Côrtes Santos
    Adriano Côrtes Santos

    737 seguidores 897 críticas Seguir usuário

    4,0
    Enviada em 10 de dezembro de 2024
    Além das Montanhas (2012) é um filme de ritmo deliberadamente lento e rigor formal, com cenas longas e sem cortes, que podem ultrapassar 10 minutos, e uma câmera fixa, refletindo uma interpretação naturalista. A obra, marcada pela precisão dos enquadramentos e um estilo contido, segue os passos de Alina e Voichita, duas amigas que, após se separarem na adolescência, tomam caminhos diferentes na vida: Alina parte para a Alemanha, enquanto Voichita se torna freira em um convento ortodoxo na Romênia rural. Anos depois, Alina retorna com o desejo de tirar Voichita do convento e reatar o romance entre elas, mas Voichita acredita que pode convertê-la à fé cristã.

    Baseado em um evento real de 2005, o filme explora os limites da fé e o poder da Igreja, especialmente em uma Romênia onde há mais igrejas do que escolas. Dirigido por Cristian Mungiu, o filme é um alerta sobre como a Igreja influencia as pessoas mais humildes, e foi aplaudido em Cannes, conquistando prêmios de Melhor Roteiro e Melhor Atriz para as protagonistas, Cosmina Stratan e Cristina Flutur. O elenco como um todo, incluindo o ator que interpreta o padre, merece destaque por seu trabalho conjunto. Apesar de seu ritmo pausado, Além das Montanhas se destaca pela profundidade emocional e a complexidade dos personagens. Um filme para se sentir e refletir.
    Eduardo P.
    Eduardo P.

    81 seguidores 98 críticas Seguir usuário

    4,0
    Enviada em 24 de março de 2013
    O filme conta uma fascinante história real de duas mulheres que eram muito próximas no orfanato onde cresceram e que por desventuras da vida se separaram. Anos depois - quando começa o filme -, elas se encontram novamente. Uma delas se tornou uma freira e a outra, uma mulher perdida e carente por atenção. O diretor cria um clima de isolamento e tensão, mas ele não quer se envolver demais com suas personagens (isso poderia deixar sua visão imparcial), então ele sabe dar o distanciamento apropriado. O roteiro é o mais ponto alto, ele constrói as personagens e as situações de forma cuidadosa, todos as opiniões, todas as dúvidas são trabalhadas, nada fica em branco, ele aborda tudo, certas vezes até com um humor sórdido muito interessante, e, assim, o filme consegue estabelecer o clima de falsa paz. E quando o caos toma conta, os temas vão se tornando mais claros e desafiadores e, ao fim, a conclusão virá em tom marcante e, de certa forma, poético. O ótimo elenco é recheado de vários rostos femininos talentosos, mas o destaque, claro, vai para a dupla principal que dividiram o prêmio de melhor atriz no festival de Cannes. Pessoalmente, acho que Cristina Flutur se destaca um pouco mais. Ela consegue transparecer seus conflitos internos, sua urgência de partir e sua paixão de forma assustadora, Cosmina Stratan também é boa, ele transmite delicadeza e sofrimento de forma competente. Ainda acho que Marrion Cottillard, com seu trabalho incrivelmente humano, vulnerável e, com o passar do filme, luminoso em "Ferrugem e Osso", estar um pouco acima delas, mas reconheço o talento dessa dupla interessante de atrizes romenas.
    danicarreis
    danicarreis

    43 seguidores 70 críticas Seguir usuário

    3,5
    Enviada em 7 de maio de 2013
    Um bom filme, um roteiro bem interessante, excelentes atuações! Apenas achei longo demais (quase 2h e meia de duração) e, na minha opinião, algumas cenas poderiam ser um pouco mais curtas. Acredito que com o objetivo de passar o isolamento em que vivem os personagens que residem no monastério, o tom de voz usado é baixo, os ambientes não são muito iluminados e, por conta de algumas cenas serem extensas demais, em alguns momentos achei cansativo... Porém, certamente trata-se de um bom filme, que traz a reflexão a respeito de várias questões, inclusive acerca do fanatismo religioso... O mais surpreendente é saber, no final do filme, que foi baseado em uma história real...
    ppzbastos
    ppzbastos

    8 seguidores 3 críticas Seguir usuário

    5,0
    Enviada em 16 de março de 2013
    É talvez o melhor filme sobre religião que já vi, certamente o melhor sobre fanatismo religioso, não muçulmano ou judaico, mas europeu. O paralelismo entre convento e instituição hospitalar-psiquiátrica é perturbador, não há normalidade possível em uma cultura relativista nem refúgios de um mundo sem coração. Ainda passa em Campinas no longínquo e excelente Topázio. Recomendadíssimo.
    Anderson  L.
    Anderson L.

    2 seguidores 18 críticas Seguir usuário

    4,0
    Enviada em 26 de julho de 2013
    Um filme sensível e muito bem feito tanto tecnicamente, estruturalmente e artisticamente.
    Jorge S
    Jorge S

    1 crítica Seguir usuário

    3,5
    Enviada em 8 de agosto de 2019
    Quero este filme (entre outros), mas não consigo nenhum site para baixar (ou comprar). Sempre visito Adoro Cinema e gostaria de receber alguma pista de vocês.
    Aguardo, se possível, neste e.mail spoiler:
    Quer ver mais críticas?
    • As últimas críticas do AdoroCinema
    • Melhores filmes
    • Melhores filmes de acordo a imprensa
    Back to Top