O canto do cisne
por Francisco RussoO cinema contemporâneo, tão incisivo em atingir corações e mentes dos jovens, parece deixar de lado questões relacionadas à terceira idade. Vez ou outra surge um filme que aborda o assunto, como Elsa & Fred ou Vênus, mas são casos esporádicos vindos de filmografias bem distintas. Desta vez, quem apresenta um exemplar sobre o tema é o cinema uruguaio. É de lá que vem este simples e singelo Sr. Kaplan, um filme de pessoas que estão em busca de reconhecimento.
O personagem principal é Jacobo Kaplan, 76 anos, que está entediado. Além de ter que lidar com as limitações impostas pela idade, ele sente que não deixou sua marca ainda, aquela pela qual será lembrado pela eternidade – e isto o incomoda, muito! Quando, por acaso, sua neta comenta sobre um velho alemão que vive isolado em uma praia distante, Jacobo logo o associa à história de Adolph Eichmann, o criador da logística de extermínio dos judeus durante a Segunda Guerra Mundial que, após a derrocada de Hitler, se refugiou na Argentina. Descoberto pelo serviço secreto israelense, foi capturado e levado às escondidas para ser julgado. Jacobo quer o mesmo, não propriamente para que o suposto nazista seja punido mas para que fique registrado na História.
É claro que, quando as investigações começam de fato, há muitas pontas soltas facilmente identificáveis pelo espectador. O esforço de Jacobo naquela que, talvez, seja a última aventura de sua vida ganha tons obsessivos e esperançosos, especialmente para seu companheiro de investigação, Wilson Contreras, cuja vida é repleta de desilusões. No fundo, o que ambos querem é valorização, pelo que fazem e o que podem fazer. É esta a grande jornada empregada pela dupla, que ganha ares de faroeste na reta final. Homenagem explícita ao gênero feita pelo diretor Alvaro Brechner, com uma pitada de ironia devido à idade dos envolvidos.
Sr. Kaplan é um filme bem intencionado que prende a atenção, apesar de muito mais devido às peculiaridades de seus personagens principais do que propriamente à qualidade da história, que conta com algumas situações mal resolvidas. Interessante, pelo tema e aspirações retratadas.