Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
Papo de Cinema
por Matheus Bonez
É neste embate silencioso (já que os personagens só se encontram próximo ao fim do filme) que Atom mostra sua sensibilidade para narrar uma história que, por muito pouco, poderia cair no velho clichê do drama de tribunal.
A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema
Cineweb
por Rodrigo Zavala
Um dos pontos altos deste trabalho recai sobre o elenco, que compartilha a preocupação com a tragédia. A sutileza com que mostram a impotência ou beligerância frente às circunstâncias estão bem alinhadas ao que Egoyan preza em seu cinema.
A crítica completa está disponível no site Cineweb
Almanaque Virtual
por Emmanuela Oliveira
O maior mérito do filme, que constantemente evita o pecado pelo excesso na reconstituição de uma realidade naturalmente complexa, é evidenciar o julgamento, seja ele no tribunal ou não, alimentado pelo preconceito.
A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual
Cinema com Rapadura
por Arthur Grieser
[...] “Sem Evidências” é um thriller razoável, que se sustenta pela angustiante atmosfera de tensão muito bem construída, reforçada por uma trilha sonora eficiente, mas acaba se sabotando com uma estrutura irregular e nos excessos visuais e expositivos.
A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura
Cinemascope
por Luciana Ramos
[...] o filme torna-se interessante por reconstituir todo o caminhar das investigações (e mostrar o ódio exaltado da comunidade) mas toda essa preocupação técnica acaba traindo o seu proposito maior de impactar o espectador. Cabe afirmar que em nenhum momento ele adquire tom panfletário e exime os acusados completamente;
A crítica completa está disponível no site Cinemascope
Cineplayers
por Guilherme Bakunin
As emoções são contidas e o drama é pouco carregado. O embate entre a verdade e a ficção interessa muito mais, e o horror em razão da conspiração contrasta melancolicamente com o horror dos próprios assassinatos.
A crítica completa está disponível no site Cineplayers
Gazeta do Povo
por Paulo Camargo
A grande qualidade de "Sem Evidências" [...] é ser um antithriller hollywoodiano, sem direto a revelações catárticas, punições exemplares ou a um desfecho redentor, que lave a alma do espectador.
A crítica completa está disponível no site Gazeta do Povo
Zero Hora
por Roger Lerina
Abrindo mão de explorar aspectos narrativamente ricos, como o trauma causado na comunidade pobre pelo triplo homicídio verídico, "Sem Evidências" prefere apostar na fórmula do enigma policialesco e do thriller de tribunal, na linha de séries de TV tipo Law & Order – perdendo assim a chance de adensar a abordagem de uma história complexa e perturbadora.
A crítica completa está disponível no site Zero Hora
Folha de São Paulo
por Ricardo Calil
Há algo de errado com um filme dramático em que você passa metade da projeção pensando se o ator britânico Colin Firth está ou não fazendo uma boa imitação do sotaque caipira americano.
A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo
Preview
por Mariane Morisawa
Um longa-metragem de ficção baseado em história real tem sérios problemas quando consegue emocionar menos do que documentários feitos sobre o mesmo acontecimento. [...] Um drama policial e de tribunal sem sal e sem emoção.
A crítica completa está disponível no site Preview
Screen International
por Anthony Kaufman
Menos "baseado numa história real" do que uma simples tradução [dos fatos], o filme permanece tão fiel ao seu material de origem que nunca se torna uma experiência cinematográfica.
A crítica completa está disponível no site Screen International
Variety
por Scott Foundas
O resultado é um projeto superficial e pesado, capaz de transformar uma fascinante história de preconceito em uma cidade pequena e de erros da justiça em um drama de tribunal surpreendentemente sério.
A crítica completa está disponível no site Variety
The Guardian
por Catherine Shoard
"Sem Evidências" reduz uma história complexa e extraordinária a uma novela. [...] O roteiro e o ritmo são tão esfarrapados que prejudicam uma história que, no papel, estaria repleta de revelações incríveis e terríveis ironias. Este é um fracasso mórbido e sentimental, e o pior filme do festival de Toronto.
A crítica completa está disponível no site The Guardian
Quer ver mais críticas?
As últimas críticas do AdoroCinema
Melhores filmes
Melhores filmes de acordo a imprensa
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade
Papo de Cinema
É neste embate silencioso (já que os personagens só se encontram próximo ao fim do filme) que Atom mostra sua sensibilidade para narrar uma história que, por muito pouco, poderia cair no velho clichê do drama de tribunal.
Cineweb
Um dos pontos altos deste trabalho recai sobre o elenco, que compartilha a preocupação com a tragédia. A sutileza com que mostram a impotência ou beligerância frente às circunstâncias estão bem alinhadas ao que Egoyan preza em seu cinema.
Almanaque Virtual
O maior mérito do filme, que constantemente evita o pecado pelo excesso na reconstituição de uma realidade naturalmente complexa, é evidenciar o julgamento, seja ele no tribunal ou não, alimentado pelo preconceito.
Cinema com Rapadura
[...] “Sem Evidências” é um thriller razoável, que se sustenta pela angustiante atmosfera de tensão muito bem construída, reforçada por uma trilha sonora eficiente, mas acaba se sabotando com uma estrutura irregular e nos excessos visuais e expositivos.
Cinemascope
[...] o filme torna-se interessante por reconstituir todo o caminhar das investigações (e mostrar o ódio exaltado da comunidade) mas toda essa preocupação técnica acaba traindo o seu proposito maior de impactar o espectador. Cabe afirmar que em nenhum momento ele adquire tom panfletário e exime os acusados completamente;
Cineplayers
As emoções são contidas e o drama é pouco carregado. O embate entre a verdade e a ficção interessa muito mais, e o horror em razão da conspiração contrasta melancolicamente com o horror dos próprios assassinatos.
Gazeta do Povo
A grande qualidade de "Sem Evidências" [...] é ser um antithriller hollywoodiano, sem direto a revelações catárticas, punições exemplares ou a um desfecho redentor, que lave a alma do espectador.
Zero Hora
Abrindo mão de explorar aspectos narrativamente ricos, como o trauma causado na comunidade pobre pelo triplo homicídio verídico, "Sem Evidências" prefere apostar na fórmula do enigma policialesco e do thriller de tribunal, na linha de séries de TV tipo Law & Order – perdendo assim a chance de adensar a abordagem de uma história complexa e perturbadora.
Folha de São Paulo
Há algo de errado com um filme dramático em que você passa metade da projeção pensando se o ator britânico Colin Firth está ou não fazendo uma boa imitação do sotaque caipira americano.
Preview
Um longa-metragem de ficção baseado em história real tem sérios problemas quando consegue emocionar menos do que documentários feitos sobre o mesmo acontecimento. [...] Um drama policial e de tribunal sem sal e sem emoção.
Screen International
Menos "baseado numa história real" do que uma simples tradução [dos fatos], o filme permanece tão fiel ao seu material de origem que nunca se torna uma experiência cinematográfica.
Variety
O resultado é um projeto superficial e pesado, capaz de transformar uma fascinante história de preconceito em uma cidade pequena e de erros da justiça em um drama de tribunal surpreendentemente sério.
The Guardian
"Sem Evidências" reduz uma história complexa e extraordinária a uma novela. [...] O roteiro e o ritmo são tão esfarrapados que prejudicam uma história que, no papel, estaria repleta de revelações incríveis e terríveis ironias. Este é um fracasso mórbido e sentimental, e o pior filme do festival de Toronto.