Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
A Tarde
por João Carlos Sampaio
Eis uma obra madura, com pujança para se tornar um divisor de águas no cinema nacional. [...] Um filme que acredita no cinema, no engenho da construção de uma cena, no seu poder de provocar reações sem pirotecnias e feitos impossíveis.
A crítica completa está disponível no site A Tarde
CineClick
por Roberto Guerra
Apontando sua câmera para o mundano – que aqui é colocado em lugar de destaque -, o cineasta cria uma espécie de thriller de muitas camadas no qual a tensão e angústia são crescentes e desconcertantes para o espectador.
A crítica completa está disponível no site CineClick
Cinema em Cena
por Pablo Villaça
[O filme é] implacável ao retratar esta classe média como um grupo que, mesmo bem intencionado, parece cego às diferenças econômicas e sociais do país ...
A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena
Cineweb
por Alysson Oliveira
Kleber Mendonça Filho fez uma obra-prima, um filme que tem muito a dizer sobre o estado de coisas contemporâneo do país.
A crítica completa está disponível no site Cineweb
Estado de São Paulo
por Luiz Zanin
O filme detém-se, de maneira naturalista, no cotidiano dessas pessoas, registrando-as, sem julgar, da atormentada pelo ruído canino a outra que faz sexo com um eletrodoméstico. [...] Para resumir numa palavra: "O Som ao Redor" é um filmaço.
A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo
Folha de São Paulo
por Ricardo Calil
O ímpeto de usar todas as armas à disposição somado à maturidade para manejá-las tornam "O Som ao Redor" uma experiência rara no cinema brasileiro recente.
A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo
Gazeta do Povo
por Paulo Camargo
Com uma narrativa inteligente, de impressionante fluência, Mendonça opta pela contenção: faz um filme que nunca grita. Sugere, deixando espaço para que o espectador pense ...
A crítica completa está disponível no site Gazeta do Povo
New York Times
por A. O. Scott
A câmera de Mendonça passeia sorrateiramente entre os cômodos, como os intrusos que às vezes saltam os muros ou passam pelos corredores das casas, e ela expõe um mundo de relações complexas e contradições latentes.
A crítica completa está disponível no site New York Times
O Globo
por Consuelo Lins
Poucas vezes a tensão social urbana no Brasil foi filmada com tamanha crueza, perspicácia e humor, como em "O som ao redor".
A crítica completa está disponível no site O Globo
Revista Interlúdio
por Cesar Zamberlan
"O Som ao Redor" é um dos poucos, pouquíssimos, filmes no Brasil contemporâneo que dá conta destas relações que marcam o país pós Lula: esse crescimento econômico maluco que vem modificando a paisagem urbana e provocando algumas mudanças sociais bastante interessantes ...
A crítica completa está disponível no site Revista Interlúdio
Revista de Cinema
por Celso Sabadin
Prevalece a sensação do triste aprisionamento de todos aqueles personagens, cada qual deles refém de processos seculares da nossa história que, com o passar do tempo, se tornam mais agudos e mais insustentáveis.
A crítica completa está disponível no site Revista de Cinema
Rubens Ewald
por Rubens Ewald Filho
"O Som ao Redor" surpreende, interessa, informa, polemiza. É sempre muito interessante. Assista!
A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald
Variety
por Jay Weissberg
É muito claro que o excepcionalmente talentoso Kleber Mendonça Filho sabe muito bem o que está fazendo, e por quê. [...] "O Som ao Redor" é soberbamente construído, apresentando atuações maestrais e imagens belíssimas.
A crítica completa está disponível no site Variety
Preview
por Mariane Morisawa
O mosaico aqui não é imposto pela mão do roteirista e do diretor e, no entanto, toda a sociedade brasileira atual e sua relação com o passado estão ali expostas. O resultado é completo, como o Brasil merece.
A crítica completa está disponível no site Preview
Cinética
por Luiz Soares Júnior
O filme é construído com todos aqueles detalhes que "não deveríamos ver" na vida real, que não fomos feitos – por nossa altura, compleição física e psicológica, mas sobretudo por nossa integração às normas e aos desvarios que "o sono da Razão produz" – para ver.
A crítica completa está disponível no site Cinética
Omelete
por Marcelo Hessel
A chegada dos vigias é o pretexto para Mendonça fazer em "O Som ao Redor" um panorama da convivência problemática que temos hoje com os espaços públicos e privados nas grandes cidades ...
A crítica completa está disponível no site Omelete
Rolling Stone
por André Rodrigues
Este primeiro longa-metragem do realizador pernambucano Kleber Mendonça Filho [...] está impregnado de grandes cenas com tanto poder de sugestão e sentidos ocultos, que podem ser apreciadas várias vezes.
A crítica completa está disponível no site Rolling Stone
Screen International
por Stephen Dalton
Uma obra-prima do desconforto e da violência latente [...] O filme é poderoso, de deixa muitas questões suspensas.
A crítica completa está disponível no site Screen International
Revista Piauí
por Eduardo Escorel
A dificuldade de sustentar o interesse pelo que ocorre durante os 80' iniciais de "O som ao redor", decorre também da apatia do elenco [...]. A opção de Kleber Mendonça Filho por atuações em tom monocórdico empobrece os personagens.
A crítica completa está disponível no site Revista Piauí
Quer ver mais críticas?
As últimas críticas do AdoroCinema
Melhores filmes
Melhores filmes de acordo a imprensa
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade
A Tarde
Eis uma obra madura, com pujança para se tornar um divisor de águas no cinema nacional. [...] Um filme que acredita no cinema, no engenho da construção de uma cena, no seu poder de provocar reações sem pirotecnias e feitos impossíveis.
CineClick
Apontando sua câmera para o mundano – que aqui é colocado em lugar de destaque -, o cineasta cria uma espécie de thriller de muitas camadas no qual a tensão e angústia são crescentes e desconcertantes para o espectador.
Cinema em Cena
[O filme é] implacável ao retratar esta classe média como um grupo que, mesmo bem intencionado, parece cego às diferenças econômicas e sociais do país ...
Cineweb
Kleber Mendonça Filho fez uma obra-prima, um filme que tem muito a dizer sobre o estado de coisas contemporâneo do país.
Estado de São Paulo
O filme detém-se, de maneira naturalista, no cotidiano dessas pessoas, registrando-as, sem julgar, da atormentada pelo ruído canino a outra que faz sexo com um eletrodoméstico. [...] Para resumir numa palavra: "O Som ao Redor" é um filmaço.
Folha de São Paulo
O ímpeto de usar todas as armas à disposição somado à maturidade para manejá-las tornam "O Som ao Redor" uma experiência rara no cinema brasileiro recente.
Gazeta do Povo
Com uma narrativa inteligente, de impressionante fluência, Mendonça opta pela contenção: faz um filme que nunca grita. Sugere, deixando espaço para que o espectador pense ...
New York Times
A câmera de Mendonça passeia sorrateiramente entre os cômodos, como os intrusos que às vezes saltam os muros ou passam pelos corredores das casas, e ela expõe um mundo de relações complexas e contradições latentes.
O Globo
Poucas vezes a tensão social urbana no Brasil foi filmada com tamanha crueza, perspicácia e humor, como em "O som ao redor".
Revista Interlúdio
"O Som ao Redor" é um dos poucos, pouquíssimos, filmes no Brasil contemporâneo que dá conta destas relações que marcam o país pós Lula: esse crescimento econômico maluco que vem modificando a paisagem urbana e provocando algumas mudanças sociais bastante interessantes ...
Revista de Cinema
Prevalece a sensação do triste aprisionamento de todos aqueles personagens, cada qual deles refém de processos seculares da nossa história que, com o passar do tempo, se tornam mais agudos e mais insustentáveis.
Rubens Ewald
"O Som ao Redor" surpreende, interessa, informa, polemiza. É sempre muito interessante. Assista!
Variety
É muito claro que o excepcionalmente talentoso Kleber Mendonça Filho sabe muito bem o que está fazendo, e por quê. [...] "O Som ao Redor" é soberbamente construído, apresentando atuações maestrais e imagens belíssimas.
Preview
O mosaico aqui não é imposto pela mão do roteirista e do diretor e, no entanto, toda a sociedade brasileira atual e sua relação com o passado estão ali expostas. O resultado é completo, como o Brasil merece.
Cinética
O filme é construído com todos aqueles detalhes que "não deveríamos ver" na vida real, que não fomos feitos – por nossa altura, compleição física e psicológica, mas sobretudo por nossa integração às normas e aos desvarios que "o sono da Razão produz" – para ver.
Omelete
A chegada dos vigias é o pretexto para Mendonça fazer em "O Som ao Redor" um panorama da convivência problemática que temos hoje com os espaços públicos e privados nas grandes cidades ...
Rolling Stone
Este primeiro longa-metragem do realizador pernambucano Kleber Mendonça Filho [...] está impregnado de grandes cenas com tanto poder de sugestão e sentidos ocultos, que podem ser apreciadas várias vezes.
Screen International
Uma obra-prima do desconforto e da violência latente [...] O filme é poderoso, de deixa muitas questões suspensas.
Revista Piauí
A dificuldade de sustentar o interesse pelo que ocorre durante os 80' iniciais de "O som ao redor", decorre também da apatia do elenco [...]. A opção de Kleber Mendonça Filho por atuações em tom monocórdico empobrece os personagens.