Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
A Tarde
por Bruno Porciuncula
Cinebiografia do rei do Baião emociona e surpreende ao mostrar um homem que vivia para o povo, mas não dava atenção ao filho. O elenco se destaca neste filme ...
A crítica completa está disponível no site A Tarde
CineClick
por Roberto Guerra
... Um filme redondo, que não arrisca, mas que atinge com êxito seu propósito: chegar ao grande público com a tocante história de um dos maiores artistas populares brasileiros.
A crítica completa está disponível no site CineClick
Diário de Pernambuco
por Tatiana Meira
... Um presente para o público, pela fidelidade com que a trama é construída, pela roupagem musical, pelo registro da "intimidade" de um ídolo.
A crítica completa está disponível no site Diário de Pernambuco
Estado de Minas
por Sérgio Rodrigo Reis
O filme convence pelo roteiro bem amarrado, pela fotografia do Rio antigo e do Sertão, mas principalmente pela atuação do elenco bem escolhido.
A crítica completa está disponível no site Estado de Minas
Gazeta do Povo
por Paulo Camargo
[Breno Silveira conseguiu] realizar um filme que é popular em sua essência, mas jamais subestima o público, oferecendo-lhe uma história bem narrada, com ótimo elenco e uma produção requintada.
A crítica completa está disponível no site Gazeta do Povo
Instituto Moreira Salles
por José Geraldo Couto
"Gonzaga" é um filme que informa, entretém e comove, e aparentemente suas pretensões se resumem a isso.
A crítica completa está disponível no site Instituto Moreira Salles
Jornal do Brasil
por Juliana de Paiva
Tudo contribui para que o espectador se sinta cúmplice da história desses dois homens, indivíduos ricos em qualidades e tão cheios de falhas quanto a vida tornou possível, que nada mais querem, afinal, do que ser amigos.
A crítica completa está disponível no site Jornal do Brasil
O Globo
por Susana Schild
Com caprichada reconstituição de épocas, inspirada fotografia de Adrian Teijido, Breno [Silveira] conduz uma história conturbada, pródiga em elementos melodramáticos, apoiada em elenco impecável ...
A crítica completa está disponível no site O Globo
Rolling Stone
por Marcos Lauro
Todas as fases de Gonzagão estão bem representadas, com ótimas atuações: a infância, a saída de Exu ...
A crítica completa está disponível no site Rolling Stone
Veja
por Isabela Boscov
O diretor Breno Silveira faz uma junção muito interessante de drama íntimo, drama familiar e biografia de personalidades conhecidas.
A crítica completa está disponível no site Veja
Cinema com Rapadura
por Thiago César
[O filme] cria um vínculo afetivo muito grande ao dar maior importância à vida pessoal dos artistas em vez de apenas descrever suas carreiras profissionais, servindo como entretenimento e como informação cultural.
A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura
Cineweb
por Luiz Vita
O filme de Breno tem tudo para encantar o público: uma profunda história humana, calcada na difícil relação entre pai e filho, uma reconstituição de época muito bem cuidada, elenco afinadíssimo ...
A crítica completa está disponível no site Cineweb
Preview
por Suzana Uchôa Itiberê
A emoção transborda sem pieguice e o diretor mais uma vez estampa lindas paisagens nacionais.
A crítica completa está disponível no site Preview
Omelete
por Natália Bridi
"Gonzaga, de Pai para Filho" não consegue fugir da armadilha novelesca do cinema brasileiro comercial. Seu didatismo tira a consistência dos dramas vividos pelos personagens ...
A crítica completa está disponível no site Omelete
Cineplayers
por Bernardo D.I. Brum
Pensado e calculado para jamais ofender ou perturbar, apenas engrandecer e celebrar, o filme tem certamente valor em seu propósito, mas a nobreza de um conceito nunca deveria ser colocada à frente dos próprios méritos cinematográficos.
A crítica completa está disponível no site Cineplayers
Folha de São Paulo
por Inácio Araújo
Silveira estica a corda do melodrama até onde é possível: não só força a barra para que o espectador se comova (o uso abundante de música, a fotografia publicitária, tudo tem essa direção), também é preciso que os personagens vivam chorosos.
A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo
Revista Interlúdio
por Sérgio Alpendre
"Gonzaga – De Pai pra Filho" também fica no meio do caminho, principalmente pelo abuso de clichês que raramente são funcionais.
A crítica completa está disponível no site Revista Interlúdio
Rubens Ewald
por Rubens Ewald Filho
Resultado: um esboço do filme que poderia ter sido e não é nem sombra dos "Filhos de Francisco" do mesmo diretor e produtora.
A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald
Quer ver mais críticas?
As últimas críticas do AdoroCinema
Melhores filmes
Melhores filmes de acordo a imprensa
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade
A Tarde
Cinebiografia do rei do Baião emociona e surpreende ao mostrar um homem que vivia para o povo, mas não dava atenção ao filho. O elenco se destaca neste filme ...
CineClick
... Um filme redondo, que não arrisca, mas que atinge com êxito seu propósito: chegar ao grande público com a tocante história de um dos maiores artistas populares brasileiros.
Diário de Pernambuco
... Um presente para o público, pela fidelidade com que a trama é construída, pela roupagem musical, pelo registro da "intimidade" de um ídolo.
Estado de Minas
O filme convence pelo roteiro bem amarrado, pela fotografia do Rio antigo e do Sertão, mas principalmente pela atuação do elenco bem escolhido.
Gazeta do Povo
[Breno Silveira conseguiu] realizar um filme que é popular em sua essência, mas jamais subestima o público, oferecendo-lhe uma história bem narrada, com ótimo elenco e uma produção requintada.
Instituto Moreira Salles
"Gonzaga" é um filme que informa, entretém e comove, e aparentemente suas pretensões se resumem a isso.
Jornal do Brasil
Tudo contribui para que o espectador se sinta cúmplice da história desses dois homens, indivíduos ricos em qualidades e tão cheios de falhas quanto a vida tornou possível, que nada mais querem, afinal, do que ser amigos.
O Globo
Com caprichada reconstituição de épocas, inspirada fotografia de Adrian Teijido, Breno [Silveira] conduz uma história conturbada, pródiga em elementos melodramáticos, apoiada em elenco impecável ...
Rolling Stone
Todas as fases de Gonzagão estão bem representadas, com ótimas atuações: a infância, a saída de Exu ...
Veja
O diretor Breno Silveira faz uma junção muito interessante de drama íntimo, drama familiar e biografia de personalidades conhecidas.
Cinema com Rapadura
[O filme] cria um vínculo afetivo muito grande ao dar maior importância à vida pessoal dos artistas em vez de apenas descrever suas carreiras profissionais, servindo como entretenimento e como informação cultural.
Cineweb
O filme de Breno tem tudo para encantar o público: uma profunda história humana, calcada na difícil relação entre pai e filho, uma reconstituição de época muito bem cuidada, elenco afinadíssimo ...
Preview
A emoção transborda sem pieguice e o diretor mais uma vez estampa lindas paisagens nacionais.
Omelete
"Gonzaga, de Pai para Filho" não consegue fugir da armadilha novelesca do cinema brasileiro comercial. Seu didatismo tira a consistência dos dramas vividos pelos personagens ...
Cineplayers
Pensado e calculado para jamais ofender ou perturbar, apenas engrandecer e celebrar, o filme tem certamente valor em seu propósito, mas a nobreza de um conceito nunca deveria ser colocada à frente dos próprios méritos cinematográficos.
Folha de São Paulo
Silveira estica a corda do melodrama até onde é possível: não só força a barra para que o espectador se comova (o uso abundante de música, a fotografia publicitária, tudo tem essa direção), também é preciso que os personagens vivam chorosos.
Revista Interlúdio
"Gonzaga – De Pai pra Filho" também fica no meio do caminho, principalmente pelo abuso de clichês que raramente são funcionais.
Rubens Ewald
Resultado: um esboço do filme que poderia ter sido e não é nem sombra dos "Filhos de Francisco" do mesmo diretor e produtora.