Decidido a mudar seu destino, Gonzaga sai de casa jovem e segue para cidade grande em busca de novos horizontes e para apagar uma tristeza amorosa. Lá, ele conhece uma bela mulher, Odaléia (Nanda Costa), por quem se encanta. Após o nascimento do filho e complicações de saúde da esposa, ele decide voltar para a estrada para garantir os estudos e um futuro melhor para o herdeiro. Para isso, deixa o pequeno aos cuidados de amigos no Rio de Janeiro e sai pelo Brasil afora. Só não imaginava que essa distância entre eles faria crescer uma complicada relação, potencializada pelas personalidades fortes de ambos. Baseada em conversas realizadas entre pai e filho, essa é a história do cantor e sanfoneiro Luiz Gonzaga, também conhecido como O Rei do Baião ou Gonzagão, e de seu filho, popularmente chamado de Gonzaguinha.
Assista ao filme
SVOD / Streaming
Netflix
Por assinatura
Veja todas as opções de streaming
Críticas AdoroCinema
4,0
Muito bom
Gonzaga - De Pai pra Filho
Arretada de bom
por Roberto Cunha
O cineasta Breno Silveira conquistou o Brasil com o sucesso de 2 Filhos de Francisco, apresentou também em 2012 À Beira do Caminho, com canções de Roberto Carlos, e chega agora com outro filme com a música brasileira servindo de pano de fundo, no caso, as cantadas por Gonzagão e Gonzaguinha. Antes que você começe a pensar que o cara é um "tarado" pela MPB, perde tempo não, tenha certeza logo porque é fato consumado. E mais uma vez ele faz dela, a composição, um elemento para ajudar a contar a história.
Para entender rapidamente, o filme surgiu da audição de uma pilha de fitas cassete (os mais jovens nem devem saber o que diabos é isso) que registraram as conversas de pai e filho, numa espécie de acerto de contas com o passado. Cheinho de momentos marcantes na carreira de ambos, o longa vai contando, tintim por tintim, esse enredo de duas vidas norteadas pela música, mas desafinadas pela
"Gonzaga - De Pai para Filho" reúne condições para agradar aos fãs do "rei do baião" e do Gonzaguinha. O público é brindado com várias composições de sucesso do Gonzagão, mas quase nada se fala sobre a trejetória do filho. Boas atuações de Julio Andrade (caracterização perfeita, inclusive fisicamente) e Nanda Costa, como Odaléia. Bom rever Zezé Motta, mesmo num pequeno papel. Ótimas reconstituição de época, fotografia e ...
Leia Mais
Estevan Magno
5.124 seguidores
490 críticas
Seguir usuário
4,0
Enviada em 27 de dezembro de 2013
Filme muito emocionante e muito bem feito, uma das melhores produções nacionais do ano! Só o filme brasileiro para fazer um filme com muita emoção e sentimentalismo, nesse ramo nós somos profissionais. E com uma trilha muito bem encaixada com as músicas que marcaram época de Luiz Gonzaga e Gonzaguinha.
Um visitante
3,5
Enviada em 1 de novembro de 2013
A história desse grande artista nacional,é tão cheia de coisas pra mostrar que duas horas de filme,se parece que foi super o filme conta com perfeição,toda a trilha para o sucesso de Gonzaga.O diretor Breno Silveira,consegue dividir bem,belos momentos,que nos dar muita alegria de poder ver e também a fotografia do passado,que dar ainda mas valor a história.
Atuações são bem a parte,principalmente por Nivaldo Expedito e Júlio ...
Leia Mais
Diego M.
18 seguidores
14 críticas
Seguir usuário
4,5
Enviada em 24 de julho de 2015
É impossível em um filme de 2 horas contar toda a história do grande Rei do Baião e de seu filho Gonzaguinha. Porém o filme do diretor Breno Silveira, que já dirigiu "2 Filhos de Francisco", "Era uma vez" entre outros, ficou incrível. Além da história de dois dos principais expoentes musicais brasileiros(ainda que breve devido ao tempo de filme), a atuação de atores como Nanda Costa(Odaleia, mãe de Gonzaguinha), Julio ...
Leia Mais
Breno Silveira teve o primeiro contato com a história de Luiz Gonzaga e Gonzaguinha seis anos antes, quando recebeu uma caixa de fitas cassetes onde o filho entrevistava o pai.
Chambinho do Acordeon
Nivaldo Expedito de Carvalho, mais conhecido como Chambinho do Acordeon, foi selecionado entre mais de 5 mil candidatos para interpretar Luiz Gonzaga. Ele nunca tinha atuado antes. Sua inscrição para a disputa pelo papel, aliás, foi feita pela esposa, Daniela Piccino.
As filmagens
As filmagens começaram em 11 de dezembro de 2011, com a gravação de um show no Marco Zero, no Recife, com as presenças de Chambinho do Acordeon, Nando Cordel, Jozildo Sá e Santana. Depois, a equipe retomou as filmagens em fevereiro de 2012, com locações nas cidades de Exu, onde Luiz Gonzaga nasceu, Rio de Janeiro e nos arredores da Serra do Araripe.
Detalhes técnicos
Nacionalidade Brasil
Distribuidor DOWNTOWN FILMES
Ano de produção2011
Tipo de filmelonga-metragem
Curiosidades 3 curiosidades
Orçamento-
Idiomas
Português
Formato de produção
-
CorColorido
Formato de áudio-
Formato de projeção-
Número Visa-
Se você gosta desse filme, talvez você também goste de...
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade