Em A Hora e Vez de Augusto Matraga, Augusto Matraga (João Miguel) é um fazendeiro orgulhoso, valente e mulherengo, que está à beira da falência. Sua esposa Dionóra (Vanessa Gerbelli) resolve abandoná-lo com a filha do casal, ao receber uma proposta feita por Ouvídio Moura (Werner Schunemann). A situação faz com que Augusto fique enfurecido e parta para a casa de Ouvídio, em busca de vingança. Lá ele é espancado pelos capangas de Consilva (Chico Anysio), que o marcam com ferro e o atiram em um precipício para morrer. À beira da morte, Augusto é encontrado por um casal, que cuida de sua recuperação. Cinco anos depois ele deixa o local, completamente mudado e agora temente a Deus.
Críticas AdoroCinema
3,5
Bom
A Hora e a Vez de Augusto Matraga
Beleza técnica
por Lucas Salgado
Premiado no Festival do Rio de 2011, A Hora e a Vez de Augusto Matraga chega aos cinemas quatro anos depois da primeira exibição após uma série de problemas de distribuição. Na ocasião, o longa havia sido premiado como Melhor Filme do evento pelo júri oficial e popular. A expectativa era de um bom resultado comercial nos cinemas. Com o atraso, o filme chega sem impacto ao circuito. Ainda assim, quem for conferir irá se deparar com uma bela produção, de muito apuro técnico e grandes atuações.
O grande risco do longa é ser comparado ao clássico A Hora e Vez de Augusto Matraga (1966), obra absolutamente fabulosa dirigida por Roberto Santos e estrelada por Leonardo Villar e Jofre Soares. Restaurado recentemente, o filme conta com tomadas muito ousadas para sua época, sendo um dos grandes ícones do Cinema Novo.A "sorte" do novo longa está no fato de que existe toda uma geração - na verdade, d
Gostei muito do que vi. O longa tem princípio, meio e fim. Um elenco recheado de estrelas, entre elas (Chico Anísio) e (José Wilker) O cinema nacional tem evoluído Assistir um filme brasileiro com poucos palavrões e pouca nudez já é uma vitória! Recomendo!
Baseado no conto de mesmo título, escrito por Guimarães Rosa.
Casamento
O diretor Vinícius Coimbra e a atriz Vanessa Gerbelli eram casados durante as filmagens.Na época da exibição do filme no Festival do Rio o diretor Vinícius Coimbra estava casado com a roteirista Manuela Dias.
Primeira vez
É a estreia de Coimbra na direção de um longa, uma vez que sua experiência até então estava restrita à televisão onde pilotou seriados e novelas, como a recente Insensato Coração (2011).O filme é também o primeiro longa de ficção da produtora Prodigo Films, já premiada com curtas e documentários, como Motoboys - Vida Loca (2004).
curiosidades
Detalhes técnicos
Nacionalidade Brasil
Distribuidor Nossa Distribuidora
Ano de produção2012
Tipo de filmelonga-metragem
Curiosidades 6 curiosidades
Orçamento2 500 000 USD
Idiomas
Português
Formato de produção
-
CorColorido
Formato de áudio-
Formato de projeção-
Número Visa-
Se você gosta desse filme, talvez você também goste de...
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade