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críticas da imprensa
A Tarde
por João Carlos Sampaio
Seus méritos são aparentados com suas limitações, intimamente ligados, o que só impulsiona a vitória da sua narrativa, cuja catarse se dá pela própria natureza da obra, recheada de humanismo e coragem.
A crítica completa está disponível no site A Tarde
Cinética
por Fabian Cantieri
Edgard Navarro, no alto de sua experiência como velho vivão dessa terra, tempesteia suas crises junguianas num caldeirão mítico de figuras marcantes que, juntas, delineiam um sistema simbólico raro numa belíssima ode à criação.
A crítica completa está disponível no site Cinética
Estado de São Paulo
por Luiz Carlos Merten
Me emocionei muito com aqueles cinco personagens desgarrados, como cinco orixás [...] Navarro é um dos diretores brasileiros mais articulados que conheço. Não tem nada de intuitivo. Tudo aquilo é uma elaboração intelectual ...
A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo
Jornal do Brasil
por Alice Turnbull
Único, belo e sujo, seu projeto pessoal exprime a forte necessidade de chocar e expõe suas dificuldades em dialogar com o público. Ainda assim, um ótimo filme.
A crítica completa está disponível no site Jornal do Brasil
Revista Interlúdio
por Sérgio Alpendre
É instigante, referencial, safado, despudorado. Filme de veterano alijado e sedento, um esporro no cinema contemporâneo "fofinho".
A crítica completa está disponível no site Revista Interlúdio
Zero Hora
por Marcelo Perrone
Navarro faz uma incursão no imaginário coletivo - o fio da narrativa são sonhos recorrentes com a figura de um andarilho - emulando as contações de fábulas ao redor da fogueira.
A crítica completa está disponível no site Zero Hora
Estado de São Paulo
por Luiz Zanin
Desse viés espontaneísta, o filme se ressente. É de uma coragem digna de nota; não deixa, porém, de expressar um caminho já percorrido, e talvez sem saída.
A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo
Folha de São Paulo
por Inácio Araújo
Estranho e belo filme, em que assistimos a um retorno de tantos recalques nacionais: o coronel, os fantasmas, a tortura. Histórias em que as gerações não se sucedem, mas se sobrepõem, pois o tempo permanece imóvel.
A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo
Cineweb
por Alysson Oliveira
As diversas tramas aqui não são capazes de se sustentar, porque os personagens não tem muita profundidade, são todos planos, nunca nos surpreendem.
A crítica completa está disponível no site Cineweb
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A Tarde
Seus méritos são aparentados com suas limitações, intimamente ligados, o que só impulsiona a vitória da sua narrativa, cuja catarse se dá pela própria natureza da obra, recheada de humanismo e coragem.
Cinética
Edgard Navarro, no alto de sua experiência como velho vivão dessa terra, tempesteia suas crises junguianas num caldeirão mítico de figuras marcantes que, juntas, delineiam um sistema simbólico raro numa belíssima ode à criação.
Estado de São Paulo
Me emocionei muito com aqueles cinco personagens desgarrados, como cinco orixás [...] Navarro é um dos diretores brasileiros mais articulados que conheço. Não tem nada de intuitivo. Tudo aquilo é uma elaboração intelectual ...
Jornal do Brasil
Único, belo e sujo, seu projeto pessoal exprime a forte necessidade de chocar e expõe suas dificuldades em dialogar com o público. Ainda assim, um ótimo filme.
Revista Interlúdio
É instigante, referencial, safado, despudorado. Filme de veterano alijado e sedento, um esporro no cinema contemporâneo "fofinho".
Zero Hora
Navarro faz uma incursão no imaginário coletivo - o fio da narrativa são sonhos recorrentes com a figura de um andarilho - emulando as contações de fábulas ao redor da fogueira.
Estado de São Paulo
Desse viés espontaneísta, o filme se ressente. É de uma coragem digna de nota; não deixa, porém, de expressar um caminho já percorrido, e talvez sem saída.
Folha de São Paulo
Estranho e belo filme, em que assistimos a um retorno de tantos recalques nacionais: o coronel, os fantasmas, a tortura. Histórias em que as gerações não se sucedem, mas se sobrepõem, pois o tempo permanece imóvel.
Cineweb
As diversas tramas aqui não são capazes de se sustentar, porque os personagens não tem muita profundidade, são todos planos, nunca nos surpreendem.