Críticas mais úteisCríticas mais recentesPor usuários que mais publicaram críticasPor usuários com mais seguidores
Filtrar por:
Tudo
Adriano Côrtes Santos
723 seguidores
692 críticas
Seguir usuário
2,5
Enviada em 31 de outubro de 2021
O saudoso e extraordinário ator Nelson Xavier virou um símbolo dos filmes espíritas brasileiros. O cinema nacional tem apostando nos temas espiritualistas e o “Filme dos Espíritos” é a mais uma produção dessa safra ou, podemos afirmar deste novo ‘gênero cinematográfico brasileiro’. Baseado na obra “O Livro dos Espíritos” de Allan Kardec, de 1857, o filme conta a história de um homem que após perder a esposa e passar por crises existencialistas, depara-se com “O Livro dos Espíritos”, começando uma jornada profunda no mundo espiritualista, ocasionando-lhe uma incrível transformação interior. O elenco ainda conta com Ênio Gonçalves, Reinaldo Rodrigues, Ana Rosa e uma participação curiosa da apresentadora Luciana Gimenez. Não espere nenhuma novidade. Indicado somente para os mais fiéis dentro da “Doutrina Espírita”. Nem mesmo o ator Nelson Xavier, consegue com todo seu talento salvar essa obra. Uma pena.
Estudo a doutrina espírita e também sou amante da "Sétima Arte". De fato, o filme ficou muito abaixo das minhas expectativas, abaixo de "Nosso Lar" e "As Mães de Chico Xavier" e muito aquém de "Chico Xavier"(o melhor de todos os filmes abordando a temática). Parabéns à Mundo Maior Filmes pela iniciativa de acreditar em jovens cineastas, mas acho que se pegassem dois ou no máximo três roteiros (ou curta-metragens)e quisessem transformar em um filme a idéia seria mais feliz. Filme demasiadamente fraco, um filme que não manteve ritmo (me deu sono em alguns momentos) e uma montagem fraca. Como filme, fraco, mas que isso não sirva de desestímulo pra outras obras cinematográficas que esclareçam á população os princípios básicos da doutrina.
...O ROTEIRO ATÉ QUE NAO É DOS PIORES, MAS O RESTO É MUITO FRACO E FAZ A GENTE LEMBRAR DA QUALIDADE DO CINEMA BRASILEIRO DOS ANOS 70. NARRATIVA LENTA, SONOLENTO, MONTAGEM QUASE AMADORA (PERSONAGENS SURGEM DO NADA E A GENTE SÓ ENTENDE SUA PRESENÇA BEM DEPOIS DE SEU SURGIMENTO), SOM RUIM, IMAGEM ETC. TUDO ISSO ACABOU COMPROMETENDO EVENTUAL QUALIDADE DO ROTEIRO. DA LINHA "ESPÍRITA" (CHICO XAVIER, NOSSO LAR, AS MAES DE CHICO XAVIER E O FILME DOS ESPÍRITOS) ESSE É O PIOR.
O filme é bem executado e atinge o objetivo ao qual se propõe, tem cenas bastante comoventes sim, é uma obra baseada no Kardecismo, o próprio nome já é autoreferente,. Existem outras obras baseadas em conceitos espiritualistas como Um olhar do Paraíso, por exemplo, mas existe uma implicância na crítica Brasileira em relação a filmes nacionais que abordam o tema, isto não o desqualifica. Tem uma bela fotografia, atuações corretas e um ritmo lento, peca no roteiro ao não estabelecer algumas ou aprofundar algumas relações, como a do medium e seu assistente em uma casa funerária que parece não se integrar ao contexto, a idéia talvez fosse estabelecer um contraponto a história desenvolvida, mas fica perdida e tem um final aquém do desenvolvimento dos personagens. Não é uma obra como Nosso Lar, em termos de orçamento e isto evidencia alguns problemas de execução, tampouco é sutil na abordagem dos patrocinadores. O plot antiaborto é questionável sob algumas óticas mas se insere na obra de acordo com a concepção dos realizadores. Se vc nutre alguma curiosidade sobre o tema vale a pena, mesmo que não concorde com algumas motivações, como obra cinematográfica não é muito ambicioso e passa impressão de ser peça de propaganda, o que não desmerece o filme mas causa algum estranhamento e suscita questionamentos desnecessários, pelo didatismo excessivo em alguns momentos X falta de aprofundamento em outros. Assista tendo em mente do que se trata.
Bom filme.Depois do sucesso dos filmes de Chico Xavier,é natural que sejam lançados mais filmes espiritas nas telonas,e este manteve o bom nível dos anteriores.Filme dramático,até pelo tema,toda perda de um ente querido já é um drama por si só.Nelson Xavier mais uma vez esta neste tipo de filme(é impressionante o quanto ele se parece com o Chico Xavier mesmo).Filme que passa uma boa mensagem,levante a cabeça e siga em frente,apesar das difilcudades,supere.Vale o ingresso.
O Filme dos Espíritos é mais uma tentativa de "catequizar" (com o perdão da palavra) ou talvez educar os fiéis dessa crença religiosa da vida após a morte, dando sequência ao bom "Chico Xavier" e o desastroso [As Mães de Chico Xavier](/as-maes-de-chico-xavier). Aqui, porém, a alçada propagandista ganha contornos bem maiores que sua qualidade como filme o que, de certa forma, lembra Olga, uma obra com o mesmo estigma. Dessa forma, o uso do cinema como ferramenta "educativa" se torna um completo desastre quando constatamos que toda essa ambição ideológica anti-aborto não se justifica em uma produção de caráter e gosto duvidosos.
O Filme dos Espíritos é mais uma tentativa de “catequizar” (com o perdão da palavra) ou talvez educar os fiéis dessa crença religiosa da vida após a morte, dando sequência ao bom “Chico Xavier” e o desastroso “As Mães de Chico Xavier”. Aqui, porém, a alçada propagandista ganha contornos bem maiores que sua qualidade como filme o que, de certa forma, lembra Olga, uma obra com o mesmo estigma. Dessa forma, o uso do cinema como ferramenta “educativa” se torna um completo desastre quando constatamos que toda essa ambição ideológica anti-aborto não se justifica em uma produção de caráter e gosto duvidosos.
Engraçado que chove de gente que não respeita a crença alheia e dando nota baixa ao filme. A produção é de menor porte, não se compara ao filme nosso lar. Porém, é um filme excelente! Para quem respeita a doutrina espírita e segue a mesma, o filme é uma obra maravilhosa de se assistir ! Vi com meu filho mais velho. A doutrina espírita é um bálsamo! Recomendo também que se leia obras espíritas e não se saia por aí pregando intolerância religiosa !
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade