Uma História de Amor e Fúria
    • Rubens Ewald
    • Omelete

Cinema com Rapadura

por Adriana Cruz

O enredo é bem construído e ver a história do Brasil contata de forma tão clara e tão bem arquitetada em animação mostra uma nova área cinematográfica que precisa ser mais explorada e, quem sabe, ampliada em nosso País.

A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura

Cinepop

por Wilker Medeiros

Esse romance consegue ir além e flertar com temas extremamente complexos e polêmicos como política, preconceito e apreciações históricas, intencionalmente equivocadas.

A crítica completa está disponível no site Cinepop

Cineweb

por Neusa Barbosa

Adota-se aqui uma visão da história nacional que coloca em primeiro plano seus movimentos contestadores, levando em conta o ponto de vista de setores que, mesmo derrotados pela ordem vigente, impregnaram a cultura do país ...

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Gazeta do Povo

por Paulo Camargo

"Uma História de Amor e Fúria" é um filme corajoso ao adotar uma visão da história brasileira que dá destaque a movimentos de contestação, ainda que fracassados, por muito tempo relegados ao segundo plano pela versão oficial dos fatos.

A crítica completa está disponível no site Gazeta do Povo

O Globo

por Ely Azeredo

Há um esforço para que o ângulo didático-social do projeto não emperre em nenhum momento seu senso de aventura, galvanizado por uma montagem que segue o ritmo feérico das HQs dos anos 2000 ...

A crítica completa está disponível no site O Globo

Cineplayers

por Emilio Franco Jr.

"Uma História de Amor e Fúria" serve não apenas para reescrever com mensagem e pontos de vista claros a nossa história como ainda para, ao imaginar o futuro, nos fazer pensar no presente.

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

Blogs Pop

por Rodrigo Ortiz

Não dá pra negar que o roteiro é maniqueísta [...] Ainda assim, a visão do lado oposto foi bem executada e até os mais certinhos podem ter dificuldade de negar que ele tem um ponto muito bom sobre a repetição de erros na história.

A crítica completa está disponível no site Blogs Pop

CineClick

por Roberto Guerra

De estética atraente e uniforme, o filme tem excelente trilha sonora [...] Talvez pela necessidade de não se estender demais, o filme tem ritmo acelerado e peca pela falta de aprofundamento em determinados pontos.

A crítica completa está disponível no site CineClick

Folha de São Paulo

por Sérgio Rizzo

Prevalece uma leitura alternativa à da historiografia oficial a serviço do poder. Nada de Duque de Caxias: os heróis são outros combatentes.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

Instituto Moreira Salles

por José Geraldo Couto

Há um lado saudável nessa revisão histórica, o de se contrapor à versão oficial dos vencedores [...] Subsiste, no entanto, o problema do maniqueísmo, do povo bom contra a elite cruel.

A crítica completa está disponível no site Instituto Moreira Salles

Preview

por Mariane Morisawa

Esta animação [...] recupera pontos pouco visitados nos livros e nos filmes, especialmente os momentos de resistência popular. [...] A ideia é melhor que a realização, mas é um bom caminho a trilhar.

A crítica completa está disponível no site Preview

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

O filme não é indicado para crianças nem cabeças ainda não formadas. Poderia render discussões em salas de aula mas vai esbarrar no que denuncia, a suprema ignorância que as pessoas tem de nossa História ...

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

Omelete

por Marcelo Hessel

A animação nacional "Uma História de Amor e Fúria" é menos um acerto de contas provocativo com o passado do que uma revisão politicamente correta da história do Brasil.

A crítica completa está disponível no site Omelete