O Menino e o Mundo
Média
4,3
publicações
  • A Tarde
  • Cineweb
  • Estado de Minas
  • Almanaque Virtual
  • CineClick
  • Cineplayers
  • Críticos.Com.Br
  • Estado de São Paulo
  • O Globo
  • Papo de Cinema
  • Preview
  • Revista Interlúdio

Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.

críticas da imprensa

A Tarde

por João Carlos Sampaio

Um antídoto eficaz contra a padronização da arte após o advento da animação produzida por computador. Assim pode ser encarado o filme "O Menino e o Mundo", de Alê Abreu, que [...] não abre mão de traço a lápis, numa aventura delicada e colorida, que faz muito bem aos olhos.

A crítica completa está disponível no site A Tarde

Cineweb

por Alysson Oliveira

Com "O Menino e o Mundo", Abreu fez um pequeno milagre, um manifesto anticapitalista necessário e instigante que merece ser duradouro e visto por crianças e adultos também de muitas gerações por vir.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Estado de Minas

por Walter Sebastião

Talvez seja o mais ousado filme de animação já feito no Brasil. [... "O Menino e o Mundo"] instaura o mundo da contação de histórias, que balança entre o real e o fantástico, a poesia e a crítica social, o devaneio e a observação minuciosa, a narração e os vazios dela. 

A crítica completa está disponível no site Estado de Minas

Almanaque Virtual

por Renato Cozta

A bela fábula criada por Alê Abreu é uma reflexão sobre a sociedade atual, cheia de simbolismo. [...] O trabalho do diretor coloca a animação brasileira em um novo patamar.

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

CineClick

por Cristina Tavelin

Apostando na estética minimalista e colorida, [...] a trama levada à tela surpreende pela profundidade que consegue extrair do simples. Exatamente o efeito inverso de grande parte das produções de Hollywood: vazias, mesmo com tantos recursos.

A crítica completa está disponível no site CineClick

Cineplayers

por Marcelo Leme

"O Menino e o Mundo" , do cineasta Alê Abreu, é de uma leveza e singularidade comoventes. A narrativa é fantástica, exuberantemente artística, realizada a partir de técnicas diferentes, como desenho em Giz de Cera até colagens.

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

Críticos.Com.Br

por Carlos Alberto Mattos

"O Menino e o Mundo" tem arte e engenho de sobra para cativar espectadores de várias idades e latitudes.

A crítica completa está disponível no site Críticos.Com.Br

Estado de São Paulo

por Luiz Zanin

Desenho animado com arte e conteúdo, "O Menino e o Mundo" é, de fato, um ponto fora da curva na mesmice do cinema de animação. Resta ver como o público infantil o acolhe. Os pais fariam bem em oferecer aos filhos a oportunidade de ver alguma coisa diferente e de boa qualidade, para variar.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

O Globo

por Daniel Schenker

Na contramão do exibicionismo tecnológico, Alê Abreu apresenta uma animação artesanal, dotada de poucas (e ininteligíveis) falas, que aposta na sensibilidade do espectador [...] A trilha surge como elemento orgânico dentro da estrutura do filme. E a experimentação estética, evidenciada por meio da mescla de técnicas variadas, não se sobrepõe ao desenvolvimento do enredo.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Papo de Cinema

por Robledo Milani

Um dos mais belos e emocionantes trabalhos de animação já feitos no Brasil. [...] Se emociona e envolve com muita competência os pequenos, irá encantar e surpreender os adultos que decidirem se aventurar por este mundo colorido, mágico e revelador, mas também cruel e verdadeiro.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Preview

por Suzana Uchôa Itiberê

A animação de Alê Abreu pede para ser vista na tela grande. É de uma beleza ofuscante, um jogo de cores e texturas que ganha movimento com uma trilha sonora que age com força narrativa.

A crítica completa está disponível no site Preview

Revista Interlúdio

por Sérgio Alpendre

A tela se enche de cores, como numa aquarela escolar inconscientemente fauvista. [...] Como um único senão, podemos lamentar o excesso de trilha sonora [...] Um pequeno deslize entre uma série impressionante de acertos, que fazem deste filme um dos melhores da recente safra do cinema brasileiro.

A crítica completa está disponível no site Revista Interlúdio
Quer ver mais críticas?
  • As últimas críticas do AdoroCinema
  • Melhores filmes
  • Melhores filmes de acordo a imprensa