Críticas mais úteisCríticas mais recentesPor usuários que mais publicaram críticasPor usuários com mais seguidores
Filtrar por:
Tudo
Sílvia Cristina A.
106 seguidores
45 críticas
Seguir usuário
5,0
Enviada em 8 de fevereiro de 2014
O filme "O palhaço" de Selton Mello é um brinde ao cinema filosofia , que volta à tona por meio de uma obra aparentemente simples , porém, altamente poética , sensível e essencial à raça humana. Mais que contar histórias, o cinema nos faz pensar afetivamente sobre as questões mais importantes da Humanidade , como o amor , a liberdade , a autoexpressão e a justiça social. O ponto X de O palhaço é a vocação. Mais do que isso. É a natureza das coisas e das pessoas. Somos o que somos e tentar fugir do nosso essencial é o mesmo que negar a vida ; é negar , como diria Caetano Veloso, “a dor e a delícia de ser o que é”. Por meio de uma trama simples , O palhaço nos conduz à estrada da nossa vida , das nossas escolhas , da nossa natureza que se impõe . Como um estribilho , as frases “O rato come queijo/ O gato bebe leite/ E eu sou um palhaço”, todo o determinismo e complexidade da nossa existência revela-se com simplicidade. Estamos condenados a sermos nós mesmos e não há nenhum mal nisso. Em alguns momentos , o filme me fez lembrar de Fellini e do seu encantamento pelo circo , como possibilidade única de libertação em um mundo marcado pelo determinismo das relações sociais e pessoais. Como o mestre do cinema italiano, Selton Mello joga luz sobre o mistério da vida ; sobre sua beleza triste e cansada ; sobre a possibilidade de sermos únicos num mundo de mesmices e consumismo.
Faz tempo que não me identifico tanto com um personagem. Benjamim (palhaço Pangaré) traz a típica crise existencial que aflinge pessoas em busca de um caminho. Profissionais que estão saturados do que fazem, mas, ao mesmo tempo, sentem-se viciados pelo retorno que o trabalho proporciona.
Selton Mello fez um filme simples, com uma fotografia linda e de uma delicadeza que talvez seja difícil atingir boa parte do público. Elementos sutís como o ventilador e a falta de uma carteira de identidade servem para mostrar como a estafa mental - e física - acumulam-se em um ser humano que busca um sentido para sua vida.
Não acho que seja um filme digno de Oscar, como tem sido dito por alguns colegas, mas é uma produção muito boa e que vale a pena ser assistida.
Selton Melo fez uma obra prima do universo circense. Sua sensibilidade foi ao extremo, demonstrando à flor da pele o seu bom coração. Ele tem realmente um bom coração. Foi buscar lá bem de dentro de nossas entranhas a genuína tradição do circo do interior, do circo matuto, ingênuo e doce da nossa infância. Eu assisti ao filme no mês passado. Selton Melo o fez com grande maestria. Um grande filme, daqueles que fazem a gente ficar bem e de bem com a vida. Parabéns, mesmo, Selton. Um forte abraço de Fernando D'Oleron, um mero telespectador da cidade de Moreno, em Pernambuco.
Não acreditei quando vi. Selton Mello esta péssimo na direção e como ator - isso que sou fã dele. Palhaçada é ficarem chateados pelo filme nao ter sido indicado ao Oscar. Ainda bem, assim nao passamos vergonha. Filme lento, sem graça é devagar e não acelera nunca... Horrível - não perde nada quem nao assistir.
Filme chato e sem nexo. Chega a ser torturante tentar chegar até o final. Total perca de tempo, uma das porcarias do cinema nacional estrelado por Selton Mello.
Recomendo! Um ótimo filme ! Vale lembrar que embora o título seja auto-sugestivo, não se trata de um filme de comédia, mas sim de um drama que também faz rir. Quem vai no cinema e não entende isso e/ou não aceita isso, se frustra à toa. As piadas no início, são propositalmente mal encaixadas, soam sem-graça as vezes para refletir o conflito pessoal que o palhaço Pangaré vive, mas isso percebe-se só no final. Trilha sonora bem ajustada, ótima fotografia, atores inusitados como Moacir Franco, Ferrugem, o popular "Zé Bonitinho", dentre outros dão uma cara muito boa a fita. Um filme bem ajustadao e simples, mas com a exata intenção de ser assim.
Ao contrário de muitos acredito que esse não é um filme para se concorrer ao OSCAR. A qualidade na Fotografia e Roteiro são ótimos mas muitas cenas pecam. Acredito que muito se falou sobre essa película, e por isso tantos comentários ruins e bons, todos exagerados, mas é um filme moderado, com a qualidade do sentimentalismo brasileiro que é muito difícil de ser encontrado com qualidade no cinema norte americano.
...Horrivel o filme.. achei sem história, sem emoção, sem presença do ator.. pra falar a verdade cheguei até a dormir durante o filme. Quem gosta de filme sem nada é uma ótima opção.
-O filme te leva pra um mundo mágico...e engraçado. -Selton na direção deixou um pouco a desejar,mas na atuação deu um show de alegria com esse carismático personagem.Um bom filme nacional realmente,acima de tudo uma história de superação.
“A direção e o roteiro não são dos mais geniais e fascinantes como pregavam por aí, mas é um projeto muito, muito acima da média dentro do cinema comercial do Brasil, repleto de momentos inspirados e muito bem produzido. Destaque para a Trilha e Direção de Arte”
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade