Corpos Celestes é o 2º filme dirigido por Marcos Jorge. O anterior foi Estômago (2008).
Estreia de Fernando Severo na direção de longa-metragens.
O roteiro de Corpos Celestes é baseado em duas histórias independentes escritas por Marcos Jorge no período em que morava na Itália, chamadas "O Astronauta e a Prostituta" e "O Telescópio". Foi Fernando Severo quem sugeriu que elas fossem unificadas em uma só.
Com exceção de Dalton Vigh, todos os demais atores foram selecionados tendo por base testes realizados em Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro.
Para a escolha do intérprete de Francisco quando criança, os produtores publicaram um anúncio no suplemento infantil do jornal A Gazeta do Povo, o de maior circulação no Paraná, convidando meninos de 8 a 10 anos a enviarem fotos e vídeos. Foram dezenas de inscrições, das quais saíram cinco finalistas.
Os finalistas foram levados a um workshop com um preparador de elenco. Curiosamente, o escolhido Rodrigo Cornelsen foi quem recebeu a pior avaliação nesta fase. Foi o diretor Marcos Jorge que, ao vê-lo no último teste, acreditou que seria a melhor escolha para o papel.
Foram necessárias seis semanas de ensaios com os atores, antes do início das filmagens.
Praticamente todo o figurino utilizado foi comprado em brechós de Curitiba.
As cenas foram rodadas em 2006, após a obtenção de um prêmio de produção de filmes concedido pelo Governo do Paraná. Apesar disto, apenas pôde ser finalizado em 2009, após vencer os editais de finalização e difusão do BNDES e da Petrobras.
Foram utilizadas locações em cinco cidades: São Paulo, Curitiba, Castro, Piraquara e Araucária;
As filmagens ocorreram ao longo de oito semanas, entre setembro e novembro de 2006. Em janeiro de 2007 foram necessárias duas diárias em São Paulo, para gravações no Planetário do Carmo.
Cerca de 500 figurantes participaram das filmagens.
Estreia de Carolina Holanda no cinema.
FESTIVAL DE GRAMADO
2009
Ganhou
Melhor Fotografia
FESTIVAL DE GOIÂNIA
2009
Ganhou
Melhor Revelação Masculina
Melhor Trilha Sonora
Melhor Direção de Arte
Melhor Fotografia
FESTIVAL DOS SERTÕES
2010
Ganhou
Melhor Diretor - Marcos Jorge e Fernando Severo
Melhor Roteiro
FESTIVAL DA LAPA
2010
Ganhou
Melhor Figurino