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    Eles Não Usam Black-Tie
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    4,2
    69 notas
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    6 Críticas do usuário

    5
    3 críticas
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    Ricardo L.
    Ricardo L.

    59.922 seguidores 2.818 críticas Seguir usuário

    4,0
    Enviada em 20 de outubro de 2021
    Um dos bons exemplares do cinema nacional com diálogos ótimos e um elenco muito bom! Vale a pena conferir.
    Adriano Côrtes Santos
    Adriano Côrtes Santos

    723 seguidores 692 críticas Seguir usuário

    5,0
    Enviada em 8 de maio de 2019
    Em 22 de fevereiro de 1958 estreava a primeira montagem de Eles não usam black-tie no Teatro de Arena, e é surpreendente como, ao chegar ao cinema 23 anos depois, a história não tenha envelhecido em nada. Autor do texto, Gianfrancesco Guarnieri dava a sua chancela à adaptação do cinema-novista Leon Hirszman ao viver o líder operário Otávio, pai de metalúrgico Tião (Carlos Alberto Riccelli). Na montagem original, Guarnieri encarnara o próprio Tião, o outro protagonista da trama. No início da década de 80, época de grande turbulência social no ABC paulista, Hirszman enxergou nas greves de metalúrgicos - de onde despontara como líder sindical o futuro presidente Lula - o contexto perfeito para reencenar o texto engajado, mas atento às fraquezas do ser humano. Seu Otávio, um homem de tradição na militância política, entra em rota de colisão com o filho, cujo pragmatismo diante da possibilidade de perda do emprego o leva à condição de fura-greve. Embora claramente alinhado com o pensamento político de Otávio, o filme procura não vilanizar Tião, mesmo pintando-o como fraco de espírito. Romana, sua mãe, na interpretação internacionalmente aclamada de Fernanda Montenegro, é o ponto de equilíbrio da trama, e o seu olhar compassivo aponta para o real vilão: a tragédia social brasileira. Em 1990 três anos depois de o diretor Leon Hirszman falecer em decorrência da Aids, chegaria tardiamente aos cinemas “ABC da greve”, seu olhar documental sobre as agitações sindicais de 1979, cenário deste filme. Fundamental para um maior entendimento histórico do país.Musicado por Adoniran Barbosa, Chico Buarque e Gianfrancesco. Grande Prêmio do Júri no Festival de Veneza.
    Glauco d.
    Glauco d.

    1 seguidor 15 críticas Seguir usuário

    0,5
    Enviada em 26 de abril de 2018
    Filme horrível. Pois não conta história nenhuma. Parece aqueles filmes de esquerdopatas que acham que todos aqueles que estudam são facistas.
    VG
    VG

    9 seguidores 10 críticas Seguir usuário

    3,5
    Enviada em 17 de dezembro de 2014
    Em cena dois dos maiores expoentes da teledramaturgia nacional. Fernanda Montenegro e Gianfrancesco Guarnieri interpretam os chefes de uma humilde família de operários da São Paulo dos abusos do regime militar e dos amores juvenis.

    O roteiro do também diretor Leon Hirszman é simples, e a juventude aliada ao talento de Carlos Alberto Riccelli e Bete Mendes nos encantam desde o início.

    A crítica à política, mediante a ditadura vigente na época, é perceptível. Vale lembrar que após a sua estreia, o filme sofreu interferências da censura, que chegou a exigir cortes de cenas e a exibição do filme em horário previamente estipulado.

    É uma boa pedida aos amantes da boa dramaticidade.
    Elvira A.
    Elvira A.

    906 seguidores 266 críticas Seguir usuário

    5,0
    Enviada em 7 de outubro de 2013
    Vigorosas interpretações de personagens de carne e osso, que podemos encontrar na vida real: a mãe abnegada, o pai politizado, o filho pelego, a namorada atuante. Desse caldeirão de conflitos, o diretor Leon Hirszman extrai o melhor e nos faz sentir orgulho do cinema brasileiro. Um dos melhores filmes sobre o assunto, de todos os tempos.
    Roberto M.
    Roberto M.

    14 seguidores 1 crítica Seguir usuário

    5,0
    Enviada em 9 de setembro de 2013
    Excelente da época que foi produzido,mostra de maneira bem ainda real a politica nas indústrias e a realidade Brasileira.
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