Bruna Surfistinha foi baseado no livro "O Doce Veneno do Escorpião", best-seller que vendeu cerca de 300 mil cópias no Brasil.
Estreia de Marcus Baldini na direção de um longa-metragem.
Inicialmente seria Karen Junqueira a intérprete de Bruna Surfistinha, mas o papel ficou com Deborah Secco.
Em entrevista, Deborah revelou que as cenas de nudez, sexo, beijos em outra atriz, rebolado vulgar em balcão de bar, entre outras, não foram considerados desafios para ela, que considerou as cenas com uso de drogas muito mais complicadas pelo seu total distanciamento deste universo. Além disso, a atriz teve de engordar 10 kg para este papel.
Em entrevista Drica Moraes revelou que rodou o filme com leucemia, apesar de não saber ainda da doença. Ela passou mal por vários dias e foi diagnosticada apenas após o término das filmagens.
Foram nove e meia semanas de filmagens, entre outubro e dezembro de 2009.
A cobertura onde Bruna Surfistinha e suas colegas de trabalho moravam ficava na Cracolândia, na cidade de São Paulo, em um prédio de 12 andares que não tinha eletricidade.
A trilha sonora inclui músicas das bandas paulistanas Cansei de Ser Sexy e Groove Armada.
Os músicos da banda Radiohead exigiram assistir ao filme antes de seu lançamento para decidir se autorizariam a utilização da música "Fake Plastic Trees" no longa. A canção toca no momento em que a Rachel deixa tudo para trás e entra na prostituição.
Raquel Pacheco, a verdadeira Bruna Surfistinha, aparece em uma ponta como a garçonete na cena em que Bruna e Hudson jantam fora.
Ela não teve qualquer contato com Deborah Secco antes do filme.
O lançamento nos cinemas seria em julho de 2010, sendo adiado para 25 de fevereiro de 2011.
- Levou 400.412 pessoas aos cinemas em seu primeiro fim de semana. Trata-se da sétima melhor estreia de um filme brasileiro na história.
O jogador de futebol Bruno Ferreira Bonfim, mais conhecido como Dentinho, na época atleta do Corinthians, fez pequena participação no filme.
Prêmio Contigo de Cinema
2011
Ganhou
Melhor Filme - Júri Popular
Melhor Atriz - Júri Popular - Deborah Secco
Melhor Atriz - Júri Oficial - Deborah Secco
Indicações
Melhor Filme - Júri Oficial
Melhor Diretor - Marcus Baldini
Melhor Atriz Coadjuvante - Júri Popular
Melhor Atriz Coadjuvante - Júri Oficial - Fabíula Nascimento