-
Nélson Gonçalves
é uma mistura de drama e documentário, mesclando cenas da vida de Nélson Gonçalves interpretadas por atores, cenas de arquivo e entrevistas com as mais diversas pessoas que tiveram contato com o cantor, como Sérgio Cabral, Cauby Peixoto, Luiz Paulo Conde e Lobão.
- Inicialmente era a intenção de Elizeu Ewald fazer de
Nélson Gonçalves
uma série em três capítulos para a TV brasileira, o que acabou não ocorrendo devido às dificuldades enfrentadas para fechar um contrato de exibição com alguma emissora.
- O contrato com o cantor Nélson Gonçalves para que Elizeu Ewald pudesse realizar sua cinebiografia foi firmado apenas duas semanas antes de Nélson morrer, o que ocorreu em 18 de abril de 1998.
- A produção de
Nélson Gonçalves
teve início em 1999, havendo 2 meses de pesquisa de imagens nas mais diversas fontes, 3 meses de recolhimento de depoimentos de pessoas ligadas a Nélson e ainda um mês para as filmagens da parte do filme em que há cenas com atores.
- Este é o 3º de 5 filmes em que os atores Alexandre Borges e Júlia Lemmertz atuam juntos. Os demais foram Até que a Vida nos Separe (1999), Um Copo de Cólera (1999), Acquaria (2003) e Gatão de Meia Idade (2006).
-
Nélson Gonçalves
foi totalmente rodado em vídeo analógico.
- Margareth Gonçalves, produtora executiva do filme, é também filha do cantor Nélson Gonçalves.