- O projeto de gravar dois documentários sobre a campanha presidencial de 2002 nasceu a partir de conversas entre a Videofilmes e a Rede Globo. O projeto inicial previa que João Moreira Salles acompanharia a campanha de Lula no 2º turno e Eduardo Coutinho seguiria a campanha de seu adversário no mesmo período. Com a saída da Rede Globo, o projeto original foi alterado.
- A intenção do diretor João Moreira Salles era apenas acompanhar a campanha de Lula no 2º turno, mas como havia a possibilidade de que ele saísse vitorioso já no 1º turno o início das filmagens foi antecipado.
- A autorização para que a equipe de
Entreatos
filmasse os bastidores da campanha de Lula teve que ser negociada diariamente, mesmo com a autorização prévia do Partido dos Trabalhadores para que as filmagens fossem realizadas.
- A equipe de filmagens que acompanhou a campanha de Lula era composta de 7 pessoas.
- Foram gravadas ao todo 240 horas, através de câmeras digitais.
- O material filmado durante a campanha foi guardado em cofres e não teve nenhuma divulgação até que
Entreatos
estivesse finalizado, em 2004.
- Na edição final os realizadores optaram por utilizar as cenas mais reservadas de Lula na campanha, testemunhadas em grande parte apenas pela equipe de filmagem.
- A cena em que Lula recebe a confirmação de que foi eleito Presidente do Brasil foi filmada por Mariana, filha do senador Aloísio Mercadante. A equipe de filmagens de
Entreatos
não recebeu autorização para rodar naquele dia, logo o diretor João Moreira Salles pediu a Mariana, que estaria no local no momento, que fizesse a câmera.
- As filmagens chegaram ao fim em 28 de outubro de 2002, com o telefonema do presidente dos Estados Unidos George W. Bush a Lula, de dentro do avião Air Force One. Esta cena não foi incluída no filme, por decisão do diretor.
- A edição de
Entreatos
teve início em fevereiro de 2003.
- A 1ª versão de
Entreatos
tinha a duração de 3 horas e meia, ainda mostrando tanto as cenas reservadas quanto as públicas da campanha de Lula.
- Os seguintes títulos foram cogitados pelo diretor João Moreira Salles para o documentário: "Intervalos de uma Campanha", "Antes da Presidência" e "Fora de Cena".
- Lançado nos cinemas em 26 de novembro de 2004, na mesma data de Peões
, que também trata da campanha de Lula à presidência.