Naquela que seria mais uma viagem tradicional de ônibus, o veterano de guerra Frank Vega (Danny Trejo) vira celebridade ao defender um idoso negro das ofensas verbais e físicas de dois skinheads. Agora incentivado pelas reações do público, Vega decide investigar o assassinato de um amigo, uma vez que a polícia local não tem dado a devida atenção, rendendo grandes incômodos a pessoas do alto escalão político.
Se não fosse pela presença de Danny Trejo, 50% do resultado desse filme teria ido pelo ralo. Isto porque o cara é um carcamano pra lá de "bad ass" simplesmente pelo visual despojado e longe de quem busca amizades. Esse detalhe auxilia a mostrar o personagem como alguém realmente destacável como o roteiro se propõe, sem estereótipos típicos do cinemão.
Trata-se de uma comédia de ação com resultado na medida para quem compra a ideia levemente baseada em eventos reais, sem exageros ou profundidade, até mesmo a controversa sequência final que utilizada cenas do filme Inferno Vermelho é usada na total cara de pau, mas tudo bem, o que importa é a diversão, o que BAD ASS - ACIMA DA LEI até consegue sem muito esforço.