Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
Chicago Sun-Times
por Matt Zoller Seitz
Alec Baldwin descreve Cruise, hilária e precisamente, como "a manifestação viva do destino", mas a frase também poderia se aplicar a Ilsa, e a esse filme gloriosos, que sabe exatamente o que quer e tem plena certeza de que Tom Cruise não para.
A crítica completa está disponível no site Chicago Sun-Times
Cinema com Rapadura
por Wilker Medeiros
[...] se por um lado notamos que o diretor prefere destacar o drama vivido pelos personagens, por outro, quando este resolve investir em momentos mais chocantes, somos presenteados com perseguições magnificas. Tomadas eletrizantes e geograficamente estruturadas.
A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura
Cineplayers
por Francisco Carbone
[...] não apenas a história propriamente dita está sendo contada, mas igualmente importante é contemplar os belos diálogos construídos para o filme e a forma como sua estrutura é usada para catalogar um sem número de situações mundanas (ou não), onde o hábito de mascarar-se faz parte das regras...
A crítica completa está disponível no site Cineplayers
Cinepop
por Renato Marafon
"Missão Impossível - Nação Secreta" prova que a franquia ganhou novo fôlego e ainda consegue respirar embaixo d'água por muito mais tempo (assim como seu protagonista).
A crítica completa está disponível no site Cinepop
Collider
por Matt Goldberg
Um filme com toda a empolgação e o humor que se espera da franquia, mas com personalidade própria graças à ação intensa, às reviravoltas inteligentes, à complexidade do herói e à atuação magnífica de Rebecca Ferguson.
A crítica completa está disponível no site Collider
Pipoca Moderna
por Marcio Santos
[...] não é apenas um grande filme de ação. É um dos grandes filmes de ação dos últimos anos. [...] McQuarrie, que dirige seu terceiro longa-metragem, mostra uma segurança absurda ao comandar sequências de ação capazes de deixar Michael Bay chorando de inveja...
A crítica completa está disponível no site Pipoca Moderna
Screen International
por Tim Grierson
Que tal essa missão impossível: uma franquia cinematográfica em seu quinto capítulo — e perto dos 20 anos desde o primeiro — que fique melhor com o passar do tempo? "Nação Secreta" faz sucesso nessa frente e muitas outras, mostrando-se o filme mais satisfatório, sólido e inteligente da série.
A crítica completa está disponível no site Screen International
Tribuna do Ceará
por Daniel Herculano
Além da trama bem urdida, numa franquia com tantas sequências de ação maravilhosas, é notável a capacidade de reinvenção do roteiro da quinta parte. [...] Só posso aplaudir "Missão: Impossível – Nação Secreta", cravar a obra como o melhor da série e um dos melhores filmes do ano. Sem medo de ser feliz.
A crítica completa está disponível no site Tribuna do Ceará
Variety
por Justin Chang
Ao mesmo tempo questionando e reafirmando os prazeres dos filmes de espionagem, esta é uma rara sequência que não deixa o sentimento de uma franquia exausta, mas surpreendentemente viva aos 19 anos e contando.
A crítica completa está disponível no site Variety
A Tarde
por Bruno Porciuncula
O longa consegue a impossível missão (rá!) de manter a qualidade acima da média dos filmes da franquia e, como sempre, adiciona um tempero novo na mistura, desta vez na forma das ótimas participações da sueca Rebecca Ferguson e do americano Alec Baldwin...
A crítica completa está disponível no site A Tarde
Diário de Pernambuco
por Fellipe Torres
O ritmo alucinante e o clima de fora-da-lei afastam um pouco "Nação Secreta" do universo James Bond e o aproximam de outra franquia mais “pé no chão”, a protagonizada por Jason Bourne. Outro fator que contribui para o novo caminho [...] é o surgimento da bela co-protagonista Ilsa Faust...
A crítica completa está disponível no site Diário de Pernambuco
Papo de Cinema
por Matheus Bonez
Com este "Missão: Impossível – Nação Secreta", Ethan Hunt e seus agentes finalmente entram nos eixos com um filme nada apelativo e com muita inteligência, mesmo nas cenas de ação humanamente impossíveis de serem realizadas.
A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema
Almanaque Virtual
por Celso Rodrigues Ferreira Junior
Equilibrando com rara felicidade sequências de ação de tirar o fôlego, a indispensável trama de espionagem e boas doses de humor, “Mission: Impossible – Rogue nation” (no original) é um dos melhores episódios da série...
A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual
Boston Globe
por Ty Burr
Um passo atrás em relação ao ponto alto da série, "Procotolo Fantasma" (2011), um exemplo de habilidosa espirituosidade e grande energia dirigida por Brad Bird. [...] O novo filme é escrito e dirigido por Christopher McQuarrie, cujos talentos estão mais nas páginas do que atrás das câmeras.
A crítica completa está disponível no site Boston Globe
CineClick
por Pedro Tritto
Uma ótima pedida para quem ama ação e uma boa trama de espionagem. Instigante, sombrio, moderno e, ao mesmo tempo, divertido, o longa não esquece das tradições da franquia e prova que ela está mais viva do que nunca...
A crítica completa está disponível no site CineClick
Cinema em Cena
por Pablo Villaça
Sempre ágil e divertido, "Missão: Impossível – Nação Secreta" mantém a coesão de uma série que, em 19 anos e cinco filmes, vem exibindo um fôlego tão surpreendente quanto o de seu formidável protagonista.
A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena
Cineweb
por Rodrigo Zavala
O mérito de McQuarrie está na agilidade da narrativa, no humor explícito (flertando com a paródia), um elenco iluminado, nas sempre impressionantes cenas de ação (que o cinquentão Cruise insiste em fazer sem dublês) e no mosaico que constrói a partir de referências...
A crítica completa está disponível no site Cineweb
Critikat.com
por Damien Bonelli
"Missão Impossível - Nação Secreta" funciona muito bem quando se atém à simples linguagem da direção e dos gestos de seus atores, em uma sucessão de cenas de ação umas após as outras, como números de mágica.
A crítica completa está disponível no site Critikat.com
Estado de Minas
por Fellipe Torres
Provavelmente um dos melhores filmes da franquia até aqui, "Missão Impossível: Nação Secreta" entrega duas horas de cenas de ação quase ininterruptas. Aos 53 anos, Tom Cruise ressurge em ótima forma no papel de Ethan Hunt...
A crítica completa está disponível no site Estado de Minas
Estado de São Paulo
por Pedro Antunes
É ação o tempo todo, sem muito espaço para drama ou conversa fiada. Sequer há espaço para uma tensão sexual entre Hunt e a outra protagonista interpretada por Rebecca Ferguson - uma marca de filmes de espiões e agentes secretos.
A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo
Gazeta do Povo
por Rafael Rodrigues Costa
Um filme de ação cheio de bobagens irresistíveis, tecnologias caricaturalmente miraculosas, personagens já conhecidos pelos fãs e acrobacias impressionantes. São elas que dão a liga de “Nação Secreta”...
A crítica completa está disponível no site Gazeta do Povo
New York Times
por Manohla Dargis
Elegante e exagerado, específico e genérico, "Nação Secreta" é muito parecido com a maioria dos "Missões Impossíveis", uma máquina que McQuarrie, após reparar e lubrificar, acelera de novo, estabelecendo voltas e reviravoltas, viagens globais e gadgets, um grande elenco de apoio e um astro dedicado.
A crítica completa está disponível no site New York Times
O Globo
por Mário Abbade
O longa reproduz a fórmula de todos os postulantes a blockbuster nos Estados Unidos: muita ação eletrizante combinada com humor (aquele esquema: sempre tem o personagem engraçadinho para aliviar a tensão da estrela em perigo).
A crítica completa está disponível no site O Globo
Omelete
por Marcelo Hessel
No fim, tudo se complementa: a luta de Ethan e sua equipe para não serem apagados da história é a mesma do ilusionista, que flerta com o sacrifício para se eternizar. É por isso que a ideia da caixa lacrada é tão bem sucedida como início e fim em "Nação Secreta"...
A crítica completa está disponível no site Omelete
Rubens Ewald
por Rubens Ewald Filho
Há poucos diálogos. Muitas perseguições em lugares exóticos, muitos tiroteios, muita luta [...]. Embora possa parecer complicado a primeira vista, na verdade é um “action movie” repleto de grandes momentos e nenhuma outra pretensão senão divertir.
A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald
Screen Rant
por Sandy Schaefer
A aposta no suspense ao invés de cenas espetaculares distingue "Nação Secreta" de outros blockbusters do gênero. Este "Missão Impossível" consegue apresentar ao mesmo tempo perigos novos, prazer típico das grandes produções e a estrutura de uma verdadeira aventura de espionagem.
A crítica completa está disponível no site Screen Rant
The Hollywood Reporter
por Todd McCarthy
Graças a um roteiro afiado de que brota uma grande surpresa ou duas e um ritmo que não desanda, "Missão Impossível - Nação Secreta" ascende como o segundo melhor entre as muitas franquias do meio do ano, logo após Mad Max: Estrada da Fúria.
A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter
The Playlist
por Eric Kohn
"Nação Secreta" funciona como uma reciclagem boa o suficiente das mesmas variáveis apresentadas tantas vezes anteriormente, o que ao mesmo tempo comprova a eficiência do material e demonstra a sua limitação.
A crítica completa está disponível no site The Playlist
Télérama
por Frédéric Strauss
Uma diversão que acaba adquirindo ar de nobreza, na época em que o cinema de Hollywood é invadido pela fantasia simplória dos super-heróis. Resistir à tradição e manter o sentido do espetáculo autêntico parece o lema do diretor deste quinto "Missão Impossível".
A crítica completa está disponível no site Télérama
Veja
por Daniel Dieb
Assim como um bom mágico deveria fazer, "Missão: Impossível - Nação Secreta" entretém e engana o espectador, que sabe que está sendo iludido, mas fica satisfeito com um filme que não abusa de efeitos especiais e faz cenas irreais parecerem de verdade.
A crítica completa está disponível no site Veja
Washington Post
por Ann Hornaday
Absurdo, brincalhão e descaradamente divertido, "Missão Impossível - Nação Secreta" obedece a primeira regra dos thrillers de ação: leve tudo isso muito a sério e você está morto. Tom Cruise, que oferece um desempenho à la Dorian Gray [...], sente isso desde os seus incrivelmente inquebráveis ossos.
A crítica completa está disponível no site Washington Post
ScreenCrush
por Matt Singer
"Missão Impossível - Nação Secreta" tem ação do início ao fim. [...] Isso é Tom Cruise puro e destilado: todo em energia, intensidade, progressão. Existe uma cena que na verdade são três grandes cenas, uma após a outra, um assalto que vira uma perseguição de carro que vira uma perseguição de moto.
A crítica completa está disponível no site ScreenCrush
Blogs Pop
por Luiz Gustavo Vilela
Reforçar o mito de Ethan Hunt significa, o diretor Christopher McQuarrie parece pensar, fazer um mergulho mais profundo na estrutura básica das franquias de espionagem. O que quer dizer que o personagem de Cruise precisa enfrentar alguém parecido com ele mesmo.
A crítica completa está disponível no site Blogs Pop
Folha de São Paulo
por Thales de Menezes
Depois de cinco filmes, fica difícil distinguir qual cena é de qual filme. "Nação Secreta", porém, se destaca por descuidos e exageros. Numa perseguição espetacular no Marrocos, as ruas estão vazias, à luz do dia. Cadê todo mundo?
A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo
The Guardian
por Jonathan Romney
Tom Cruise ainda é o seu próprio dublê e a femme fatale de Rebecca Ferguson é maravilhosa, mas o novo "Missão Impossível" se dedica estritamente aos números [de bilheterias].
A crítica completa está disponível no site The Guardian
Zero Hora
por Marcelo Perrone
Afora uns deslizes para talvez agradar à fatia maior do público que hoje consome cinema nos shoppings, [...] "Missão: Impossível — Nação Secreta" entrega ao espectador não apenas o que este espera no reencontro com a série. Percebe-se um empenho criativo...
A crítica completa está disponível no site Zero Hora
Quer ver mais críticas?
As últimas críticas do AdoroCinema
Melhores filmes
Melhores filmes de acordo a imprensa
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade
Chicago Sun-Times
Alec Baldwin descreve Cruise, hilária e precisamente, como "a manifestação viva do destino", mas a frase também poderia se aplicar a Ilsa, e a esse filme gloriosos, que sabe exatamente o que quer e tem plena certeza de que Tom Cruise não para.
Cinema com Rapadura
[...] se por um lado notamos que o diretor prefere destacar o drama vivido pelos personagens, por outro, quando este resolve investir em momentos mais chocantes, somos presenteados com perseguições magnificas. Tomadas eletrizantes e geograficamente estruturadas.
Cineplayers
[...] não apenas a história propriamente dita está sendo contada, mas igualmente importante é contemplar os belos diálogos construídos para o filme e a forma como sua estrutura é usada para catalogar um sem número de situações mundanas (ou não), onde o hábito de mascarar-se faz parte das regras...
Cinepop
"Missão Impossível - Nação Secreta" prova que a franquia ganhou novo fôlego e ainda consegue respirar embaixo d'água por muito mais tempo (assim como seu protagonista).
Collider
Um filme com toda a empolgação e o humor que se espera da franquia, mas com personalidade própria graças à ação intensa, às reviravoltas inteligentes, à complexidade do herói e à atuação magnífica de Rebecca Ferguson.
Pipoca Moderna
[...] não é apenas um grande filme de ação. É um dos grandes filmes de ação dos últimos anos. [...] McQuarrie, que dirige seu terceiro longa-metragem, mostra uma segurança absurda ao comandar sequências de ação capazes de deixar Michael Bay chorando de inveja...
Screen International
Que tal essa missão impossível: uma franquia cinematográfica em seu quinto capítulo — e perto dos 20 anos desde o primeiro — que fique melhor com o passar do tempo? "Nação Secreta" faz sucesso nessa frente e muitas outras, mostrando-se o filme mais satisfatório, sólido e inteligente da série.
Tribuna do Ceará
Além da trama bem urdida, numa franquia com tantas sequências de ação maravilhosas, é notável a capacidade de reinvenção do roteiro da quinta parte. [...] Só posso aplaudir "Missão: Impossível – Nação Secreta", cravar a obra como o melhor da série e um dos melhores filmes do ano. Sem medo de ser feliz.
Variety
Ao mesmo tempo questionando e reafirmando os prazeres dos filmes de espionagem, esta é uma rara sequência que não deixa o sentimento de uma franquia exausta, mas surpreendentemente viva aos 19 anos e contando.
A Tarde
O longa consegue a impossível missão (rá!) de manter a qualidade acima da média dos filmes da franquia e, como sempre, adiciona um tempero novo na mistura, desta vez na forma das ótimas participações da sueca Rebecca Ferguson e do americano Alec Baldwin...
Diário de Pernambuco
O ritmo alucinante e o clima de fora-da-lei afastam um pouco "Nação Secreta" do universo James Bond e o aproximam de outra franquia mais “pé no chão”, a protagonizada por Jason Bourne. Outro fator que contribui para o novo caminho [...] é o surgimento da bela co-protagonista Ilsa Faust...
Papo de Cinema
Com este "Missão: Impossível – Nação Secreta", Ethan Hunt e seus agentes finalmente entram nos eixos com um filme nada apelativo e com muita inteligência, mesmo nas cenas de ação humanamente impossíveis de serem realizadas.
Almanaque Virtual
Equilibrando com rara felicidade sequências de ação de tirar o fôlego, a indispensável trama de espionagem e boas doses de humor, “Mission: Impossible – Rogue nation” (no original) é um dos melhores episódios da série...
Boston Globe
Um passo atrás em relação ao ponto alto da série, "Procotolo Fantasma" (2011), um exemplo de habilidosa espirituosidade e grande energia dirigida por Brad Bird. [...] O novo filme é escrito e dirigido por Christopher McQuarrie, cujos talentos estão mais nas páginas do que atrás das câmeras.
CineClick
Uma ótima pedida para quem ama ação e uma boa trama de espionagem. Instigante, sombrio, moderno e, ao mesmo tempo, divertido, o longa não esquece das tradições da franquia e prova que ela está mais viva do que nunca...
Cinema em Cena
Sempre ágil e divertido, "Missão: Impossível – Nação Secreta" mantém a coesão de uma série que, em 19 anos e cinco filmes, vem exibindo um fôlego tão surpreendente quanto o de seu formidável protagonista.
Cineweb
O mérito de McQuarrie está na agilidade da narrativa, no humor explícito (flertando com a paródia), um elenco iluminado, nas sempre impressionantes cenas de ação (que o cinquentão Cruise insiste em fazer sem dublês) e no mosaico que constrói a partir de referências...
Critikat.com
"Missão Impossível - Nação Secreta" funciona muito bem quando se atém à simples linguagem da direção e dos gestos de seus atores, em uma sucessão de cenas de ação umas após as outras, como números de mágica.
Estado de Minas
Provavelmente um dos melhores filmes da franquia até aqui, "Missão Impossível: Nação Secreta" entrega duas horas de cenas de ação quase ininterruptas. Aos 53 anos, Tom Cruise ressurge em ótima forma no papel de Ethan Hunt...
Estado de São Paulo
É ação o tempo todo, sem muito espaço para drama ou conversa fiada. Sequer há espaço para uma tensão sexual entre Hunt e a outra protagonista interpretada por Rebecca Ferguson - uma marca de filmes de espiões e agentes secretos.
Gazeta do Povo
Um filme de ação cheio de bobagens irresistíveis, tecnologias caricaturalmente miraculosas, personagens já conhecidos pelos fãs e acrobacias impressionantes. São elas que dão a liga de “Nação Secreta”...
New York Times
Elegante e exagerado, específico e genérico, "Nação Secreta" é muito parecido com a maioria dos "Missões Impossíveis", uma máquina que McQuarrie, após reparar e lubrificar, acelera de novo, estabelecendo voltas e reviravoltas, viagens globais e gadgets, um grande elenco de apoio e um astro dedicado.
O Globo
O longa reproduz a fórmula de todos os postulantes a blockbuster nos Estados Unidos: muita ação eletrizante combinada com humor (aquele esquema: sempre tem o personagem engraçadinho para aliviar a tensão da estrela em perigo).
Omelete
No fim, tudo se complementa: a luta de Ethan e sua equipe para não serem apagados da história é a mesma do ilusionista, que flerta com o sacrifício para se eternizar. É por isso que a ideia da caixa lacrada é tão bem sucedida como início e fim em "Nação Secreta"...
Rubens Ewald
Há poucos diálogos. Muitas perseguições em lugares exóticos, muitos tiroteios, muita luta [...]. Embora possa parecer complicado a primeira vista, na verdade é um “action movie” repleto de grandes momentos e nenhuma outra pretensão senão divertir.
Screen Rant
A aposta no suspense ao invés de cenas espetaculares distingue "Nação Secreta" de outros blockbusters do gênero. Este "Missão Impossível" consegue apresentar ao mesmo tempo perigos novos, prazer típico das grandes produções e a estrutura de uma verdadeira aventura de espionagem.
The Hollywood Reporter
Graças a um roteiro afiado de que brota uma grande surpresa ou duas e um ritmo que não desanda, "Missão Impossível - Nação Secreta" ascende como o segundo melhor entre as muitas franquias do meio do ano, logo após Mad Max: Estrada da Fúria.
The Playlist
"Nação Secreta" funciona como uma reciclagem boa o suficiente das mesmas variáveis apresentadas tantas vezes anteriormente, o que ao mesmo tempo comprova a eficiência do material e demonstra a sua limitação.
Télérama
Uma diversão que acaba adquirindo ar de nobreza, na época em que o cinema de Hollywood é invadido pela fantasia simplória dos super-heróis. Resistir à tradição e manter o sentido do espetáculo autêntico parece o lema do diretor deste quinto "Missão Impossível".
Veja
Assim como um bom mágico deveria fazer, "Missão: Impossível - Nação Secreta" entretém e engana o espectador, que sabe que está sendo iludido, mas fica satisfeito com um filme que não abusa de efeitos especiais e faz cenas irreais parecerem de verdade.
Washington Post
Absurdo, brincalhão e descaradamente divertido, "Missão Impossível - Nação Secreta" obedece a primeira regra dos thrillers de ação: leve tudo isso muito a sério e você está morto. Tom Cruise, que oferece um desempenho à la Dorian Gray [...], sente isso desde os seus incrivelmente inquebráveis ossos.
ScreenCrush
"Missão Impossível - Nação Secreta" tem ação do início ao fim. [...] Isso é Tom Cruise puro e destilado: todo em energia, intensidade, progressão. Existe uma cena que na verdade são três grandes cenas, uma após a outra, um assalto que vira uma perseguição de carro que vira uma perseguição de moto.
Blogs Pop
Reforçar o mito de Ethan Hunt significa, o diretor Christopher McQuarrie parece pensar, fazer um mergulho mais profundo na estrutura básica das franquias de espionagem. O que quer dizer que o personagem de Cruise precisa enfrentar alguém parecido com ele mesmo.
Folha de São Paulo
Depois de cinco filmes, fica difícil distinguir qual cena é de qual filme. "Nação Secreta", porém, se destaca por descuidos e exageros. Numa perseguição espetacular no Marrocos, as ruas estão vazias, à luz do dia. Cadê todo mundo?
The Guardian
Tom Cruise ainda é o seu próprio dublê e a femme fatale de Rebecca Ferguson é maravilhosa, mas o novo "Missão Impossível" se dedica estritamente aos números [de bilheterias].
Zero Hora
Afora uns deslizes para talvez agradar à fatia maior do público que hoje consome cinema nos shoppings, [...] "Missão: Impossível — Nação Secreta" entrega ao espectador não apenas o que este espera no reencontro com a série. Percebe-se um empenho criativo...