A Lei do Álcool.
Ambientar um filme em um período cuja percepção de violência é notória pode ser uma faca de dois gumes, pois de um lado pode cair no lugar comum absorvendo a brutalidade como necessidade; ou mesmo adequar o roteiro dentro de um contexto em que a execução visual é um artifício narrativo funcional, como é o caso deste interessante Os Infratores.
O roteiro de Nick Cave se baseia na obra dos Bondurant, uma família que nos 30 mantinha um negócio ilegal de fabricação e venda de bebidas alcoólicas. Tom Hardy é Forrest Bondurant, o líder dos irmãos que mantém o negócio com mão de ferro, sempre organizado e atento aos detalhes, ele possui certa fama local de invencível, dadas algumas circunstâncias que o tornaram quase uma lenda. Jason Clarke é o irmão do meio Howard Bondurant, uma espécie de braço direito de Forrest e meio desmiolado, pois age sem muita percepção de importância, mas jamais deixa que isso resulte em problemas de fato; por fim temos Shia LaBeouf como o caçula Jack Bondurant, um jovem que anseia fazer parte dos negócios da família mas não compartilha dos modos usados pelos irmãos, seja na violência ou negociação. Apesar dos problemas com a polícia serem tratados de forma pontual, o novo delegado especial Charlie Rakes (Guy Pearce) chega a cidade obstinado e dar um fim aos Bondurant.
É inevitável destacar que quem mantém não só o comando da narrativa, como adquire a simpatia do público é justamente aquele que menos quer se exibir: Forrest. Hard compõe um personagem notável com uma fala presa e sempre com receio de soar demasiadamente exagerado em seus argumentos, detém uma simplicidade que salta até mesmo em seu vestuário, sempre comum e com aspecto caipira que prevalece sobre qualquer outro em cena. Já o vilão de Pearce é o oposto, Rakes é arrogante e desprovido de qualquer senso de hombridade, se esforçando sempre para deixar claro a todos quem ele é e do que é capaz para manter e "lei". Essa dualidade de personagens é o maior trunfo do filme, uma vez que nos deixa no meio da dupla de mocinho e bandido com alta expectativa para ver como as coisas vão ser concluídas.
Evidente que o elenco complementar também ter mais astros, pois além dos irmão Bondurant, temos a ótima Jessica Chastain como Maggie, uma funcionária e interesse romântico de Forrest; Mia Wasikowska como a ingênua Bertha Minnix; Dane DeHaan como Cricket Pate; e o sempre excelente Gary Oldman como o bandido Floyd Banner.
O diretor John Hillcoat consegue moderar a violência dentro de um enredo que cativa o expectador a torcer pelos irmãos que protagonizam a obra, deixando OS INFRATORES figurarem como um filme que pode facilmente oscilar entre o muito bom e excelente. Boas atuações, figurino, montagem e elenco fazem da obra uma boa pedida para o público adulto, já que a história tem bem mais argumentos do que violência provocativa.