Críticas mais úteisCríticas mais recentesPor usuários que mais publicaram críticasPor usuários com mais seguidores
Filtrar por:
Tudo
Um visitante
5,0
Enviada em 5 de junho de 2014
Bom dia à todos(as) do AdoroCinema! O que eu poderia esperar de um filme de grande suspense do diretor Brian de Palma? Só que fosse muito excelente, e foi o que achei sobre esse filme! Um técnico de efeitos sonoros Jack (John Travolta), grava sem querer um acidente de carro. Ao ouvir a fita, descobre a possibilidade de um assassinato político, e foi exatamente isso o que aconteceu, mas Jack (Travolta) vai precisar da ajuda de Sally (Nancy Allen), porquê ela estava com esse político e assim ele descobre toda a verdade! Só que como Sally (Allen), é a testemunha chave, tem um psicopata atrás dela para pegar a fita verdadeira que ela já entregou ao Jack e esse psicopata vai mata-la, inclusive ele confunde várias mulheres parecidas com ela antes e as mata! O que me surpreendeu foi exatamente o final, eu não pensei que o psicopata chegaria até a Sally! Realmente, foi um ótimo filme de suspense, e adorei a atuação do John Travolta e todo o elenco! Eu adoro os filmes do diretor Brian de Palma! Abraços
Alguns pirados insistem que Brian De Palma é um picareta, um parasita, cineasta de araque. Tudo isso porque ele foi influenciado pela obra de Alfred Hitchcock. Seus filmes já valem pela sua genialidade. Se ele é tudo isso que dizem, eu mesmo posso afirmar que De Palma é um discípulo fiel desse grande mestre do suspense.
Um Tiro na Noite conta a história de Jack Terri (John Travolta), um sonoplasta de filmes B que, ao gravar um acidente de carro, ele salva Sally (Nancy Allen, a mesma que fez a policial de Robocop e atuou em Vestida para Matar) e soube, na hora, que ela estava acompanhada do Governador e candidato à presidência, que morre.
Daí, Jack se vê em um suspense de verdade, assim como nos filmes que ele ajuda a produzir. Uma grande trama se espalha quando um estrangulador passa a persegui-los. Tudo por causa de uma conspiração política que corrompe o caso.
De Palma homenageia seu mentor ao reproduzir a cena de Psicose, no começo da peça; Um corpo que Cai e Disque M para Matar.
Certamente uma das grandes obras da Vida de Brian De Palma,Blow Out é um filme tão apreensivo e instigante que deixa qualquer fã do Hitchcock de queixo caído.
É normal as comparações que fazem entre De Palma e as obras do Hitchcock e nesse filme em específico a um outro filme chamado Blow Up.Mas De Palma tem um diferencial muito grande e se sobressai demais do mero plágio.É impressionante como ele consegue amarrar sua trama e desenvolvê-la de maneira quase que própria.Aqui nesse filme De Palma imprime uma narrativa séria e extremamente ponderada pela sua época.
Conspirações políticas e inspirações em famosos casos como a morte de Kennedy e Caso Watergate são abordados por De Palma em um filme tenso e carregado.Aqui o cineasta usa esses temas importantes para aquela época e ainda homenageia profissionais não só sonoplastas como quem trabalha com montagem de cinema,os momentos em que o John Travolta está em sua sala editando uma fita são bem interessantes.
É um filme carregado também no modo que De Palma dirige,cheio de enquadramentos precisos,o diretor parece criar um estilo "Hitchcockiano" e de fato a trilha sonora auxiliada por esse trabalho de movimentação da câmera fazem com que Blow Out chegue a um nível digno das grandes obras de Hitchcock.Esse lado conspiratório que o filme carrega consigo é muito bem desenvolvido pelo diretor,até porque os personagens personifica bem isso.
John Travolta e Nancy Allen fazem ambos personagens tão espetaculares,o interesse entre ambos e a busca incessante por seus objetivos tornam aquilo tão poderoso que é ainda mais elevado pelo que é feito no terceiro ato.Aliás o terceiro ato de Blow Out é tao tenso ao mesmo tempo perturbador e triste que De Palma parece chegar próximo a seu ápice.É uma das cenas mais impactantes em um filme de suspense e a última fala de Travolta no filme:
"It's a good scream. It's a good scream."
É simplesmente estarrecedora.
Em Blow Out Brian De Palma chega a um nível de excelência,é um filme tão instigante e tenso que é digno as obras da inspiração de De Palma Alfred Hitchcock.A paranóia que estava em pauta na época é um excelente paralelo social e a carga dramática das últimas cenas é tão chocante que me deixou sem chão.
PS:Uma das melhores atuações de John Travolta.E destaque para o esplêndido John Lithgow também.
Em um suspense que flerta com a conspiração política, Brian de Palma dirige um ótimo filme, que através de sua intertextualidade, estabelece uma relação com "Blow-up", obra-prima de Antonioni, além de referenciar Alfred Hitchcock em vários momentos do filme, como a clássica cena do chuveiro de Psicose. Apesar das ótimas referências, o filme funciona por si e não deixa de ser original, com uma trama independente e intensa. O roteiro tem como base um acidente automobilístico, que foi gravado acidentalmente pelo sonoplasta Jack Terry (John Travolta) e que, após o acidente, resgata uma jovem moça que estava presa dentro do carro enquanto este afundava. Porém, logo se descobre que o suposto acidente se tratava de um crime político, o assassinato de um governador candidato a presidência. Ao longo da trama, Jack tenta esclarecer o assassinato à mídia e a polícia, enquanto é perseguido pelos mandantes do crime em busca da "queima de arquivos". Além de uma ótima trama de suspense, Blow Out apresenta exímios aspectos visuais, com uma ótima dinâmica de montagem e frames espetaculares, além da sublime fotografia voyerística e o trabalho de câmera junto ao dinamismo das cenas. Vale ressaltar também a trilha sonora do filme, que encaixa perfeitamente com o desfecho trágico e com o roteiro bem articulado, que dá uma grande importância ao grito inicial e o torna de certa forma cíclico. Um grande filme. Nota: 7.7
Ótimo suspense de Brian de Palma. Travolta é um sonoplasta que casualmente grava o som deum acidente sem saber que se envolverá numa conspiração envolvendo uma prostituta e um político influênte. De Palma mostra todo o seu talento em homenagear o "Blow Out" de Michelangelo Antoniani e arranca as melhores interpretações de John Travolta e Nancy Allen. Destaque também para a trilha sonora do seu eterno parceiro Pino Donaggio, que é simplesmete genial. Na falta de um bom suspense, que não há mais hoje em dia, passe na locadora e loque Um tiro na noite. Você irá se surpreender. Nota: 9,0
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade