A intenção é que o roteiro de Chris Morgan seja desmembrado em dois filmes, este e Velozes & Furiosos 6 (2013).
> Outros filmes
Precedido por Velozes & Furiosos (2001), + Velozes + Furiosos (2003), Velozes & Furiosos - Desafio em Tóquio (2006), Velozes & Furiosos 4 (2009), Velozes & Furiosos 5 - Operação Rio (2011) e Velozes & Furiosos 6 (2013).
A produção do filme foi interrompida em 1º de dezembro de 2013 após a trágica morte de Paul Walker, devido a um acidente automobilístico em 30 de novembro de 2013. As filmagens aconteciam em Atlanta e o longa estava programado para ser lançado em 11 de julho 2014. O diretor James Wan e os executivos da Universal realizaram uma teleconferência para determinar como procederiam com o projeto de uma forma respeitosa à memória de Walker. Paul estava prestes a finalizar suas cenas no momento em que veio a falecer. Embora tenha havido algumas considerações sobre cancelar Velozes & Furiosos 7, a obra foi finalmente retomada, sendo o roteiro reescrito, a fim de resolver a ausência de Walker e proporcionar ao personagem um digno "bota-fora".
Dublês e CGI foram utilizados para completar o filme, após a morte de Paul Walker. Os irmãos de Paul, Caleb e Cody Walker estavam entre eles, e também forneceram vozes off para o personagem Brian O'Conner.
Denzel Washington recusou participar do longa. A Universal Studios estava em busca de uma grande estrela para interpretar um papel menor no filme e, em seguida, desempenhar um papel maior na continuação. Mais tarde, Kurt Russell foi escalado. Taylor Lautner e Halle Berry também foram considerados. A atriz indiana, Deepika Padukone teve de abandonar o projeto devido a conflitos de agenda.
Último filme do ator Paul Walker.
A trama de Velozes e Furiosos - Desafio em Tóquio (2006). está localizada entre Velozes e Furiosos 6 (2013) e Velozes & Furiosos 7 (2015).
Justin Lin não retorna para direção deste filme. Como o estúdio queria produzir Velozes & Furiosos 7 em um cronograma acelerado, a fim de ser lançado no verão de 2014, Lin teria que começar a pré-produção do longa durante a realização da pós-produção de Velozes & Furiosos 6 (2013), que ele considerou afetar a qualidade do produto final.
O filme foi anunciado antes mesmo de Velozes & Furiosos 6 (2013) ser lançado.
Dwayne Johnson ficou sete meses em uma dieta rigorosa e um plano de treino pesado, a fim de interpretar Luke Hobbs.
Jason Statham tem duas cenas de luta: uma com Dwayne Johnson e outra com Vin Diesel.
Se a Universal tivesse persistido com o desenvolvimento acelerado do sétimo filme (gravando-o juntamente com Velozes & Furiosos 6), Dwayne Johnson não poderia participar devido a conflitos de agenda com as filmagens de Hércules (2014). No entanto, a data de início foi adiada por tempo suficiente para que as gravações de Hércules terminassem e as de Velozes & Furiosos 7 começasse.
Com 2 horas e 17 minutos de duração, este é o filme mais longo da fraquia.
As franquias Velozes e Furiosos e X-Men liberaram, frequentemente, suas mesmas sequências no mesmo ano: X-Men 2 (2003) e + Velozes + Furiosos (2003); X-Men: O Confronto Final (2006) e Velozes e Furiosos - Desafio em Tóquio (2006); X-Men Origens: Wolverine (2009) e Velozes & Furiosos 4 (2009); X-Men: Primeira Classe (2011) e Velozes & Furiosos 5: Operação Rio (2011); e Wolverine: Imortal (2013) e Velozes & Furiosos 6 (2013). Velozes & Furiosos 7 estava previsto para ser lançado em 2014, mesmo ano do lançamento de X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido (2014), no entanto, após a morte de Paul Walker o longa foi adiado para 2015.
Primeira sequência da franquia desde + Velozes + Furiosos (2003) a não ser dirigida por Justin Lin e co-estrelada por Sung Kang.
Segunda colaboração "automobílistica" de Tyrese Gibson e Jason Statham. A primeira foi em Corrida Mortal (2008).
Jason Statham interpreta o irmão do personagem de Luke Evans, Owen Shaw. Ambos os atores apareceram em Blitz (2011).
Segundo filme de James Wan fora do gênero terror.
Segundo longa da franquia filmado na cidade do Colorado, onde, depois de dois dias de gravações, uma forte chuva no local forçou a finalização da filmagem.
Segundo longa-metragem de Ronda Rousey. Seu primeiro foi Os Mercenários 3 (2014). Jason Statham também co-estrelou ambos os filmes.
Ali Fazal, ator de Bollywood, fez uma participação especial neste filme.
Primeiro Velozes e Furiosos filmado no Canadá.
O carro vermelho visto na sequência do Etihad Tower é um W Motors LykN Hypersport. W Motors é uma empresa libanesa que planeja fazer apenas 7 Hypersports.
As peças de reposição para cada carro foram fornecidas pela McCaffey Racing.
Djimon Hounsou, John Brotherton, e Vin Diesel aparecem em Guardiões da Galáxia (2014).
Primeiro papel com fala em inglês do ator Tony Jaa.
Estreia de Iggy Azalea no cinema.
O filme será lançado em 3D, apenas em alguns países da América Latina e na Rússia, tornando-se o primeiro longa da franquia a ser lançado em terceira dimensão.
Estreia de Romeo Santos como ator.
Segundo longa da franquia a contar com Wiz Khalifa em sua Trilha Sonora.
Primeiro filme da franquia a contar com um ator indicado ao Oscar. Djimon Hounsou foi nomeado duas vezes, ambas de Melhor Ator Coadjuvante, em 2003 por Terra de Sonhos (2002) e, em 2007 por Diamante de Sangue (2006).
Segundo o diretor James Wan, o título em inglês, Furious Seven, refere-se ao Seven Samurai.