Trem Noturno para Lisboa
    Você assistiu Trem Noturno para Lisboa ?

Paulo V.
    Paulo V.

Enviada em 1 de dezembro de 2013
    Me surpreenderam as duas críticas negativas anteriores. Achei o filme soberbo.

Quanto à locução de Amadeu sobre Deus, concordo com o articulista que ela é primária, mas muito possível de ocorrer com pessoas que não tem noção alguma de espiritualidade como ocorria com o Amadeu.

A questão do cigarro, criticada por outra pessoa que assistiu o filme, parece-me que está correta, cigarro é uma bosta, mas nas minhas recentes viagens para Europa, principalmente Portugal, percebo que os europeus, em particular os portugueses, são maníacos por cigarro.

Enfim, nenhuma das críticas de meus predecessores, data máxima vênia, tangenciou o aspecto essencial do filme: a bela construção dos personagens, o contexto histórico, a veneração da irmão de Amadeu por ele, a brusca tomada de consciência do professor de quão pouco profícua foi sua vida, a emoção que transpira em cada momento dessa belíssima película.

Achei o filme mais lindo que assisti nos últimos emocionou de verdade. Recomendo a todos.
    jpaschoal
    jpaschoal

Enviada em 13 de abril de 2014
    Confesso que me decepcionei com o resultado. O diretor pegou um livro com uma boa história, chamou atores de peso para o elenco mas não conseguiu fugir do lugar comum das tramas novelescas (traições, segredinhos,etc). O diretor Billie August já ganhou duas Palmas de Ouro em Cannes (Pelle o conquistador e As melhores intenções) e poderia ter optado por um roteiro que desse ênfase ao pano de fundo histórico que a narrativa apresenta.
    A interpretação de Jeremy Irons, como sempre, se sobressai. Destaque também para o suíço Bruno Ganz. Já a francesa Melanie Laurent que brilhou em Bastardos inglórios e Amor e ódio, poderia ter sido melhor aproveitada. Causa estranheza também os diálogos em ingles até com interlocutores portugueses das ruas.
    Juarez Vilaca
    Juarez Vilaca

Enviada em 30 de novembro de 2013
    Um filme drama e documentário de momentos vividos durante a ditadura de Salazar em Portugal. Retrata um pouco da vida de alguns personagens importantes da resistência e suas vidas românticas. O Centro da história é a vida de Amadeu Prado, médico, escritor e filósofo, que tinha uma participação na resistência e ao mesmo tempo tinha o agradecimento do comandante da polícia secreta portuguesa, o carniceiro de Lisboa, por ter salvado sua vida. O cenário principal é Lisboa, com belas paisagens e fotografia. Sendo um filme com tema português e rodado em Portugal, é estranho todos os diálogos serem em inglês, inclusive dos nativos e populares de Lisboa. Não ficou bem e poderia ser melhor. Vale apenas por curiosidade.
    Benedicto Ismael C. Dutra
    Benedicto Ismael C. Dutra

Enviada em 30 de novembro de 2013
    Quando se fala em Jeremy Irons, sempre associamos a desempenhos soberbos, mesmo quando interpreta Raimund Gregorius, um envelhecido professor suíço de filosofia, que se deixa empolgar por um livro que casualmente caiu em suas mãos, escrito por Amadeu, um médico português que se contrapôs ao regime de ferro de Salazar.

A narrativa é bem bolada, chegando quase ao nível de um suspense dramático, no qual as coisas vão se encadeando aos poucos com leveza, mesmo assim não dá ao espectador a empolgação que o livro causou ao professor, homem contido, de pensar rígido que nem percebe o afeto de Mariana.

Num ambiente modorrento de vidas vazias e lutas inglórias, onde se culpa o Criador pelo destino cruel que contém a justiça das leis da Criação, desconhecidas da humanidade fútil. O filme quer mesmo mostrar que se uma pessoa esta aborrecida, o cigarro é o lenitivo. O lamentável é que muitas pessoas poderão acreditar nisso.

Amadeu poderia ter sido mais vibrante em sua busca do sentido da vida. Ficou muito longe de perceber que o viver de cada um decorre de sua responsabilidade por tudo o que pensa, fala e faz. A livre decisão existe, mas temos de arcar com as consequências que no passado provocamos para nos mesmos. A grande saída é a busca da Luz da Verdade.