Final da minha maratona TRANSFORMERS!!!
Há exatos 10 anos (20/07/2007), estreava no cinema um filme que viria a se tornar uma grande franquia de sucesso e se tornaria uma febre atual dos blockbusters, arrecadando milhões em bilheterias mundo afora...TRANSFORMERS.
TRANSFORMERS é baseado em uma franquia popular da Hasbro, e sempre foi dirigido por Michael Bay, contando com a produção executiva de Steven Spielberg. O longa estreado em 2007 contava com as presenças de Shia LaBeouf (esteve presente na trilogia) e Megan Fox nos papéis principais. No Transformers 3 Megan fox foi demitida da franquia, passando o bastão de namorada de Sam para Rosie Huntington-Whiteley, que por sua vez estava fora, junto com todos os outros atores e a partir do quarto filme da franquia, o elenco foi completamente renovado sendo estrelado por Mark Wahlberg e Nicola Peltz.
TRANSFORMERS foi se tornando ao longo dos anos o típico filme que é amado por uns e odiado pelo resto da planeta, mas como um grande blockbuster que é, se manteve forte até os dias atuais, somando mais de US$ 1 bilhão em bilheterias ao redor do mundo. Eu gosto bastante de Transformers, desde o primeiro até o atual, entendo que a franquia já está bastante gasta e defasada e que o filme vem se arrastando durante vários anos, unicamente porque vem dando bastante lucro. Nos dias atuais, o que reina no cinema são os grandes blockbusters, querendo ou não, o público vai ao cinema com o propósito de se divertir e passar o tempo, às vezes, como um simples programa de final de semana à noite, sem se preocupar muito com roteiros, histórias, enfim......é aonde filmes como Transformers, Velozes e Furiosos e Triplo X se engrandece e fazem milhões em bilheterias (assim como eu, que vou ao cinema ver esses tipos de filmes só pra me divertir).
TRANSFORMERS: O ÚLTIMO CAVALEIRO é o quinto filme da franquia e o último dirigido por Michael Bay (o próprio já admitiu que deixaria a franquia após o quinto filme). Visualmente, o filme é muito bom, os efeitos especiais e mixagem de sons (que já são uma marca na franquia), são excelentes. Assim como em todos os Transformers, está é a marca principal de Michael Bay, os efeitos especias, a mixagem de som, a fotografia (por sinal, a desse filme é maravilhosa), o IMAX (por sinal está fantástico), vale muito a pena assistir em IMAX, Bay é grandioso com as câmeras IMAX. As guerras entre os robôs e os humanos, com aquelas grandes explosões (outra marca Bay) está muito boa.
Michael Bay sempre foi um diretor dos grandes efeitos especiais e explosões, nessa parte seus filmes sempre funcionaram, porém, ele nunca foi bom com roteiros. Eu acredito que Bay pouco se importa com roteiros em seus filmes, o que ele realmente quer é entregar diversão ao público, principalmente em 3D. Então não adianta cobrar do cara uma coisa que você sabe que ele não faz, não adianta assistir seus filmes esperando um roteiro e uma história bem amarrada e bem contada, porque o negócio de Michael Bay é tiro porrada e bomba.
Com a franquia Transformers sempre foi assim. Bay no início tentou contar uma história dos robôs alienígenas de uma forma, depois com o passar dos anos enfiaram outra história no filme e a origem e aparição dos Transformers já era contada de uma outra maneira, até chegar no filme atual, onde já é mostrada a origem dos robôs em nosso planeta desde os cavaleiros da távola redonda e a segunda guerra mundial. Então vamos esquecer roteiros e histórias em TRANSFORMERS: O ÚLTIMO CAVALEIRO, porque o roteiro é raso e cheio de furos mesmo, sem nenhuma coesão, com pontas soltas, principalmente envolvendo os filmes passados, o negócio aqui é se divertir e se entreter. Outra marca Bay é o tempo de seus filmes.....MEU DEUS que filme longo, tem outros filmes dos Transformers que são até maiores que esse, mas eu assisti de boa, mas nesse eu já estava me revirando na cadeira do cinema, vamos diminuir uma hora desse filme ai Michael Bay, pelo amor!!! (kkkkkkkkk
Mark Wahlberg está de volta com seu personagem Cade Yeager, lutando outra vez ao lado dos Autobots. A jovem e promissora Isabela Moner é Izabella com Z, uma garota de 15 anos perdida no tempo que encontra o ferro-velho de Cade e se junta a ele na batalha (tem futuro essa garota). Anthony Hopkins interpreta uma espécie de ODIN com o sábio Sir Edmund Burton. Laura Haddock é Vivien Wembley, uma personagem colocada no filme pra fazer o par romântico com Cade, mas pra mim, é uma personagem totalmente vazia. Ainda temos as presenças de figuras dos filmes passados como Stanley Tucci, Josh Duhamel e John Turturro (muito bom poder rever o personagem Agente Simmons).
Portanto chegamos ao final do ciclo Michael Bay em TRANSFORMERS e do ator Mark Wahlberg, que também admitiu que deixaria a franquia após O ÚLTIMO CAVALEIRO.
Ao final o longa deixou uma ponta em aberto de uma provável continuação da franquia com TRANSFORMERS 6. Agora é esperar pra ver se realmente vai acontecer!!!