“Curvas da Vida”, filme dirigido por Robert Lorenz, não é a primeira obra do cinema hollywoodiano que utiliza o esporte como metáfora para falar da vida. “Curvas da Vida” também não é o primeiro filme em que Clint Eastwood interpreta um senhor ranzinza e carrancudo. A grande novidade, então, advinda do longa é o fato de que este é o primeiro filme desde “Na Linha do Fogo”, de Wolfgang Petersen, em que Eastwood atua, mas não divide essa tarefa com a de diretor. Isso está explicado, pois Clint, provavelmente, queria oferecer apoio à Lorenz, que foi seu diretor assistente em filmes como “Dívida de Sangue”, “Sobre Meninos e Lobos” e “Menina de Ouro”.
Tendo como pano de fundo o beisebol, um dos esportes mais populares dos Estados Unidos, “Curvas da Vida” tem uma trama que está centrada na figura de Gus (Clint Eastwood), um olheiro que trabalha para o Atlanta Braves, time integrante da Divisão Leste da Major League Baseball (MLB). Numa época em que programas de computador desvendam as estatísticas de jogadores que se encontram desde o campo de várzea, até os times do colegial, passando pelos times da faculdade, até chegar aos profissionais, Gus pode ser considerado um olheiro à moda antiga, na medida em que ele pega o seu carro e vai, pessoalmente, assistir aos jogos do interior para poder descobrir os futuros talentos a serem aproveitados pelos grandes times.
De uma certa maneira, “Curvas da Vida” é um filme que confronta o olhar do velho contra o novo, especialmente no campo profissional, principalmente se levarmos em consideração que Gus trabalha, constantemente, com a ameaça de se tornar obsoleto (ainda mais após começar a desenvolver uma doença que afeta diretamente a sua visão). O tema continua com o enfoque na tentativa de ascensão profissional da única filha de Gus, a advogada Mickey (Amy Adams, na sua segunda boa atuação de 2012), com quem ele tem um péssimo relacionamento; e com a entrada de Johnny (Justin Timberlake), um ex-jogador de beisebol que teve a sua carreira abreviada por causa de uma contusão e ainda não se reencontrou profissionalmente, na trama.
Todas essas personagens irão se encontrar numa viagem de trabalho que Gus fará, com a filha, ao interior dos Estados Unidos para acompanhar as finais da liga colegial norte-americana. Por ter esse formato de road movie, a característica principal de “Curvas da Vida” acaba sendo o retrato de uma trama em que Gus, Mickey e Johnny irão descobrir coisas novas sobre si mesmos e que serão fundamentais para que eles possam trabalhar os relacionamentos entre eles e esses conflitos profissionais que eles possuem. Apesar de um tanto previsível, o que acaba pegando a gente em relação à “Curvas da Vida” é justamente a sensação de que estamos assistindo a um filme sobre gente como a gente, com conflitos bastante comuns e com os quais nos identificamos de imediato.