Obra prima do cinema e dos efeitos visuais! Matrix foi um divisor de águas e representou uma grande inovação cinematográfica. É difícil analisar os efeitos visuais desse filme sem pelo menos comentar o enredo, pois ambos (enredo e efeitos visuais) se completam com uma perfeição e originalidade nunca visto em qualquer outro filme, tanto que os efeitos visuais da passaram a ser copiados banalmente por outros produtores e diretores. Por isso Matrix merece estar nessa lista dos Melhores Efeitos Visuais de Todos os Tempos.
O enredo do filme por si só foi o suficiente para apresentar ao público uma magnífica trama de ficção científica que retrata conceitos filosóficos, religiosos, mitologia e literatura cyber punk introduzindo o espectador em uma grande metáfora sobre a sobrevivência humana e a alienação de pessoas dominadas e subjugadas pela ameaça da singularidade tecnológica (essa singularidade representa o período em que as máquinas/computadores irão superar a inteligência humana e por isso uma possível ameaça aos seres humanos).
A Matriz é uma projeção digital em que os seres humanos pensam estar vivendo naturalmente no século XX, mas na verdade estão adormecidos, escravizados por máquinas inteligentes que utilizam os corpos humanos para gerar energia. O que mantém esses corpos humanos adormecidos e vivos, mas pensando que estão vivos na ilusão do século XX é uma grande colônia de máquinas que "cultivam" os corpos dos seres humanos enquanto toda a humanidade está com a mente dentro da realidade virtual da Matrix.
Como a matrix é uma realidade virtual, os efeitos visuais do filme foram pensados dentro desse contexto e é exatamente por isso que a personagem Trinity consegue saltar longas distâncias entre um prédio e outro e realizar lutas incríveis, pois algumas regras da Matrix podem ser quebradas.
Resumindo Neo, é libertado pelo grupo de Morpheus da ilusão da Matrix onde vivia como um hacker. Após saber toda a verdade, é treinado e preparado para se conectar a matrix conscientemente e enfrentar os "agentes" e libertar a humanidade. Morpheus que acredita que Neo é o e escolhido e quando se dar conta disso, poderá fazer o que quiser na matrix.
Aonde entram os efeitos visuais?
Bullet-time é o nome específico do efeito visual literalmente criado no filme Matrix para causar a sensação de câmera lenta se movendo ao redor dos personagens parados no ar: A cena se congela e o espectador os observa do ponto de vista da câmera rotacionando 360° em torno do personagem. O efeito foi criado graças a centenas de câmeras alinhadas, lado a lado, formando uma órbita ao redor dos personagens/cena ou objetos dos quais se deseja executar o efeito.
Bullet-Time:
- Um grande número de câmeras estáticas captam a cena, mas elas são acionadas em sequência uma a uma ao redor do ator em vez de serem acionadas todas ao mesmo tempo; o ator é filmado em um fundo verde (técnica chroma key); o ator é suspenso por um cabo preso ao teto, assim pode ter sua queda interrompida ou parecer que está flutuando no ar; uma vez que a cena é filmada, softwares fazem a interpolação das imagens para provocar a sensação de câmera lenta. Assim, o produtor pode reduzir ou aumentar a velocidade da ação conforme quiser; fundos gerados por computador são então sobrepostos ao filme.
Bullet-time foi utilizado durante esse longa metragem apenas quatro vezes, mas o impacto do efeito foi tão avassalador devido a originalidade/criatividade da utilização em cenas de ação que dezenas de filmes e comerciais passaram a copiá-lo banalmente. Vale ressaltar que, conforme diversos relatos de espectadores, muitas pessoas ao assistirem Matrix, sentiram vontade de revê-lo imediatamente por causa do efeito propriamente dito.
Em um comercial, um cavalo para suspenso no ar exatamente como nas cenas de Matrix e a câmera move-se ao seu redor. Diversos filmes que nem vale a pena mencionar imitaram o efeito banalmente, mas nenhum deles conseguiram a mesma mágica proporcionada, pois as cenas de ação em Matrix têm um propósito que se encaixa adequadamente no enredo.