Os Fantasmas Ainda se Divertem: Beetlejuice Beetlejuice
    Bom
    Os Fantasmas Ainda se Divertem: Beetlejuice Beetlejuice

Retorno divertido às origens traz nostalgia para os fãs de Tim Burton e destaque para Jenna Ortega e Winona Ryder

por Bruno Botelho dos Santos

Tim Burton ficou marcado em Hollywood por seu estilo único, que mistura elementos sombrios de fantasia com estética gótica, e rendeu filmes como Batman (1989), Edward Mãos de Tesoura (1990), A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (1999), A Noiva-Cadáver (2004), A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005) e Alice no País das Maravilhas (2010). Um dos seus primeiros sucessos foi Os Fantasmas Se Divertem (1988), que impulsionou a carreira do diretor e apresentou muitas das características que o fizeram famoso. Mais de 35 anos depois, o filme ganha uma continuação pelas mãos do próprio Tim Burton, Os Fantasmas Ainda se Divertem: Beetlejuice Beetlejuice (2024).

Tim Burton retorna às origens em Os Fantasmas Ainda se Divertem

Warner Bros.

Em Os Fantasmas Ainda se Divertem: Beetlejuice Beetlejuice, voltamos à casa em Winter River, onde três gerações da família Deetz se reúnem após uma tragédia inesperada. Lydia Deetz (Winona Ryder), adulta, é mãe da adolescente Astrid (Jenna Ortega). A jovem introvertida, ao explorar o sótão da antiga casa, descobre a misteriosa maquete da cidade e, inadvertidamente, reabre o portal para o mundo dos mortos. Esse ato inesperado traz de volta o excêntrico fantasma Beetlejuice (Michael Keaton), que transforma a vida dos Deetz em um caos.

Os últimos filmes de Tim Burton foram decepcionantes, com o diretor se tornando uma paródia de si mesmo e de seu próprio estilo. Antes da sequência de Beetlejuice, seu último lançamento no cinema havia sido o live-action de Dumbo (2019) pela Disney, que foi um fracasso e fez Tim Burton considerar aposentadoria. Mais tarde, ele recuperou o fôlego com o sucesso da série Wandinha até retornar às origens com Os Fantasmas Ainda se Divertem: Beetlejuice Beetlejuice.

Beetlejuice: O parque de diversões do Tim Burton

Warner Bros.

Verdade seja dita, Beetlejuice é o parque de diversões do Tim Burton. Um espaço para ele brincar com a natureza caótica e criativa desse universo, resgatando a magia do começo de sua carreira. Por isso, a sequência é trabalhada de maneira artesanal como ficou marcado o filme original, com foco nos efeitos práticos – que estão presentes no uso de animatrônicos e stop motion, na construção visual de cenários práticos, assim como em figurinos e maquiagem dos personagens.

Tudo isso não apenas resgata essa sensação estética de "feito à mão", muito presente no começo da carreira de Tim Burton, mas também garante uma liberdade maior para o diretor trabalhar criativamente esse universo após tantos anos. Não espere nada tão original de Os Fantasmas Ainda se Divertem: a continuação é, acima de tudo, um passeio nostálgico e divertido por todos os elementos e personagens que conhecemos no filme de 1988, reunindo suas melhores (e mais amadas) características.

Tim Burton tem consciência disso e chega a recriar momentos icônicos do original – a famosa cena do jantar embalada por “Banana Boat (Day-O)”, de Harry Belafonte, dá lugar para uma inventiva sequência na igreja com “MacArthur Park”, de Richard Harris. Tudo mantendo a essência do original e com as influências de Tim Burton em todo canto, que vão desde os cenários inspirados no expressionismo alemão, até a estética gótica de terror italiano do Mario Bava (inclusive com uma cena em preto e branco estrelada por Michael Keaton e Monica Bellucci que emula as obras do cineasta).

Relação de Winona Ryder e Jenna Ortega é o coração do filme, com retorno caótico de Beetlejuice

Warner Bros.

Jenna Ortega virou umas das queridinhas de Hollywood, especialmente por Wandinha, em que trabalhou com Tim Burton. Sua personagem, Astrid Deetz, uma jovem introvertida e desajustada, é o principal elo de ligação entre o clássico e o novo, especialmente pelo relacionamento conturbado com sua mãe, Lydia Deetz (Winona Ryder) – que está traumatizada por Besouro Suco após os eventos do filme original.

Esse encontro de diferentes gerações da família é o que move a trama de Os Fantasmas Ainda se Divertem, envolvendo também o retorno de Delia Deetz (Catherine O'Hara). Como o produtor revelou, a sequência é “um filme sobre mulheres” que estão tentando deixar seu passado para trás. Tim Burton explora bastante essa temática pelos personagens, refletindo sobre a morte e os impactos dos traumas em nossa vida, enquanto Besouro Suco, de Michael Keaton, volta para instaurar o caos.

O retorno de Michael Keaton como Beetlejuice (ou Besouro Suco, como é chamado no Brasil) não poderia ser melhor. A essência do personagem continua a mesma, com toda sua natureza caótica e anárquica, assim como seu comportamento tóxico e politicamente incorreto, que são fundamentais para a construção cômica e irreverente desse universo. Assim como no primeiro filme, Beetlejuice é um show à parte.

Enquanto Os Fantasmas Se Divertem era uma história simples, partindo de uma casa assombrada onde conhecemos o pós-vida e o fantasma demoníaco vivido por Keaton, o roteiro da continuação escrito por Alfred Gough e Miles Millar é inchado e se perde ao apresentar muitas histórias paralelas. Por mais que isso até seja interessante para se aprofundar nos personagens, não há tempo hábil para desenvolver todos eles. O maior exemplo disso é a Delores de Monica Bellucci, que serve como a principal antagonista na vibe de Morticia Addams e tem uma apresentação impactante, mas é deixada de lado ao longo do filme.

Mesmo assim, os novos personagens encaixam perfeitamente nesse universo criado por Tim Burton, especialmente o ex-ator, que serve como detetive no pós-vida, Wolf Jackson (Willem Dafoe), e Rory (Justin Theroux), namorado manipulador de Lydia.

Os Fantasmas Ainda se Divertem é nostalgia para fãs de Tim Burton

Warner Bros.

Não só os fantasmas AINDA se divertem, como o próprio Tim Burton também parece estar se divertindo muito na continuação de seu Beetlejuice, recuperando a energia que tinha no começo da carreira e perdeu depois.

Os Fantasmas Ainda se Divertem: Beetlejuice Beetlejuice é nostalgia pura para os fãs do filme original. Tim Burton retoma toda criatividade e natureza caótica na composição desse universo, focando nos efeitos práticos e recriando muitas cenas icônicas e elementos que marcaram Os Fantasmas Se Divertem.