Belíssima produção!!!
A Grande Muralha (The Great Wall) é dirigido pelo diretor Chinês Yimou Zhang do bom filme O Clã das Adagas Voadoras de 2003, roteirizado por Tony Gilroy e com trilha sonora de Ramin Djawadi. Mais uma grande produção da Legendary trazendo seu mundo de grandes monstros mitológicos. O longa leva um astro de Hollywood para integrar uma produção do outro lado do mundo, o caso aqui é de Matt Damon. Matt é William Garin, um mercenário Europeu que junto com seu amigo Pero Tovar (Pedro Pascal) estão em busca do “pó negro” (pólvora) e após se salvarem de uma criatura estranha eles chegam ao pé da Grande Muralha. Eles são capturados pelos Chineses e vão enfrentar uma grande aventura daquelas que só a Legendary sabe fazer.
O filme é lindo!!! É muito belo, os cenários são incríveis e muito bem construídos, O CGI é muito bem executado e chega a saltar pra fora dos olhos a beleza assistida em cena. O longa é muito colorido, muito vivo, o toque peculiar de cores sobre as armaduras dos guerreiros chineses são fantásticas, os efeitos visuais também são outro grande destaque. É impossível não se impressionar com Grande Muralha tomada por guerreiros e suas grandes armas na luta contra os seres (denominados aqui por ´´Tao Tei``). Sem esquecer claro de destacar a magnífica fotografia, é muito boa, chega ser impressionante a tomada área da Muralha mostrando a fotografia em ação.
Outro grande destaque do filme é sem dúvidas os monstro e os combates, falando primeiro dos seres grotescos: Eles são muito bons e muito bem feitos, é realmente impressionante como os monstros da Legendary são magníficos e muito bem executados e funcionais, não são aquelas criaturas que acompanhamos em outros filmes, que são mal feitas e bobas. O nível das criaturas que acompanhamos em A Grande Muralha é muito empolgante, a Legendary sempre acerta no seu mundo de monstros e criaturas gigantes e grotescas, assim como foi com os Skull Crawlers de Kong: A Ilha da Caveira, O Círculo de Fogo e até mesmo em Godzilla.
Os combates também são muito bons e bem produzidos, quando você se depara com a grande tomada área da Grande Muralha e à frente os Tao Tei vindo em sua direção é animador e empolgante. A filmagem bem colorida dos guerreiros se misturando com a densidade morta das criaturas com sangue verde fica ainda melhor. Eu gosto bastante de produções Chinesas (como já assistir vários filmes) ou até essa produção Chinesa/Americana de A Grande Muralha.
Matt Damon cabeludo recebeu fortes críticas por ser um ator branco e ocidental e darem a ele um papel principal em um filme Chinês da Grande muralha, mas eu achei sua atuação muito boa e elegante. Matt começa com um propósito no filme e logo de cara já podemos perceber o lado que ele irá defender ao final da trama. Pedro Pascal também está muito bem ao lado do amigo William, um pouco mais ambicioso é claro, mas muito bem funcional, formaram uma bela dupla, principalmente ao início do filme. A belíssima atriz Chinesa Jing Tian (também esteve em Kong: A Ilha da Caveira) é a general Lin Mei, ela carrega toda atenção do lado Chinês da trama e está muito bem na personagem, bem funcional. Acredito que seu rostinho lindo e angelical pesou muito na decisão de William na decisão de qual lado defender na luta final (destaque para a última cena em que Lin está no alto da muralha observando William indo embora com aquele olhar de volta pelo amor de Deus, rsrsrsrsrs). Outro que esteve muito bem foi Willem Dafoe com seu personagem um tanto quanto misterioso logo de início, mas que depois de ter passado seus últimos 25 anos capturado tem o mesmo propósito de Tovar.
A Grande Muralha foi previsto para se tornar a maior produção de todos os tempos filmada inteiramente na China e está entre os filmes chineses de maiores orçamentos da história. Só me arrependo muito de não ter conferido toda essa grande produção no cinema, mas o longa entrega o que promete e eu gostei bastante, é um ótimo filme!!!